No dia 23 de junho decorreu na nossa escola o 3.° Conselho Eco-Escolas.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, dos docentes e não docentes, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola. Foram ainda convidados os Diretores de turma, Delegados e Subdelegados das turmas A, B e D do 5.° ano e 2.°SA.

Neste conselho procedeu-se ao encerramento do desafio interturmas de recolha de tampinhas, tendo as turmas com maior participação sido premiadas pelo seu empenho e trabalho de equipa, destacando-se as turmas convidadas que entregaram, cada uma, mais de 36 kg de tampinhas. A turma B do 5.º ano a que mais tampinhas conseguiu reunir, num total de aproximadamente 54 kg. Destacaram-se ainda mais 9 turmas às quais foi entregue um brinde de reconhecimento pela sua participação ativa na recolha ao longo do ano letivo - 5.ºE, 6.ºB, 6.ºC,  6.ºE, 7.º B, 7.ºC, 8.ºC, 8.ºG e 9.ºB.

Parabéns a todos! E um agradecimento especial aos Diretores de Turma que mantiveram as turmas motivadas neste desafio, promovendo boas práticas ambientais.

Seguiu-se um balanço geral das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, com a concretização do plano de ação elaborado com base nos resultados da auditoria ambiental.

Foi apresentado o póster Eco-Código 2020-2021, selecionado pela Comunidade Educativa por votação.

Gratos a todos que colaboraram com as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo programa, a sua concretização permitirá a candidatura para a atribuição do Galardão.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

   

 

A professora responsável

Cláudia Miguel

 

O projeto interdisciplinar “Continuar a aprender em E@D” contempla a articulação disciplinar, o trabalho colaborativo e os valores de cidadania necessários para o desenvolvimento das competências definidas no perfil dos alunos.  

Permitiu uma genuína participação dos alunos nas decisões que lhes dizem respeito, desenvolvendo a capacidade de dialogar e trabalhar em cooperação com os outros.

Clique aqui para aceder ao vídeo do 7.º A

Clique aqui para aceder ao vídeo do 7.º B

Disciplinas/professores envolvidos: 

  • TIC: Merícia Oliveira
  • Português: Marisol Mendes
  • FPS: Isabel Sengo

 
No âmbito do projeto interdisciplinar "Cartaz Publicitário" entre as disciplinas de Português e TIC, os alunos das turmas CD do 7.º ano realizaram vários trabalhos colocando em prática a temática abordada.
Clique aqui para aceder ao vídeo 1.
Clique aqui para aceder ao vídeo 2.
 
Os professoras responsáveis
Teresa Maria Reis da Costa
Arthur Dias

 

No âmbito do projeto interdisciplinar "O Minecraft e Os Lusíadas - A brincar também se aprende", entre as disciplinas e Português e de TIC, resultou um belo produto final. Os alunos optaram pelo episódio "Despedidas em Belém" e empenharam-se imenso, como se pode verificar no trabalho apresentado.

Ver a encenação Aqui.

(Exemplo de aplicação de uma ferramenta digital de cariz lúdico, para a construção de um conteúdo de português.)

As Docentes

Graça Reis da Costa

Ana Maria de Sousa Vieira

Na passada sexta-feira, dia 21 de maio, foi executado o projeto O Mar Começa Aqui, pelos alunos da turma B do 6.º ano.

O projeto foi eleito com a participação da Comunidade Escolar.

A atividade foi enquadrada nas celebrações do Dia Europeu do Mar (20 de maio).

O desafio lançado pela ABAE foi executado em parceria entre o programa Eco-Escolas e o Clube EcoArte, pretendendo sensibilizar para a importância das sarjetas como porta de entrada para o mar.

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Câmara de Lobos pela disponibilização do material necessário.

Para visualizar o álbum de fotografias clique aqui.

 

Docentes Responsáveis

EcoArte - Anabela Chaves

Eco-Escolas - Cláudia Miguel

 

No dia 28 de abril de 2021, realizou-se, na Biblioteca da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, a primeira fase do concurso Triatlo Literário que teve a participação de nove alunos do quinto ano: Jackelin Irene Paulos Nunes, nº 6, Joana Gonçalves Abreu, nº 8, Júlia Cunha de Sousa Rosa, nº 12, do 5.º B; Matilde Pestana Figueira Santos Faria, nº 11, do 5.º C; Beatriz de Jesus Fernandes, nº 1, Diana Beatriz da Encarnação Henriques, nº 2, Gustavo José Rodrigues Silva, nº 6; Winston José de Jesus Loaiza, nº 21, do 5.º D e Laura Nicole Dinis Santos, nº 11, do 5.º E.

Após a realização das provas de leitura, escrita e interpretação, que incidiam sobre “A lenda das amendoeiras,” de Gentil Marques, sagrou-se vencedora deste concurso a aluna Júlia Cunha de Sousa Rosa. A aluna vencedora irá representar a escola na fase regional do Triatlo – 2.º ciclo, que decorrerá no dia 26 de maio, no Auditório da EB123 Bartolomeu Perestrelo.

Um agradecimento especial a todos os participantes que muito bem disputaram o primeiro lugar deste concurso, bem como aos elementos convidados do júri pela colaboração e exímia avaliação.

Parabéns à vencedora!

Assista o vídeo aqui.

A Monitora do Projeto Baú de Leitura

Marina Isabel Pais Martinho Marques

 

 

Decorreu no passado dia 28 de abril o 2.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, dos docentes e não docentes, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola e da autarquia local.

A participação da Comunidade Educativa tem sido muito importante para o alcance dos objetivos do Eco-Escolas.

Gratos a todos pela colaboração.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

 
     
 

  

Professora Responsável

Cláudia Isabel Saraiva Miguel

No dia 26 de abril de 2021, na Biblioteca da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, foi entregue ao aluno João André dos Santos Barros, o prémio por ter conquistado o primeiro lugar, no passatempo “Flashes Literários”, promovido pelo Projeto “Baú de Leitura”, no ano letivo 2019/2020.

O aluno foi agraciado com um livro, uma entrada para os Jardins Monte Palace e um Voucher Porto Moniz composto por um bilhete Aquário, um bilhete Piscinas, um bilhete Teleférico e um bilhete Centro Multiusos.

Parabéns ao vencedor!

A Monitora do Projeto Baú de Leitura,

Marina Marques

 

 

No dia 16 de abril, efetuou-se a segunda recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, neste ano letivo, pela Madeira Waste Recycling - num total de aproximadamente 900 kg.

Fizeram parte dos resíduos entregues antigos recursos da nossa Escola e equipamentos cedidos pela Comunidade Educativa que chegaram ao seu fim de vida, sendo a sua reciclagem o próximo destino

Nota Eco.: Os equipamentos elétricos contêm uma grande variedade de materiais, muitos deles com possibilidade de recuperação ou de serem convertidos em novas matérias-primas.

Um agradecimento especial, mais uma vez, aos funcionários e ao grupo de alunos da turma 6ºB, que ajudaram no carregamento dos equipamentos, bem como à Empresa de gestão de resíduos - Madeira Waste Recycling, pelo serviço prestado.

Gratos a todos pela colaboração!

Clique aqui para visualizar o álbum de fotografias.

 

Professora responsável

Cláudia Miguel

 

No final do 2.° Período foram entregues, à Associação Portuguesa de Deficientes – APD, 150 kg de tampinhas, recolhidas desde janeiro.

Colaboraram para este total as turmas de 5.º ano (A, B, C, D e E), 6.º ano (B, C e E), 7.º ano (B e D) e 9.º ano (B, D e E).

As turmas 5.º B, 5.ºD e 5.ºE destacaram-se com mais tampinhas entregues.

Durante o 3.° período, voltando a contar com a presença e participação de todos,  o painel com os totais das turmas voltará a ser atualizado semanalmente.

No final do ano letivo haverá prémios para as turmas que mais colaboraram com a recolha.

 

Professora responsável

Cláudia Miguel

Parceiros Institucionais