
Na semana de 24 a 28/03/2025 recebemos na EB2,3 do Estreito de Câmara de Lobos um grupo de alunos e professores de França, assim como dois professores da Polónia, no âmbito do Programa Erasmus+. Foram onze pessoas no total, 6 alunos e 5 professores. O programa, elaborado com base nos objetivos dos projetos das escolas que acolhemos, incluiu diversas atividades e locais de interesse regionais, tais como: receção pelo conselho executivo; aulas; apresentações; Boccia e voleibol adaptado; 3.ª edição do Basquetebol na Cidade; Monte Palace Madeira – Tropical Garden; Pico do Areeiro; Posto Aquícola do Ribeiro Frio; Levada dos Balcões; Cabo Girão; Câmara Municipal de Câmara de Lobos. O programa terminou com um convívio no qual os participantes puderam degustar sabores regionais e com a entrega de certificados. A língua oficial foi o inglês.
Aproveitamos para agradecer a todos as entidades e pessoas que colaboraram na elaboração e na concretização do programa, na atribuição de lembranças, na deslocação do grupo e nos lanches. Esta colaboração foi e é de inestimável valor, sem ela este programa não seria possível.
A equipa Erasmus da EBECL.

A Direção Regional de Juventude informa que estão abertas as candidaturas ao Programa Jovem em Formação, conforme informação em anexo.
O prazo de candidatura decorre até 30 de abril na

No dia 26 de março, realizou-se o 2.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo. Estiveram presentes representantes do órgão de gestão, do pessoal docente e não docente, dos encarregados de educação e dos alunos, nomeadamente delegados de turma, representando 14 turmas da escola.
Durante o conselho, foram tratados diversos pontos importantes para o desenvolvimento sustentável da nossa escola:
Foi apresentada a auditoria ambiental, elaborado com base nos resultados recolhidos através de observação direta, brigadas verdes, inquéritos e entrevistas. Estes resultados forneceram uma visão detalhada sobre o impacto ambiental das atividades escolares e de práticas individuais, tendo ajudado a identificar áreas que necessitam de melhorias, contempladas no Plano de Ação elaborado.
Agradecemos a todos os participantes pelo seu empenho e dedicação na construção de uma escola mais sustentável e consciente. Juntos, continuaremos a trabalhar para um futuro melhor.
Para mais detalhes, podem consultar a apresentação completa do 2.º Conselho Eco-Escolas aqui.

Professores responsáveis:
Ana Maria Vieira
Cláudia Miguel
João Barbosa

Os formandos dos Cursos EFA foram espreitar “A vizinha do lado”!
No pretérito dia 27 de março de 2025, os formandos das turmas 1.º SA e 2.º SA dos Cursos EFA foram ao Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos para assistirem à peça de teatro “A vizinha do lado”, teatralizada pela Oficina de Teatro do Estreito (OFITE), acompanhados pelos formadores Ângela Roveri, Marsília Abreu, Orlando Moreira e Susana Corriça.
O ida dos formandos ao Centro Cívico serviu para “espreitar” “A vizinha do lado”, numa peça de teatro cativante que explora as complexidades das relações humanas e os desafios da convivência.
Com uma dose de humor e momentos de reflexão, a história desenrola-se em torno das interações entre vizinhos que, apesar das suas diferenças, acabam por descobrir histórias inesperadas que os conectam.
A peça utiliza um cenário quotidiano para abordar temas universais como empatia, compreensão e os laços que podem surgir nos lugares mais improváveis.
É uma celebração do caráter humano e das surpresas que a vida pode proporcionar ao virar da esquina.
Na data em que se celebrou o Dia Mundial do Teatro, todos pudemos apreciar um espetáculo interessante, com uma excelente representação dos atores, acompanhados de belos efeitos sonoros e visuais.
Esta atividade tinha como objetivos desenvolver competências de interpretação cultural, proporcionar aos formandos uma experiência cultural rica, expondo-os a diferentes formas de arte e expressão, estimular o pensamento crítico e a reflexão pessoal através da análise das temáticas abordadas na peça, promover a interação e o fortalecimento dos laços entre os formandos, criando um ambiente de camaradagem e apoio mútuo e estimular a aprendizagem informal, sendo que os mesmos foram atingidos na sua plenitude.
Os formandos mostraram um grande interesse e entusiasmo durante a atividade e referiram que a mesma lhes permitiu expandir os seus conhecimentos a nível educativo e cultural.
Os formadores:
Ângela Vasconcelos de Freitas Roveri, Marsília Vieira Faria Abreu, Orlando Roberto de Sousa Moreira e Susana Corriça

No âmbito do domínio "Igualdade de género", da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, integrado no Projeto Interdisciplinar 1 das turmas 6.ºA, 6.ºB, 6.ºC, 6.ºD, 6.ºE e 6.ºF, os alunos analisaram e refletiram sobre o significado de certos provérbios, ditados e frases populares que sugerem estereótipos de género, desigualdades e discriminação no contexto da sociedade atual. Vivemos numa sociedade que se quer inclusiva, livre de estereótipos e promotora da igualdade de direitos e oportunidades.
Assim, numa parceria entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Português, os alunos reconstruíram e reescreveram esses provérbios, ditados e frases populares, criando frases que promovem a igualdade de género. Esta proposta culminou na construção de panfletos que foram afixados no espaço escolar, com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade educativa sobre a importância desta temática.
Convidamos todos a conhecerem e refletirem sobre este trabalho, que representa um passo importante na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Os docentes responsáveis,
Ana Gaudêncio, Florbela Moura, Luís Romão e Pedro Fonseca.