Início do 3.º Período Letivo

  • 6 abril - 2.º ciclo e Cursos Profissionais em ensino presencial
  • 6 a 9 abril - 3.º ciclo em ensino à distância
  • 12 abril - 3.º ciclo em ensino presencial

 

Passes

  • Alunos até 12 anos podem ligar aos serviços administrativos para ativar o passe e posteriormente levantarem o recibo do mesmo.
  • Alunos com 13 anos, ou mais, podem adquirir o passe a partir do dia 31 de março até ao dia 9 de abril. Os alunos que adquiriram e pagaram o passe no mês de janeiro do corrente ano, não terão qualquer custo com o passe do mês de abril.

 

Refeições

  • Cartão carregado – podem marcar na plataforma SIGE ou telefonar para os serviços ASE da escola;
  • Cartão descarregado – podem passar nos Serviços Administrativos da escola a partir do dia 31 de março.

 

Estreito de Câmara de Lobos, 30 de março de 2021

O Conselho Executivo

 
Um trabalho de homenagem ao dia do PI elaborado a partir de cartazes com curiosidades sobre o famoso número e trabalhos feitos com materiais recicláveis por alunos dos 8.ºC e e 8.ºD.
 
Clique aqui para aceder ao padlet.
O docente responsável
 João Geraldes

 

 
Os alunos de 2.º Ciclo puseram mãos à obra para participarem neste desafio lançado pelo projeto Eco-Escolas com a orientação das docentes Cláudia Miguel, Anabela Chaves e Ana Vieira.
Vejam o vídeo aqui.
 
O que devem fazer?
Votar aqui nos 3 melhores trabalhos.
 
Gratos pela tua participação.

No âmbito da atividade “Dia Mundial da Água” (que se comemora a 22 de março), os alunos do 5º ano, turmas A,B,C,D e E, criaram os seus trabalhos escritos e práticos, reutilizando diversos materiais. Com empenho e resiliência surgiram trabalhos criativos. A exposição decorre entre os dias 15 de março e 09 de abril.

Grato pela colaboração de todos os docentes do Conselho de Disciplina de Ciências Naturais, dos vários Conselhos de Turma, dos funcionários e dos encarregados de educação.

Clique aqui para visualizar o vídeo elaborado sobre a atividade.

O Coordenador do Projeto

Professor João de Oliveira Barros

 

Na semana de 8 a 12 de março de 2021, comemorou-se na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos a “Semana da Leitura” que se associou ao mote lançado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) Ler+. Foi uma semana de celebração da leitura, do livro e do leitor com atividades diversificadas e bem interessantes.

 

No âmbito do projeto interdisciplinar “A ler e a escrever é que a gente se entende”, a professora que leciona a disciplina de Português promoveu a dinamização desta semana tão recheada de bons momentos. Assim, os alunos das turmas A, B e C do nono ano foram os grandes intervenientes desta festa da leitura. A segunda-feira arrancou com a leitura do poema “Ler é sonhar acordado”, de Lourdes Custódio, nas três turmas. Na turma A, a responsável pela leitura foi a aluna Luísa Pinto e a leitura foi realizada na aula de Ciências Naturais; na turma B, o aluno responsável foi o Nuno Fernandes e a leitura foi feita na aula de Inglês, e, na turma C, a aluna Daniela Jesus procedeu à leitura na aula de História. Já na terça-feira, foi lido o poema “Viajar pela leitura”, da Clarice Pacheco, pelos alunos Leandro Correia, da turma A, na aula de Cidadania e Desenvolvimento; o poema “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, foi lido na aula de Português pelo aluno Tiago Santos; a aluna Diana Faria, da turma B, fez a leitura na aula de Português e a aluna Beatriz Graça, da turma C, procedeu à leitura na aula de Geografia. A meio da semana, na quarta-feira, os alunos Laura Sá, da turma A, na aula de História, o aluno Afonso Camacho, da turma B, na aula de Geografia, e a aluna Laura Silva, da turma C, na aula de Português, procederam à leitura do poema “O prazer de ler”, de Eliseu Alves. Na quinta-feira, os alunos Pedro Rodrigues, da turma A, na aula de Geografia, Carlos Olim, da turma B, na aula de História, e Nivalda Pestana, da turma C, na aula de Matemática, procederam à leitura do poema “Já fingi não dar importância”, de Clarice Lispector. A semana passou muito rápido e chegamos à sexta-feira, dia de ler o poema “Livros”, de Rosarinho. Desta forma, a responsabilidade da leitura ficou a cargo das alunas Tatiana Teles, da turma A; Valéria Abreu, da turma B, e Nádia Pereira, da turma C.

 

Os professores de algumas disciplinas também comemoraram a “Semana da Leitura” com a leitura de alguns poemas nas suas aulas. Assim, na aula de Português, foram lidos os poemas “Valor das palavras”, de Almada Negreiros; “Quatro lugares comuns sobre várias artes poéticas”, de Alexandre O’ Neil; “Escrever”, de Irene Lisboa, e “Ser Estudante”, de Irá Rodrigues. Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, foi lido o poema “Poema em linha reta”, de Álvaro de Campos, pela professora Lina Melo. Já na aula de Português, a professora especializada na Educação Especial, Cristina Vares, também deu o seu contributo e leu o poema “Amizade”, de Fernando Pessoa, à turma A.

 

Os alunos leram e gravaram as leituras que fizeram, selecionando textos à sua escolha, outros criados pelos próprios ou de outros autores.

 

Para terminar a semana em beleza, alguns encarregados de educação dos alunos da turma B do nono ano também foram convidados a participar nesta atividade e procederam às gravações das suas leituras, orientados pelos seus educandos, sob as diretrizes da professora da disciplina de Português.

 

É sempre tão bom ler, descobrir novos mundos, outras palavras, outras paisagens, outros cheiros, novas personagens, outras culturas, outras tradições. Leiam, mesmo que seja apenas uma página por dia, um capítulo por semana, um livro por mês.

 

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos alunos.

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos encarregados de educação.

 

A professora,

Graça Costa

 

Imagem de Pexels.com

Para relembrar a importância da existência deste dia e deste número famoso, a professora de matemática das turmas C e D do 7.º ano incentivou os seus alunos a tornarem este dia especialmente matemático.

Com o intuito de despertar a criatividade dos alunos, estes foram desafiados a construírem um Pi com materiais reciclados ou não, pesquisaram curiosidades sobre o número Pi e Mnemónicas para conseguirem memorizar algumas casas decimais do mesmo.

O trabalho realizado pelos alunos foi compilado numa pequena revista intitulada “És um dos nossos heróis … Matemáticos!!”.

Todo o trabalho desenvolvido pode ser consultado aqui.

A docente responsável

Sandra Oliveira

No âmbito do projeto interdisciplinar "Saúde", os alunos da turma G do oitavo produziram um vídeo que visa sensibilizar toda a comunidade para o uso correto da máscara de proteção individual.

Clique aqui para aceder ao vídeo.

Os docentes responsáveis:

TIC - Arthur Dias

Teatro - Rui Barata

As turmas 8.º C e 8.º D desenvolveram ao longo do primeiro período um projeto interdisciplinar em várias disciplinas, do qual resultaram vários produtos, visto que houve intervenção de várias disciplinas. Um dos resultados do projeto consistiu no vídeo composto por mensagens de alerta e sensibilização à comunidade para que sejam adotados comportamentos corretos no momento pandémico que atravessamos. As mensagens foram pensadas e trabalhadas na disciplina de Formação Pessoal e Social e Ciências Naturais, tendo posteriormente sido fotografadas e transformadas em vídeo pelo aluno Francisco Santos da turma 8.º C.
Clique aqui para aceder ao vídeo.

Atividade interdisciplinar inerente ao projeto “O encontro comigo, com os outros e o Mundo” contempla a articulação disciplinar, o trabalho colaborativo e os valores de cidadania necessários para o desenvolvimento das competências definidas no perfil dos alunos. 

No âmbito da atividade La Saint-Valentin, os alunos das turmas 7AB criaram os seus postais digitais, utilizando a aplicação PosterMyWall.  

Parabéns aos alunos pelos fantásticos trabalhos realizados. Mostraram assim que com empenho e dedicação é possível superar os desafios que nos surgem diariamente. 

Ver o vídeo aqui.

Disciplinas/professores envolvidos: 

  • TIC: Merícia Oliveira 
  • Francês: Ana Cristina Quintal 

Na passada sexta-feira, dia 26 de fevereiro, foram recolhidos na nossa Escola mais de 1000 kg  de equipamentos, no âmbito do projeto Escola Electrão.

O programa Eco-Escolas agradece a todos que colaboraram com a divulgação e recolha de resíduos elétricos e baterias.

Um agradecimento especial aos funcionários e ao grupo de alunos da turma 6ºB, que ajudaram no carregamento dos equipamentos, bem como à Empresa de gestão de resíduos - Madeira Waste Recycling, pelo serviço prestado.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotografias

Professora responsável

Cláudia Miguel

 

Parceiros Institucionais