Escola do Estreito com mais um ano cheio de sucessos desportivos

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos fechou mais um ano letivo com inúmeros sucessos no âmbito do Desporto Escolar.

A exemplo de anos anteriores, em 2018/2019 registou-se uma grande dinâmica traduzida nos cerca de trezentos alunos a treinar semanalmente divididos pelos diversos núcleos das modalidades de Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Futsal, Judo, Ténis de Mesa e Voleibol, assim como nos núcleos de Ginástica de Grandes Superfícies e de Atividade Motora Adaptada.

Também a participação nas atividades externas organizadas pela Direção de Serviços do Desporto Escolar foi assídua e com grande representatividade, como demonstram as mais de duas centenas de alunos participantes na Festa do Desporto Escolar, o ponto mais alto do ano letivo e que este ano teve lugar entre 28 e 31 de maio.

A nossa Escola teve prestações especialmente destacadas em cinco modalidades – Andebol, Atletismo, Basquetebol, Judo e Ténis de Mesa – neste último momento competitivo, com classificações entre os três primeiros lugares e inclusive com alguns títulos de campeão. De realçar também a nossa participação na Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar, valorizado através do núcleo de Ginástica de Grandes Superfícies e do núcleo de Teatro, além do grupo de alunos escolhido para participar no respetivo desfile.

Também ao longo do ano letivo, do primeiro ao terceiro período, outras modalidades averbaram resultados interessantes nas diversas concentrações realizadas, com muitos alunos e equipas apurados para as respetivas fases finais e com classificações destacadas, o que revela a qualidade dos nossos praticantes e do trabalho realizado pelos docentes envolvidos.

Novamente, um “denominador comum” a todas as participações foi a boa imagem deixada pelos nossos alunos, tanto em termos de comportamento como de empenho, contando com o contributo fundamental do pessoal docente e não docente que acompanhou as várias comitivas nas numerosas participações ao longo do ano letivo.

Para 2019/2020 espera-se a continuidade do bom trabalho neste âmbito e, consequentemente, dos bons resultados nas atividades externas.

 Carlos León

Coordenador do Desporto Escolar

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos foi distinguida no âmbito do Desporto Escolar com o denominado “Prémio La Vie”, uma iniciativa da administração do Centro Comercial La Vie Funchal e da Secretaria Regional de Educação, que visa destacar algumas das escolas que ao longo do ano letivo, e em particular na Festa do Desporto Escolar, atingiram níveis de excelência, tanto ao nível das taxas de participação, como de envolvimento de toda a comunidade educativa, demonstrando atitudes e comportamentos condizentes com os valores que devem estar subjacentes ao desporto e à educação.

De referir que a nossa Escola recebeu especificamente o prémio destinado aos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e ao Ensino Secundário, enquanto a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Santa Cruz venceu o prémio referente ao 1.º Ciclo e a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, através do núcleo de Atividade Motora Adaptada, venceu o prémio da Educação Especial.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no passado dia 8 de junho no Centro Comercial La Vie Funchal, tendo a nossa Escola sido representada neste ato pelo Presidente do Conselho Executivo acompanhado por vários docentes e não docentes, assim como por um grupo de alunos que representaram todas as modalidades do Desporto Escolar praticadas no nosso estabelecimento de ensino. O troféu foi entregue pelo Secretário Regional de Educação, tendo a bandeira alusiva a este prémio sido recebida das mãos do Presidente da Escola Básica e Secundária de Machico, vencedora desta distinção no passado ano letivo. De referir que o Centro Comercial La Vie Funchal ofereceu ainda um computador portátil a cada escola vencedora. 

Assim, além dos excelentes resultados desportivos obtidos em diversas atividades externas realizadas durante o presente ano letivo e na Festa do Desporto Escolar 2018, a nossa Escola foi também dignificada pela forma exemplar com que os nossos alunos marcaram presença em todos esses eventos.

 

Parceiros Institucionais