No passado dia 20 de setembro, duas alunas da nossa escola, a Célia Abreu e a Beatriz Pinto, foram representar a Madeira no evento final da 9.ª edição do Apps for Good, que teve como palco o Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
O programa educativo Apps for Good, tem como propósito incentivar e apoiar a Inovação pedagógica com o digital através de uma metodologia de projeto. As alunas apresentaram e representaram muito bem a nossa Madeira com a aplicação SAFE STREET.
Foram momentos de aprendizagem, conhecimento, partilha e amizade que ocorreram neste evento e que, definitivamente serão difíceis de esquecer.
Responsáveis
Lídia Henriques
Jessica Janet
Link do resumo do evento:
Na manhã do dia 8 de setembro realizou-se, no pavilhão da nossa escola, a cerimónia de entrega de prémios de mérito escolar referente ao ano letivo 2022-2023. Neste evento foi reconhecido e premiado o esforço e a dedicação dos nossos alunos.
Queremos felicitar todos os alunos que se esforçaram ao máximo para alcançar o nível de excelência.
Um agradecimento à coordenadora das AEC, coordenadores de ciclo, à chefe de pessoal não docente e toda a sua equipa pelo profissionalismo e dedicação empregues a este evento.
No passado dia 7 de julho, os alunos do 3.º ano do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão, realizaram na sala do futuro da nossa escola a apresentação/defesa da Prova de Aptidão Profissional, sob a orientação no decorrer do ano letivo, da professora Tânia Dias.
A Prova de Aptidão Profissional não é nada mais do que um culminar de todas as aprendizagens adquiridas ao longo do curso. Todos os docentes que lecionaram a turma contribuíram para que os alunos da turma fossem capazes de concretizar este projeto, não só das aprendizagens inerentes ao programa da disciplina como também a parte social que os fez crescer ao longo destes três anos.
A PAP centra-se em temas e problemas perspetivados e desenvolvidos pelos alunos em estreita ligação com os contextos de trabalho.
Os alunos estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos 3 anos e pelos excelentes trabalhos apresentados, pois o júri manifestou o seu agrado pela qualidade dos mesmos e pelo nível de conhecimento demonstrado. Salientou o caráter empreendedor dos projetos e da sua aplicabilidade ao mercado.
Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, a todos os membros do conselho executivo, em especial ao vice-presidente e coordenador dos cursos profissionais o professor Rogério Andrade, ao diretor de turma/curso da turma 3TD o professor Carlos Leon, a todos os professores que lecionaram o curso ao longo dos três anos e aos familiares dos alunos.
A contribuição de todos foi muito valiosa!
A diretora de curso
Merícia Oliveira
No dia 1 de junho foi dinamizado, na nossa escola, o Dia no Nariz Vermelho (ver cartaz) com o objetivo de angariar fundos para a Instituição Particular de Solidariedade Social Operação Nariz Vermelho.
A angariação para a instituição decorreu ao longo do mês de junho, tendo várias turmas colaborado com a venda de artigos - 5º A, 5ºB, 6ºB, 6ºC e 7ºB. Os alunos andaram a meter o nariz pela Escola.
Conseguimos angariar mais de 500€ que foram entregues, no dia 8 de julho, à Operação Nariz Vermelho. Agradecemos a todos que colaboraram e contribuíram para esta causa.
Desejamos que, com o nosso contributo, os Doutores Palhaços continuem a conseguir levar sorrisos e alegria a muitas crianças hospitalizadas.
Clique aqui para aceder ao vídeo realizado no âmbito desta causa.
Docentes responsáveis
Cláudia Miguel
Virgília Fernandes
O campeonato Navega Seguro consistiu na resolução de um questionário interativo através da aplicação Quizizz com questões relacionadas com a utilização segura da internet e teve como objetivos sensibilizar os alunos sobre os perigos e os cuidados a ter durante a navegação online e adotar uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais.Entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro, o conselho de disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação realizou Campeonato Navega Seguro com todas as turmas de 2.º e 3.º ciclo e com o 3.º ano do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão. Esta atividade foi realizada de forma presencial com os alunos do segundo ciclo e à distância com as restantes turmas.
Juntamente com esta atividade, os alunos tiveram a oportunidade também de participar no concurso Dadus, que consistiu em expressar o pensamento dos mesmos através da escrita de um conselho sobre a privacidade dos dados pessoais na internet.
A atividade teve um feedback muito positivo por parte de todos os alunos.
O Conselho de disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação
A Coordenação de TIC
No dia 23 de novembro, a nossa escola recebeu a Bandeira Verde e o Certificado do título de Eco-Escolas, pela mão da Sra. Vice-presidente, Dra. Sónia Pereira, em reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no ano letivo 2019/2020, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Tendo-se realizado, pelas 11:40h, a cerimónia do hastear da bandeira.
Os delegados e subdelegados, das turmas B e C, do 5.º ano, foram convidados a representar os alunos da escola, atendendo às medidas de contingência.
Continuamos a contar com a colaboração de toda a comunidade educativa, com a adoção de boas práticas ambientais, para que este título se mantenha na nossa escola.
Clique aqui para visualizar o álbum de fotografias do evento.
Docente Responsável
Cláudia Miguel
Baú de Leitura
No dia 15 de janeiro de 2020, realizou-se, na Biblioteca da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, a primeira fase do Triatlo Literário que teve a participação de cinco alunos do terceiro ciclo, dois do sétimo ano e três discentes do nono ano. Após a realização das provas de leitura, escrita e interpretação, baseadas no conto “O sargento que foi ao inferno”, de Teófilo de Braga, sagrou-se vencedora deste concurso a aluna Daniela Margarida Pinto Caires do 7ºB. A finalista deste estabelecimento irá representar a escola na fase seguinte deste concurso, onde disputará o apuramento para a fase final a nível regional.
Um agradecimento especial a todos os participantes que muito bem disputaram o primeiro lugar deste passatempo, bem como aos elementos convidados do júri pela colaboração e exímia avaliação. Parabéns à vencedora!
As dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura
Marisol Mendes
Marina Marques
Na passada quarta-feira, dia 13 de novembro, os alunos participantes no Prémio Infante D. Henrique foram ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, onde foram recebidos pelo Dr. Pedro Coelho, presidente da Câmara, e pelo SAR Duque de Bragança, patrono nacional do Prémio, com o intuito de assistir à cerimónia de formalização das atividades que irão conduzir os jovens participantes do concelho à realização do referido Prémio.
O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 14 aos 25 anos de idade, que promove o seu desenvolvimento como cidadãos ativos, participativos, estimulando o contributo positivo na sociedade dos nossos dias.
O Programa existe em mais de 100 países, contando com a participação de mais de 6 milhões de Jovens .
Através do Prémio, os jovens adquirem competências essenciais para o seu percurso de vida: autoconfiança, autoestima, responsabilidade, cidadania ativa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação e respeito pelo outro e pelo meio.
Assim, juntamente com alunos de outras duas escolas do concelho, dez alunos do 9º B, acompanhados pelas monitoras do Prémio, professoras Sónia Bastos e Cláudia Gomes, e do Presidente do Conselho Executivo da EBECL, professor António Mendonça, assistiram ao discurso das entidades, bem como à assinatura formal da licença do Núcleo Operacional de Câmara de Lobos do Prémio Infante D. Henrique.
Foi uma manhã diferente que serviu como “entrada com o pé direito” neste prémio de enorme prestígio nacional e internacional.
Às 11h15 do dia 15 de novembro de 2019 a terra tremeu… e a nossa comunidade escolar realizou os três gestos que salvam – baixar, proteger e aguardar, durante a ocorrência de um sismo.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, assim, devemos estar preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente.
A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos participou na iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, denominada “A Terra Treme”. Esta iniciativa já vai na sétima edição e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Com a duração de 1 minuto, todos os participantes executaram os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
No dia 31 de outubro, celebrámos o Halloween na nossa escola. As atividades alusivas à efeméride resultaram de um Projeto interdisciplinar e transdisciplinar, da iniciativa do conselho da disciplina de Inglês do segundo ciclo. É com um enorme sentimento de alegria, orgulho e gratidão que os docentes de inglês do segundo ciclo se dirigem a todos os intervenientes que aceitaram o desafio e os felicitam, de coração cheio: alunos e professores de várias disciplinas (o projeto abrangeu as doze turmas do segundo ciclo), bem como o pessoal não docente da cantina da escola. Tivemos uma gincana com oito jogos (trabalharam-se, previamente, as regras dos mesmos, procedendo-se à abordagem do texto diretivo/instrucional), um flash mob e, ainda, uma refeição temática na cantina. Decorreram, igualmente, outras atividades ao longo do mês, em sala de aula, desde desafios matemáticos, exploração de vocabulário alusivo ao tema (em português e inglês), análise e tradução do tema "Thriller" de Michael Jackson, a realização de jogos de Halloween na plataforma educativa "Kahoot", bem como a decoração e concurso de abóboras, criação de catrinas e postais, criação de um álbum de fotografias digital para ser divulgado na TV Escola e exploração da origem da festividade. Foi, ainda, estabelecida parceria com o "Eco-Escolas", nomeadamente através do recurso a material reutilizável/desperdício. Todos contribuíram, afincadamente, para proporcionar aos nossos alunos um dia divertido e memorável. Todos os alunos do segundo ciclo participaram na atividade, tendo sido endereçado convite ao terceiro ciclo para se juntar às comemorações.
Objetivo cumprido! As fotografias falam por si! O nosso sincero obrigado! Juntos somos mais fortes!!