A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), com o apoio da LeYa Educação, lançou uma iniciativa que visa distinguir Escolas Amigas da Criança, que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar. Este projeto surgiu da interligação do tema da Alimentação Saudável, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com a realidade pessoal e escolar dos alunos. Deste modo, os docentes em conjunto com os alunos planificaram um conjunto de atividades que permitiram a concretização do “Mercadinho de Natal”. Os alunos foram os responsáveis pela venda de produtos; pela declamação de poesia natalícia; pela atuação musical; pela apresentação da “Lapinha”, entre outras. A nossa escola foi distinguida e recebeu o selo Escola Amiga da Criança em acrílico para afixar na escola no espaço exterior.

O trabalho dos alunos de 6º ano-ano da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos ano letivo 18/19, foi distinguido pelo comité português para a UNICEF e Direção- Geral de Educação, no projeto intitulado "A Maior Lição do Mundo 2018-2019". A distinção resulta do excelente trabalho desenvolvido pelas turmas do 6.º C, 6.º D, 6.º E, 6.º F, 6.º G e 6.º H, sob a coordenação das docentes Mónica Mamede e Joana Matos. Aos alunos e professores, o nosso reconhecimento pelo trabalho realizado.

Clique aqui para aceder ao documento "A Maior Lição do Mundo 2018/2019".

Escola do Estreito com mais um ano cheio de sucessos desportivos

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos fechou mais um ano letivo com inúmeros sucessos no âmbito do Desporto Escolar.

A exemplo de anos anteriores, em 2018/2019 registou-se uma grande dinâmica traduzida nos cerca de trezentos alunos a treinar semanalmente divididos pelos diversos núcleos das modalidades de Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Futsal, Judo, Ténis de Mesa e Voleibol, assim como nos núcleos de Ginástica de Grandes Superfícies e de Atividade Motora Adaptada.

Também a participação nas atividades externas organizadas pela Direção de Serviços do Desporto Escolar foi assídua e com grande representatividade, como demonstram as mais de duas centenas de alunos participantes na Festa do Desporto Escolar, o ponto mais alto do ano letivo e que este ano teve lugar entre 28 e 31 de maio.

A nossa Escola teve prestações especialmente destacadas em cinco modalidades – Andebol, Atletismo, Basquetebol, Judo e Ténis de Mesa – neste último momento competitivo, com classificações entre os três primeiros lugares e inclusive com alguns títulos de campeão. De realçar também a nossa participação na Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar, valorizado através do núcleo de Ginástica de Grandes Superfícies e do núcleo de Teatro, além do grupo de alunos escolhido para participar no respetivo desfile.

Também ao longo do ano letivo, do primeiro ao terceiro período, outras modalidades averbaram resultados interessantes nas diversas concentrações realizadas, com muitos alunos e equipas apurados para as respetivas fases finais e com classificações destacadas, o que revela a qualidade dos nossos praticantes e do trabalho realizado pelos docentes envolvidos.

Novamente, um “denominador comum” a todas as participações foi a boa imagem deixada pelos nossos alunos, tanto em termos de comportamento como de empenho, contando com o contributo fundamental do pessoal docente e não docente que acompanhou as várias comitivas nas numerosas participações ao longo do ano letivo.

Para 2019/2020 espera-se a continuidade do bom trabalho neste âmbito e, consequentemente, dos bons resultados nas atividades externas.

 Carlos León

Coordenador do Desporto Escolar

As turmas do 5.º C e 5.º G projetaram, uma vez mais, uma atividade no âmbito da autonomia e flexibilidade do currículo. Nada melhor do que recuarmos aos tempos medievais e festejarmos os gloriosos 600 anos da nossa “Pérola do Atlântico”. Assim, foi organizada a I Viagem Medieval ao Estreito de Câmara de Lobos, nos dias 12 e 13 de julho. Mas, tal só foi possível graças aos nossos jovens alunos e seus encarregados de educação, ao pessoal docente e não docente, ao conselho executivo e aos agentes culturais, Junta de freguesia do Estreito, Centro Cívico do Estreito, Casa do Povo do Estreito, Clube Escola do Estreito, Associação de Casas do Povo da Madeira e Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Sem esta equipa não seria possível assegurar o sucesso deste conjunto de atividades que queremos levar a cabo, preservando sempre a nossa história. A todos o nosso muito obrigado!

Clique aqui para aceder as fotografias.

No passado dia 17 de junho de 2019, a partir das 09h30Min., os alunos do 3.º ano do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão, realizaram na sala de sessões da nossa escola a Prova de Aptidão Profissional, sob a orientação no decorrer do ano letivo, das professoras Ana Vieira e Tânia Dias. Esta prova consistiu na apresentação/defesa, perante um júri, de um projeto consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional dos alunos.

Os nossos finalistas estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos 3 anos do curso e pelos excelentes trabalhos apresentados, pois o júri manifestou o seu agrado pela qualidade dos mesmos e pelo nível de conhecimento demonstrado pelos alunos. Salientou o caráter empreendedor da maioria dos projetos e da sua aplicabilidade ao mercado.  

Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, aos que foram tutores dos nossos alunos na formação em contexto de trabalho, aos professores do conselho de turma e conselho executivo, à presidente do conselho pedagógico, ao presidente da comunidade educativa e familiares dos alunos.

A contribuição de todos foi muito valiosa!

A turma do 8.º AB1 desenvolveu um site intitulado "Estilos de vida saudável" e teve como objetivo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população escolar. Neste contexto estão publicados no site e nos blogues incorporados, os trabalhos dos alunos, realizados dentro desta temática nas várias disciplinas.  Clique na imagem para aceder ao site.

A turma do 8.º AB2 desenvolveu um site intitulado "Stress na desportiva" e teve como objetivo também, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população escolar, pois o desporto reduz o stress e faz esquecer os problemas do dia-a-dia. Neste contexto estão publicados no site e nos blogues incorporados, os trabalhos dos alunos, realizados dentro desta temática nas várias disciplinas. Clique na imagem para aceder ao referido site.

 A docente Lídia Henriques

 No vídeo seguinte são apresentados os trabalhos interdisciplinares realizados pelas turmas 7.º E e 7.º F ao longo do ano letivo 2018/2019. Clique na imagem para aceder ao vídeo.

A professora Lídia Henriques

No passado dia 6 de junho, os alunos da turma H do 6ºano dirigiram-se à Câmara Municipal de Câmara de Lobos com o intuito de apresentar o projeto “Kiss & Ride” ao Sr. Presidente da Câmara, Pedro Coelho e à Srª Vice Presidente, Sónia Pereira. Saíram de camioneta acompanhados por dois professores da turma( Anabela Chaves e Mónica Semanas) e quando chegaram lá, foram recebidos pela simpática e atenciosa Srª Vice Presidente que os acompanhou para o último andar onde puderam aguardar pelo Sr. Presidente.

Os alunos apresentaram-se calmos e receberam o Sr. Presidente e a Srª Vice Presidente com entusiasmo. A porta voz da turma, Sofia Cunha, é que apresentou em que é que consistia o projeto e propôs, com a ajuda da diretora de turma, que o mesmo se efetuasse na nossa escola. Este projeto fundamenta-se, numa área de paragem de curta duração, uteis em áreas de grande tráfego rodoviário. É uma via reservada à entrada e saída de passageiros, que permite aos condutores deixar os alunos na escola de forma segura e rápida.

O Srº Presidente e a Srª Vereadora ouviram com atenção a proposta e mostraram-se recetivos ao pedido. Ainda mais o Presidente estimulou a todos os alunos presentes à leitura de livros, importantes para o crescimento cultural e pessoal de cada indivíduo.

No fim, os alunos tiveram oportunidade de ver alguns quadros com os antigos presidentes e ainda houve tempo para saborear um gelado oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal.

Os alunos regressaram à escola e aguardam um parecer positivo por parte da Câmara Municipal.

No passado dia 31 de maio, o conselho de disciplina realizou uma demonstração de robótica e um workshop de montagem e programação de robôs WeDo 2.0. Esta atividade foi realizada no âmbito da comemoração do Dia da Criança.

Foram apresentados os robôs anprinos, o arduíno, EV3, WeDo 2.0, o Pleo, o OzoBot e os projetos “Piano EBECL” e o jogo “Apanha a fruta” realizados pelos alunos do 5.º F realizado em programação scratch e utilizando o dispositivo makey makey.

Agradecemos ao Gabinete de Modernização de Tecnologias Educativas pelo empréstimo de alguns dos robôs que foram apresentados.

A delegada do conselho de disciplina de informática

Marlene Neves

Parceiros Institucionais