No dia 1 de junho foi dinamizado, na nossa escola, o Dia no Nariz Vermelho. A angariação para a instituição Particular de Solidariedade Social Operação Nariz Vermelho decorreu ao longo do mês de junho, tendo vários alunos voluntários colaborado com a venda de artigos. Destacaram-se pela sua colaboração os alunos Mara Silva, Margarida Freitas e Gonçalo Pestana do 9.º ano e alunos das turmas A e E do 5.º ano e A e B do 6.º ano.

Este ano conseguimos angariar 353€ que foram entregues, no dia 19 de julho, à Operação Nariz Vermelho. Agradecemos a todos que colaboraram e contribuíram para esta causa.

Desejamos que, com o nosso contributo, os Doutores Palhaços continuem a conseguir levar sorrisos e alegria a muitas crianças hospitalizadas.

Clique aqui para aceder ao vídeo.

Docentes responsáveis:

Cláudia Isabel Saraiva Miguel

Maria Virgília Silva Fernandes

Divulgamos, através da presente publicação, algumas atividades dinamizadas no âmbito dos projetos interdisciplinares abaixo referidos nas turmas 5.ºD e 5.ºE, no 3.º período.
  • O projeto sobre o Desenvolvimento de competências pessoais e sociais teve como finalidade o desenvolvimento do trabalho em equipa; o respeito e espírito de equipa; a capacidade crítico-reflexiva; a promoção do empenho, responsabilidade, autonomia; proatividade, dinamismo e iniciativa; desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais; desenvolvimento da capacidade de planificação e organização; gestão do tempo e conciliação de horários.  
  •  O projeto sobre Risco e Segurança rodoviária pretendeu fomentar uma cultura de responsabilidade individual e de proatividade face a situações de risco, possibilitando o desenvolvimento de comportamentos adequados e responsáveis face a eventuais ocorrências, concorrendo para a sensibilização dos alunos para a temática da proteção civil; a identificação dos riscos; a aquisição de hábitos de segurança e o desenvolvimento de competências no âmbito da proteção civil; a promoção de atitudes e de comportamentos adequados em situações de emergência; a melhoria da segurança pessoal, ou seja, contribuindo para a construção de um país mais seguro e para a promoção de uma cultura de segurança. 
 
O Conselho de Turma 5.ºDE

No âmbito do projeto 5.º ano num Porto Seguro, este ano letivo, tivemos a oportunidade de receber na nossa escola os alunos dos 4.º anos de várias escolas do concelho, nomeadamente a EB 1/PE Estreito de Câmara de Lobos, EB 1/PE da Marinheira, EB 1/PE do Covão e Vargem e EB 1/PE do Jardim da Serra e Foro.

Esta receção consistiu em uma apresentação em PowerPoint aos alunos que vinham acompanhados pelos seus respetivos professores com o propósito de dar a conhecer aquela que será para muitos a sua próxima escola, estando contemplado, uma receção por parte de membros do Concelho Executivo que realizaram um breve discurso de boas-vindas. Também, tiveram a oportunidade de visualizar um vídeo, com a dramatização da história “O Monstro das Cores”, dinamizado na disciplina de teatro pelas turmas de 6.º ano.

Posteriormente, realizou-se uma visita guiada pela escola, dinamizada pelos alunos Lobos Voluntários das turmas de 8.º ano, com o objetivo de dar a conhecer os espaços da escola, bem como os seus serviços, aos futuros alunos. Na passagem pelos campos de educação física, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa atividade prática na modalidade de Andebol do Desporto Escolar.

A atividade culminou com um lanche no bar dos alunos e, posteriormente, foi entregue uma medalha de recordação a cada aluno, pelos alunos Lobos Voluntários.
Agradecemos a participação das escolas do 1.º Ciclo bem como os docentes e responsáveis que os acompanharam e aos alunos Lobos Voluntários pela sua dedicação, disponibilidade e empenho nesta atividade. Agradecemos também, a todos os que colaboraram e permitiram que estas crianças passassem momentos de alegria, bem visível nos seus rostos e nas suas palavras.

A Equipa Multidisciplinar
Goreti Freitas
Sofia Camacho

Decorreu no passado dia 8 de junho o 3.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, dos docentes e não docentes, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola e da autarquia local. Foram ainda convidados, para este Conselho Eco-Escolas, as Diretoras de Turma, Delegados e Subdelegados das turmas 5.ºA, 6.ºB, 7.ºB, 8.ºC e 9.ºE, os alunos participantes no desafio Repórter Electrão e respetivos Encarregados de Educação, bem como todos os alunos da turma 6.ºB, pela sua participação em várias atividades desenvolvidas no âmbito do programa, ao longo do ano letivo.  

Nesta reunião, procedeu-se ao encerramento do Desafio interturmas de recolha de tampinhas, tendo as turmas com maior participação, por ano de escolaridade, sido premiadas pelo seu empenho e trabalho de equipa, destacando-se as turmas convidadas. A turma B do 6.º ano foi a que mais tampinhas conseguiu reunir, pelo segundo ano consecutivo, tendo este ano entregue 76 kg. Destacaram-se ainda mais 4 turmas às quais foi entregue um brinde de reconhecimento pela sua participação no desafio, tendo cada uma recolhido mais de 20 kg de tampinhas - 5.ºD, 6.ºA, 6.ºD e 6.ºE

Os elementos do conselho Eco-Escolas foram convidados a participar na seleção do póster Eco-Código 2021/22, de entre três trabalhos elaborados por alunos da turma G do 9.º ano, com base nas frases criadas pelos alunos do 2.º ciclo.  

Seguiu-se um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano, com o reconhecimento dos alunos e turmas que se destacaram pela sua participação. Foi ainda apresentada uma pequena amostra de algumas atividades desenvolvidas na escola, no âmbito de projetos de disciplinas e interdisciplinares, promotoras de boas práticas ambientais, sendo de enaltecer a preocupação demonstrada pela maioria dos professores da escola, e os trabalhos de qualidade desenvolvidos.

As coordenadoras do programa Eco-Escolas agradecem a participação ativa dos alunos, a colaboração dos Diretores de Turma, que conseguiram manter os alunos informados e motivados a participar nas atividades, ao pessoal não docente por toda a colaboração e disponibilidade demonstrada para todas as solicitações, aos Encarregados de Educação pelo apoio e pela continuidade de boas práticas ambientais nas suas casas, a todos os parceiros que colaboraram na concretização das várias atividades e ao Conselho Executivo por toda a disponibilidade e colaboração.

O trabalho desenvolvido permitirá a candidatura para a atribuição do Galardão Eco-Escolas, contribuindo assim para uma Escola, e comunidade, mais sustentável.

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia de Câmara de Lobos e Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos pela colaboração e pelo suporte na implementação do programa na Escola.

Continuamos a contar com todos, para uma Escola e uma Comunidade Educativa mais sustentável.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

Última atualização do painel - Desafio interturmas - Recolha de tampinhas

 

Eco-Código 2021/22

 

As professoras responsáveis

Ana Maria Vieira

Cláudia Miguel

 

 

No âmbito dos projetos interdisciplinares “Portugal multicultural” da turma 8º B e “Escola promotora da Saúde - “Mente sã, corpo são” da turma 8º E, em que estava inserido o domínio de Cidadania e Desenvolvimento - Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa), através dos hábitos alimentares de diferentes países, foi promovido o evento “World Fashion Show”, que ocorreu no passado dia 15 de junho, pelas 15:00, no pavilhão desportivo da Escola.

Embora várias disciplinas tenham contribuído para a concretização destes projetos, a organização do evento ficou a cargo dos alunos e dos docentes das disciplinas de Inglês (8º B e E) e Cidadania e Desenvolvimento (8º B). Nestas disciplinas, os alunos realizaram pesquisa de vocabulário e identificaram o traje típico de cada país com a respetiva tradução para inglês, a elaboração dos trajes, a apresentação utilizada durante o desfile, com informação sobre os trajes dos diversos países, bem como a elaboração dos cartazes de divulgação do evento e os respetivos convites. Embora o evento tenha ocorrido durante a tarde, há a salientar a participação de um número considerável de Encarregados de Educação das duas turmas.

Para terminar, gostaríamos de agradecer ao Conselho Executivo, aos Assistentes de Ação Educativa que foram incansáveis, para que este evento fosse possível de concretizar e, aos Encarregados de Educação que ajudaram na confeção dos trajes utilizados no desfile.

Ver vídeo aqui

 
Docentes responsáveis
 
Sandra Vasconcelos 
 
Miguel Ângelo Ribas Chicória

Está patente na biblioteca da escola uma exposição de caleidoscópios construídos pelos alunos de 8.º ano no âmbito do capítulo “Reflexão da Luz” da disciplina de Físico-química. Os alunos podem experimentar os caleidoscópios e poderão observar os eleitos coloridos provocados pela reflexão da luz, como se pode verificar pelas imagens.

Os professores responsáveis pela atividade,

Judite Fernandes

Maria João Martins

Orlando Silva

Sara  Aguiar

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação em parceria com a Microsoft Portugal e a Visionarium desenvolveram durante o mês de maio, atividades enquadradas nas disciplinas de TIC e Ciências da computação com recurso à ferramenta “Minecraft Education” da Microsoft, destinada aos anos do primeiro, segundo e terceiro ciclos. Para o desenvolvimento destas atividades, foi criado pela Microsoft Portugal em colaboração com a Visionarium um mundo Minecraft, exclusivo para a Região Autónoma da Madeira enquadrado no tema da Festa da Flor. A nossa escola aceitou o desafio onde participaram turmas do segundo ciclo e o Clube de Informática.  

Clique aqui para aceder ao vídeo. 

O conselho de disciplina de TIC 

O Clube de Informática 

No passado dia 8 de junho, os alunos do 5.ºA e do 5.ºB participaram em duas atividades dinamizadas em parceria entre a monitora do Clube de Informática e a Coordenadora e Dinamizadora da Biblioteca, que também é a professora de Cidadania e Desenvolvimento dessas turmas, intituladas “Adágios Populares” e “Adivinhas”. Estas atividades interativas complementares ao projeto “Cidadania ao ar livre”, visou o reforço da importância da correta utilização das tecnologias digitais, mas também teve como objetivos valorizar aspetos da cultura popular e estimular valores associados a educação para a cidadania.

Os alunos revelaram, na globalidade, interesse, empenho, espírito de equipa e competitividade saudável, envolvendo-se ativamente na realização das duas atividades interativas dinamizadas.

As docentes responsáveis,

Marlene Neves

Elisabete Timóteo

No dia 9 de junho, os alunos da turma 5.º B participaram numa atividade dinamizada pela monitora do Clube de Informática e a professora de Ciências Naturais, intitulada “Diversidade Animal”. Esta enquadra-se na atividade “A Tecnologia na sala de aula” do plano anual de escola do Clube de Informática e teve como objetivo o estudo da diversidade animal através da app “Animal 4D”, de Realidade Aumentada.

As docentes,

Marlene Neves (monitora do Clube de Informática)

Virgília Fernandes (docente da disciplina de Ciências Naturais)

Vimos, através da presente publicação, divulgar as atividades dinamizadas no âmbito do Projeto interdisciplinar sobre Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Media: “Cada dia, mais sustentável” (quinto D) e “Melhorar o mundo, pouco a pouco” (quinto E). As dinâmicas implementadas coadunaram-se com os objetivos comuns aos projetos de ambas as turmas, bem como com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, recorrendo, para isso, à pesquisa e tratamento da informação com base em fontes fidedignas. Esta articulação refletiu-se nos produtos e iniciativas concretizados. De referir que as atividades dinamizadas tiveram em consideração a utilização de materiais recicláveis.  Por outro lado, procurou-se a promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Houve lugar a momentos de partilha de conhecimento e experiências entre as quatro equipas, em cada turma, e um debate sobre a importância de uma alimentação saudável e do consumo de água numa perspetiva da sustentabilidade aplicada à alimentação.
Os alunos revelaram, na globalidade, curiosidade e empenho, participando entusiasticamente nas tarefas realizadas.
Foi objetivo do conselho de turma que os alunos pudessem reunir um leque de experiências, pois traduzem-se, indubitavelmente, em aprendizagens significativas ao aliar o conhecimento teórico à prática.
 
 
O conselho de turma 5.ºDE

 
 
No âmbito da atividade "Campanha de solidariedade" dinamizada pelo conselho de disciplina de Geografia, os docentes que lecionam as turmas de 9.º ano e, que estiveram responsáveis pela dinamização da mesma, vêm agora apresentar de uma forma sucinta, através desta publicação aqui os resultados de todo o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, bem como agradecer aos alunos e Encarregados de Educação, Câmara Municipal de Câmara de Lobos e à Escola, pelo seu contributo na dinamização desta atividade, seja ao nível da logística, seja ao nível da contribuição de produtos para as várias "feirinhas" que se realizaram.
 
O Conselho de Disciplina 420

Parceiros Institucionais