Baú de Leitura

No dia 15 de janeiro de 2020, realizou-se, na Biblioteca da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, a primeira fase do Triatlo Literário que teve a participação de cinco alunos do terceiro ciclo, dois do sétimo ano e três discentes do nono ano. Após a realização das provas de leitura, escrita e interpretação, baseadas no conto “O sargento que foi ao inferno”, de Teófilo de Braga, sagrou-se vencedora deste concurso a aluna Daniela Margarida Pinto Caires do 7ºB. A finalista deste estabelecimento irá representar a escola na fase seguinte deste concurso, onde disputará o apuramento para a fase final a nível regional.

Um agradecimento especial a todos os participantes que muito bem disputaram o primeiro lugar deste passatempo, bem como aos elementos convidados do júri pela colaboração e exímia avaliação. Parabéns à vencedora!

As dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura

Marisol Mendes

Marina Marques

Na passada quarta-feira, dia 13 de novembro, os alunos participantes no Prémio Infante D. Henrique foram ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, onde foram recebidos pelo Dr. Pedro Coelho, presidente da Câmara, e pelo SAR  Duque de Bragança, patrono nacional do Prémio,   com o intuito de assistir à cerimónia de  formalização das atividades que irão conduzir os jovens participantes do concelho à realização do referido Prémio.

O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a  jovens com idades compreendidas entre os 14 aos 25 anos de idade, que promove o seu desenvolvimento  como cidadãos ativos, participativos, estimulando o contributo  positivo na sociedade dos nossos dias.

O Programa existe em mais de 100 países, contando com a participação de  mais de  6 milhões de Jovens .

Através do Prémio, os jovens adquirem competências essenciais para o seu percurso de vida: autoconfiança, autoestima, responsabilidade, cidadania ativa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação e respeito pelo outro e pelo meio.

Assim, juntamente com alunos de outras duas escolas do concelho, dez alunos do 9º B, acompanhados  pelas  monitoras do Prémio, professoras Sónia Bastos e Cláudia Gomes, e do Presidente do Conselho Executivo da EBECL, professor António Mendonça, assistiram ao discurso das entidades, bem como à assinatura formal da licença do Núcleo Operacional de Câmara de Lobos do Prémio Infante D. Henrique.

Foi uma manhã diferente que serviu como “entrada com o pé direito” neste prémio de enorme prestígio nacional e internacional.

 

Às 11h15 do dia 15 de novembro de 2019 a terra tremeu… e a nossa comunidade escolar realizou os três gestos que salvam – baixar, proteger e aguardar, durante a ocorrência de um sismo.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, assim, devemos estar preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente.

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos participou na iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, denominada “A Terra Treme”. Esta iniciativa já vai na sétima edição e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Com a duração de 1 minuto, todos os participantes executaram os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

No dia 31 de outubro, celebrámos o Halloween na nossa escola. As atividades alusivas à efeméride resultaram de um Projeto interdisciplinar e transdisciplinar, da iniciativa do conselho da disciplina de Inglês do segundo ciclo. É com um enorme sentimento de alegria, orgulho e gratidão que os docentes de inglês do segundo ciclo se dirigem a todos os intervenientes que aceitaram o desafio e os felicitam, de coração cheio: alunos e professores de várias disciplinas (o projeto abrangeu as doze turmas do segundo ciclo), bem como o pessoal não docente da cantina da escola. Tivemos uma gincana com oito jogos (trabalharam-se, previamente, as regras dos mesmos, procedendo-se à abordagem do texto diretivo/instrucional), um flash mob e, ainda, uma refeição temática na cantina. Decorreram, igualmente, outras atividades ao longo do mês, em sala de aula, desde desafios matemáticos, exploração de vocabulário alusivo ao tema (em português e inglês), análise e tradução do tema "Thriller" de Michael Jackson, a realização de jogos de Halloween na plataforma educativa "Kahoot", bem como a decoração e concurso de abóboras, criação de catrinas e postais, criação de um álbum de fotografias digital para ser divulgado na TV Escola e exploração da origem da festividade. Foi, ainda, estabelecida parceria com o "Eco-Escolas", nomeadamente através do recurso a material reutilizável/desperdício. Todos contribuíram, afincadamente, para proporcionar aos nossos alunos um dia divertido e memorável.  Todos os alunos do segundo ciclo participaram na atividade, tendo sido endereçado convite ao terceiro ciclo para se juntar às comemorações.

Objetivo cumprido! As fotografias falam por si! O nosso sincero obrigado! Juntos somos mais fortes!!

O Conselho da disciplina de Inglês do 2.°CEB

A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), com o apoio da LeYa Educação, lançou uma iniciativa que visa distinguir Escolas Amigas da Criança, que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar. Este projeto surgiu da interligação do tema da Alimentação Saudável, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com a realidade pessoal e escolar dos alunos. Deste modo, os docentes em conjunto com os alunos planificaram um conjunto de atividades que permitiram a concretização do “Mercadinho de Natal”. Os alunos foram os responsáveis pela venda de produtos; pela declamação de poesia natalícia; pela atuação musical; pela apresentação da “Lapinha”, entre outras. A nossa escola foi distinguida e recebeu o selo Escola Amiga da Criança em acrílico para afixar na escola no espaço exterior.

No passado dia 3 de junho, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos participou na Feira Tecnológica 2019, organizada pelo Gabinete de Modernização de Tecnologias Educativas, com a apresentação de cinco projetos que foram trabalhados no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Esta feira teve lugar no Colégio de Santa Teresinha, no Funchal.

Na categoria de 2.º ciclo, o 2.º turno da turma F do 5.º ano participou com dois projetos “Piano EBECL” onde foi realizada a interdisciplinaridade de TIC com Música e Dança e o jogo “Apanha a Fruta”, através da interdisciplinaridade de TIC com Cidadania e Desenvolvimento. Ambos os projetos foram realizados em programação scratch e através do dispositivo makey makey. A turma foi representada pelos alunos Laura Pereira, Miguel Silva, Sara Faria e Paulo Nunes, com a orientação da docente Marlene Neves.

Na categoria de 3.º ciclo, foram apresentados os sites “Estilos de Vida Saudável” (https://osmeusprojetosa.wixsite.com/estilosvidasaudavel)  e “Stress na Desportiva” (https://osmeusprojetosb.wixsite.com/stressnadesportiva) realizados pelas turmas AB1 e AB2 do oitavo ano, respetivamente. Estes sites foram realizados através da interdisciplinaridade de TIC com português. A turma AB1 foi representada pelos alunos Bianca Silva, Lúcia Vitória Fernandes e Petra Silva e a turma AB2 foi representada pelos alunos Afonso Freitas, Jorge Figueira e Matilde Abreu, com a orientação da docente Lídia Henriques. 

Na categoria de secundário, foi apresentado uma maquete com um sistema de monitorização e controlo de uma habitação através do IoT (Internet of Things) e apresentado por seis alunos do 1.º ano do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão. Este projeto foi realizado através da interdisciplinaridade de Linguagens de Programação e Sistemas de Informação. Este projeto teve a orientação do docente Lúcio Elawar.

Nesta feira foram apresentados um total de 46 projetos e a nossa escola conseguiu o primeiro lugar na categoria de 2.º ciclo.

Agradecemos à Casa do Povo e ao Clube Desportivo do Estreito de Câmara de Lobos por ter facultado o transporte e a empresa “Madeirense Puro” por facultar as imagens do “Vilhoa” e do “Estepilha”.

Os docentes do Conselho de Disciplina de Informática

Lídia Henriques

Lúcio Elawar

Marlene Neves

 

No passado dia sete de junho realizou-se a XIIIª final do concurso matemático regional «Agente X» que contou com a presença de 119 alunos que lograram alcançar a final dos 990 que participaram ao longo ano letivo em todas as escolas da nossa região. De entre esses finalistas há que salientar a presença do nosso aluno João Afonso Paulos do 7ºE que representou condignamente a nossa escola. Foi acompanhado pelo professor João Geraldes ao longo desse dia muito bem passado em Santana. De manhã na escola secundária e à tarde no parque temático. Um agradecimento muito especial ao professor Rogério Andrade do Conselho Executivo por nos ter levado e trazido ao Norte da ilha.

Entre os dias 15 e 17 de maio de 2019, decorreram as Atividades do Ensino Recorrente denominadas “Do Estreito para o Mundo”.

No dia 15 de maio de 2019, decorreu o Peddy Paper, atividade em que os formandos, munidos da sua força física e mental, percorreram vários locais próximos da escola e dentro da escola para poderem completar as etapas desta prova. Cheios de energia e entusiasmo, todas as equipas conseguiram completar a sua prova. A equipa campeã foi a equipa “Sempre a abrir”, da turma EFA 1.º SA, mas o mais importante foi que esta atividade permitiu fortalecer o espírito de grupo e promover uma competição saudável entre todos os participantes.

No dia 16 de maio de 2019, os formandos tiveram a oportunidade de participar na Palestra “Agricultura de Precisão”, dinamizada pelo docente Lúcio Elawar, sendo que os formandos adoraram tudo aquilo que puderam experienciar e vivenciar. Nesse mesmo dia, foi, ainda, possível, o visionamento do filme “Que mal fiz eu a Deus?”, uma comédia sobre preconceitos e expectativas sociais, escrita e realizada por Philippe de Chauveron. Além da mensagem importante que o filme pretende transmitir, foi também um momento de descontração e de umas boas gargalhadas.

No dia 17 de maio de 2019, foi realizada a Mesa-redonda “Ensino Recorrente: oportunidades e desafios”, onde pretendeu-se que os participantes pudessem conhecer os testemunhos de alguns ex-alunos, ex-formandos e formandos desta escola relativos à sua experiência pessoal e profissional, aliada à frequência de cursos do Ensino Recorrente. O moderador desta Mesa-redonda optou por, na introdução e na conclusão desta atividade, realizar pequenas atividades inovadoras, utilizando a aplicação informática Mentimeter, onde todos os participantes acabaram por participar de forma muito ativa e interessada na Mesa-redonda, respondendo a questões com o telemóvel, cujas respostas surgiam de imediato na tela de projeção. Foi uma atividade engraçada, enriquecedora e bastante atrativa.

Para finalizar a semana, decorreu o Convívio Gastronómico “A comer é que a gente se entende”, onde pudemos provar várias iguarias típicas da Madeira e conviver como uma verdadeira família.

Agradecemos a todas as pessoas que permitiram a concretização de todas as atividades: Conselho Executivo, pessoal docente, pessoal não docente, formandos, ex-formandos, ex-alunos e convidados.

Clique aqui para ver algumas fotos das atividades.

Os nossos alunos participaram com quatro trabalhos na V Edição CRIAtiv´ARTE, uma exposição de pintura e instalação organizada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, inaugurada no dia 26 de abril na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Como suporte de trabalho os alunos foram convidados a intervir sobre telas brancas e almofadas, sob a orientação das professoras Paula correia e Sónia Silva.

Como temas aglutinadores foi proposto às crianças a exploração dos conceitos como o repouso, o sonho, a noite, o luar, as estrelas, a fantasia.

O aluno Francisco Figueira da turma 6ºAB2 e José Carlos Barros da turma 6ºAB1 realizaram os trabalhos nas duas telas disponibilizadas.

As almofadas foram realizadas pelos alunos Vitória Serrão da turma 6.º G, Beatriz Figueira Franco do 6.ºG, Pedro Fernandes do 7.º ABC1, Laura Diogo do 6.º AB2, Beatriz Serrão do 6.ºAB2 e Daniela Caíres do 6.º AB2.

Algumas imagens da exposição, no dia da inauguração.

No passado dia 24 de novembro de 2018 decorreu na Paróquia de Nossa Senhora da Graça, pelas 18h30min., a Cerimónia da Bênção das Capas dos alunos finalistas do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão e do Curso de Educação e Formação de Adultos – EFA Escolar - Nível Secundário, pertencentes à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

A professora Sónia Rodrigues foi a madrinha da turma do 3ºA/SP e a professora Ana Vieira da turma EFA 2º/SA.

Foi uma cerimónia marcada com muita alegria e emoção, visto ser o culminar de uma longa caminhada, realizada com muito esforço e dedicação pelos nossos alunos.

Parabéns a todos os nossos Finalistas!

Parceiros Institucionais