Seis alunas da nossa escola, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, participaram, entre os dias 16 e 22 de maio, numa mobilidade Erasmus+ na cidade de Mesagne, na região de Apúlia, em Itália.
Durante esta semana, as alunas integraram diversas atividades na Escola Giovanni XXIII-Moro, onde trabalharam lado a lado com colegas italianos, partilhando experiências, aprendendo em conjunto e conhecendo novas realidades escolares. O acolhimento proporcionado pelos alunos, professores e funcionários da escola foi verdadeiramente excecional, marcado pela simpatia, disponibilidade e um forte espírito de amizade.
O grupo foi acompanhado por dois docentes da nossa escola, que estiveram sempre presentes ao longo de toda a mobilidade, apoiando as alunas e garantindo o bom desenvolvimento das atividades.
Além do trabalho realizado em contexto escolar, houve também tempo para explorar a região. O programa incluiu visitas às cidades de Brindisi e Lecce, esta última conhecida como a “Florença do Sul”, pela sua impressionante beleza histórica e arquitetónica.
Esta experiência foi profundamente marcante para as alunas, como demonstram os seus testemunhos.
- Catarina destacou: “É incrível como uma viagem de apenas uma semana conseguiu mudar-nos tanto.”
- Margarida recordou os momentos vividos: “Passámos momentos maravilhosos juntos, cantámos, conversámos e rimos muito, partilhámos momentos incríveis.”
- Mariangel acrescentou uma reflexão muito pessoal: “Amo o Erasmus porque quebra a ilusão de que a tua vida atual é a única possível.”
- Inês descreveu o momento da despedida: “Dissemos adeus aos nossos amigos(as) italianos(as), o que foi muito triste. Foi uma hora de tristeza e emoção, com muitas lágrimas, mas também muitos momentos felizes.”
- Matilde sublinhou o carinho recebido: “Não há palavras para descrever o afeto que a escola nos dispensou. Com muita gratidão, ‘Muito Obrigado, I.C.S. Giovanni XXIII-Moro’.”
- E, por fim, Beatriz resumiu a experiência de forma especial: “Viver a experiência Erasmus em Itália foi aprender todos os dias, numa aventura cheia de lugares novos por explorar e de uma gastronomia deliciosa.”
Para além das aprendizagens académicas, esta mobilidade permitiu às alunas desenvolver competências de comunicação, especialmente em língua inglesa, bem como reforçar a autonomia, o espírito de grupo e a abertura a novas culturas. Acima de tudo, foi uma experiência única, que ficará para sempre na memória das nossas alunas.
O Erasmus+ continua, assim, a abrir portas ao mundo, permitindo à nossa escola proporcionar vivências enriquecedoras e inesquecíveis aos seus alunos.
Docentes:
João Pedro Abreu Pereira da Silva
António Mendonça
EBECL participa no Encontro Regional de Clubes Europeus e Mobilidades Erasmus 2026
No passado dia 19 de maio, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos marcou presença no Encontro Regional de Clubes Europeus e Mobilidades Erasmus (ERCE Erasmus) 2026, que decorreu na Escola Secundária Francisco Franco, entre as 9h e 30minutos e as 12h e 15minutos.
A nossa instituição foi brilhantemente representada pelos alunos Maria Fátima Jesus Encarnação (8.º B) e Phillip Silva Andrade (8.º E), que foram acompanhados pela coordenadora Erasmus da escola no evento. Perante a audiência, os discentes fizeram a apresentação — que incluiu uma componente de vídeo e uma melodia original — com um discurso claro, seguro e cativante.
O balanço desta participação é muito bom, reforçando o compromisso da EBECL com a dimensão europeia da educação e o desenvolvimento de competências transversais nos nossos jovens.
A Equipa Erasmus da EBECL.

Informa‑se que:
- 9.º ano – os jogos decorrerão no dia 1 de junho.
- 7.º ano – os jogos decorrerão no dia 2 de junho.
- 8.º ano – os jogos decorrerão no dia 11 de junho.
Obrigada pela colaboração.
Ver calendário de jogos.
Coordenadora da Atividade Interna - 3.º Ciclo: Susana da Conceição Fernandes Gonçalves Pita Silva
🎓✨ Um dia para guardar no coração (e no telemóvel… com muitas fotos!) ✨🎓

No passado dia 16 de maio de 2026, os finalistas do Curso EFA – CEFA 2.º SA viveram um daqueles dias que não cabem apenas num calendário — ficam guardados para sempre na memória (e, claro, nas galerias de fotos!).
Tudo começou na escola, com o tradicional momento de convívio, fotografias “da praxe” (com direito a poses sérias… e outras nem por isso 😄) e até fogo de artifício, porque quando se celebra uma conquista destas… celebra-se a sério!
O Conselho Executivo também não deixou ninguém de mãos a abanar: houve um lanche saboroso (porque ninguém celebra de barriga vazia!) e uma lembrança especial para que este dia possa ser recordado sempre com um sorriso.
Depois, seguiu-se o elegante cortejo até à Igreja Matriz do Estreito de Câmara de Lobos, onde teve lugar a cerimónia da Bênção das Capas — um momento repleto de significado, emoção e orgulho para todos os presentes. Foi, sem dúvida, um marco importante no percurso escolar e pessoal destes formandos.
Este evento contou com um padrinho muito especial, o formador Orlando Moreira, que certamente não passou despercebido neste papel de honra.
🙏 Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que tornaram este dia tão especial: formandos, formadores, mediador pessoal e social, Conselho Executivo, pessoal não docente e, claro, os familiares e amigos que marcaram presença (e que, provavelmente, foram os maiores responsáveis pelos aplausos mais efusivos!).
Foi um dia fantástico, emotivo e inesquecível — daqueles que fazem tudo valer a pena! 💙
Ver álbum de fotografias AQUI.
Os Formandos Finalistas da Turma EFA 2.º SA
“Olhares Atentos” celebra a criatividade, o empenho e a sensibilidade artística dos alunos do 3.º ciclo, que, através da cor, da imaginação e da experimentação, deram vida a trabalhos inspirados nos vários elementos da linguagem visual.
Esta exposição reúne projetos desenvolvidos no âmbito da teoria da cor, comunicação visual, perspetiva, figura humana, teoria da Gestalt e representação do património, refletindo o crescimento artístico e pessoal dos alunos.
Mais do que uma mostra de trabalhos, esta exposição evidencia também o papel fundamental dos professores de Educação Visual, cujo acompanhamento e dedicação incentivam à descoberta, à expressão criativa e o gosto pela arte.
Os Professores do Conselho de Disciplina de Educação Visual do 3.º Ciclo