No dia 26 de março, realizou-se o 2.º Conselho Eco-Escolas do presente ano letivo. Estiveram presentes representantes do órgão de gestão, do pessoal docente e não docente, dos encarregados de educação e dos alunos, nomeadamente delegados de turma, representando 14 turmas da escola. 

Durante o conselho, foram tratados diversos pontos importantes para o desenvolvimento sustentável da nossa escola: 

Foi apresentada a auditoria ambiental, elaborado com base nos resultados recolhidos através de observação direta, brigadas verdes, inquéritos e entrevistas. Estes resultados forneceram uma visão detalhada sobre o impacto ambiental das atividades escolares e de práticas individuais, tendo ajudado a identificar áreas que necessitam de melhorias, contempladas no Plano de Ação elaborado. 

Agradecemos a todos os participantes pelo seu empenho e dedicação na construção de uma escola mais sustentável e consciente. Juntos, continuaremos a trabalhar para um futuro melhor. 

Para mais detalhes, podem consultar a apresentação completa do 2.º Conselho Eco-Escolas aqui. 

Professores responsáveis:  

Ana Maria Vieira  

Cláudia Miguel  

João Barbosa  

Os formandos dos Cursos EFA foram espreitar “A vizinha do lado”!

No pretérito dia 27 de março de 2025, os formandos das turmas 1.º SA e 2.º SA dos Cursos EFA foram ao Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos para assistirem à peça de teatro “A vizinha do lado”, teatralizada pela Oficina de Teatro do Estreito (OFITE), acompanhados pelos formadores Ângela Roveri, Marsília Abreu, Orlando Moreira e Susana Corriça. 

O ida dos formandos ao Centro Cívico serviu para “espreitar” “A vizinha do lado”, numa peça de teatro cativante que explora as complexidades das relações humanas e os desafios da convivência.

Com uma dose de humor e momentos de reflexão, a história desenrola-se em torno das interações entre vizinhos que, apesar das suas diferenças, acabam por descobrir histórias inesperadas que os conectam.

A peça utiliza um cenário quotidiano para abordar temas universais como empatia, compreensão e os laços que podem surgir nos lugares mais improváveis.

É uma celebração do caráter humano e das surpresas que a vida pode proporcionar ao virar da esquina.

Na data em que se celebrou o Dia Mundial do Teatro, todos pudemos apreciar um espetáculo interessante, com uma excelente representação dos atores, acompanhados de belos efeitos sonoros e visuais.

Esta atividade tinha como objetivos desenvolver competências de interpretação cultural, proporcionar aos formandos uma experiência cultural rica, expondo-os a diferentes formas de arte e expressão, estimular o pensamento crítico e a reflexão pessoal através da análise das temáticas abordadas na peça, promover a interação e o fortalecimento dos laços entre os formandos, criando um ambiente de camaradagem e apoio mútuo e estimular a aprendizagem informal, sendo que os mesmos foram atingidos na sua plenitude. 

Os formandos mostraram um grande interesse e entusiasmo durante a atividade e referiram que a mesma lhes permitiu expandir os seus conhecimentos a nível educativo e cultural.

Os formadores:

Ângela Vasconcelos de Freitas Roveri, Marsília Vieira Faria Abreu, Orlando Roberto de Sousa Moreira e Susana Corriça

No âmbito do domínio "Igualdade de género", da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, integrado no Projeto Interdisciplinar 1 das turmas 6.ºA, 6.ºB, 6.ºC, 6.ºD, 6.ºE e 6.ºF, os alunos analisaram e refletiram sobre o significado de certos provérbios, ditados e frases populares que sugerem estereótipos de género, desigualdades e discriminação no contexto da sociedade atual. Vivemos numa sociedade que se quer inclusiva, livre de estereótipos e promotora da igualdade de direitos e oportunidades.

Assim, numa parceria entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Português, os alunos reconstruíram e reescreveram esses provérbios, ditados e frases populares, criando frases que promovem a igualdade de género. Esta proposta culminou na construção de panfletos que foram afixados no espaço escolar, com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade educativa sobre a importância desta temática.

Convidamos todos a conhecerem e refletirem sobre este trabalho, que representa um passo importante na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Os docentes responsáveis,

Ana GaudêncioFlorbela MouraLuís Romão e Pedro Fonseca

No Âmbito do Projeto interdisciplinar "EBECL e as tradições”, a turma A do 7.º ano está a desenvolver, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (domínio da Educação Ambiental), está a desenvolver uma campanha de recolha de tecidos e roupas usadas (camisas, lençóis, ganga, sem elasticidade) por forma a trabalhar alguns dos conceitos da política dos 7 R’s, nomeadamente, os de reutilizar, reaproveitar e reciclar.

O objetivo desta campanha é conseguir material para elaboração de ”Naninhas do Bem”, que serão entregues no serviço de pediatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 Para a dinamização desta campanha, os alunos criaram os cartazes que vão servir de divulgação e, enfeitaram os locais de recolha, que vão estar localizados em todos os pavilhões da escola, junto aos funcionários.

 O período de recolha de roupas usadas/tecidos é de 31 de março a 04 de abril.

Deixa as tuas roupas contarem novas histórias, participa!

 A equipa pedagógica do 7.ºA

 

Vamos oferecer uma formação apenas para as raparigas do 3.º ciclo.

  • Local: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos
  • Sala: AIA
  • Dia: 4.ªfeira, das 16:00 às 17:30 (começa 23 de abril, até 4 de junho)
  • Formadora: Professora Isabel Paquete
  • Limite: 12 alunas
  • Certificado: sim

Podes inscrever-te aqui que depois contactamos-te para levares a ficha de inscrição, atenção temos lugares limitados.

O Conselho Executivo

 

O grupo da Educação Especial (700) irá dinamizar algumas atividades para celebrar o Dia Mundial do Autismo na nossa escola. Este dia é assinalado, anualmente, a 2 de abril e foi criado através da resolução 62/139 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas a 18 de dezembro de 2007 com o objetivo de consciencializar os cidadãos para esta condição e incentivar à inclusão das pessoas com autismo na sociedade.

Para 2025 temos um tema que reforça o conhecimento como ferramenta fundamental para a inclusão: “Informação gera empatia, empatia gera respeito” e, para que tenhamos uma comunidade escolar mais informada, empática e tolerante, estão todos convidados a participar nas atividades agendadas.

Na próxima quarta-feira, dia 26 de março, das 8:45 às 10:30 com o objetivo de abraçar os alunos que nos visitam, faremos duas sessões de demonstração de Boccia e voleibol adaptado no pavilhão da escola.

No dia 27 de março a atividade destina-se aos alunos e teremos a participação dos jovens franceses (discentes acompanhados pela educação especial) que estarão na nossa escola através do programa Erasmus. 

No dia 3 de abril, a sessão de sensibilização sobre a Perturbação do Espetro do Autismo destina-se a encarregados de educação e docentes da escola.

Aguardamos a vossa presença!

A delegada do conselho de disciplina: Maria Floripes Pereira

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Felicidade, 20 de março , tivemos uma série de atividades que trouxeram alegria e inspiração para todos. A exposição "O que me faz feliz?" apresentou trabalhos criativos dos alunos do 5º ao 8º ano, que exploraram as diversas formas de felicidade, proporcionando momentos de reflexão e encantamento.

Além disso, tivemos a honra de assistir à atuação do Combo de Jazz dos alunos do 3º ano do curso profissional de intérprete de jazz do Conservatório da Madeira, acompanhados pelo talentoso professor Francisco Andrade. As apresentações ocorreram nos dois intervalos do turno da manhã, no bar dos alunos, e foram um verdadeiro deleite musical.

Na parte da tarde, contamos com a presença do professor Francisco Caldeira, que dinamizou a atividade "Ilha da Felicidade" e conduziu uma palestra interativa com dicas valiosas para alcançar mais felicidade. Para finalizar este dia especial, houve ainda a distribuição de balões e rebuçados, adoçando ainda mais os nossos momentos de celebração.

Ver o vídeo AQUI.

A docente responsável Lina Jorge de Mendonça e Melo

No passado dia 24 de março de 2025, as docentes Marsília Abreu e Susana Corriça dinamizaram esta iniciativa, que teve como objetivo informar e sensibilizar a comunidade educativa sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores. A sessão contou com a participação da Dr.ª Cristina Gonçalves, da Direção de Serviços do Consumidor, que esclareceu os presentes sobre os seus direitos enquanto consumidores e a importância de adotarem hábitos de consumo responsáveis e informados.

Com o lema "Seja um consumidor informado!", a iniciativa gerou grande interesse entre os participantes, que tiveram a oportunidade de colocar questões e aprofundar o seu conhecimento sobre o tema.

As docentes agradecem todos os que participaram ativamente neste evento. Acreditamos que ações como esta são fundamentais para nos preparar para os desafios do consumo no dia a dia.

As dinamizadoras Marsília Vieira Faria Abreu e Susana Corriça

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok

Pesquisa

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok