No âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, as turmas do 5.º C e 5.º encetaram uma campanha "Juntos por Moçambique".

Moçambique nunca foi tão falada como nestes últimos dias. O desastre que nela se abateu não deixou nem deixa ninguém indiferente. A partilha, a colaboração, a preocupação são sentimentos mais do que patentes nestes dias. Por isso, promovemos a campanha “JUNTOS POR MOÇAMBIQUE” e com esta iniciativa promovemos os valores e os princípios inscritos em cidadania e desenvolvimento que visa “a consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e a contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável”. Além disso, estamos também a contribuir com ações que visam a consecução dos objetivos para o desenvolvimento sustentável. Deste modo, estiveram disponíveis três caixas no pavilhão 0 para receber bens alimentares, produtos de higiene e vestuário. E o resultado está à vista!

Os produtos foram, posteriormente, entregues na Farmácia Funchal, no Madeira Shopping.

Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram nesta campanha.

As professoras Sónia Bastos e Joana Matos

Tatiana Gomes, aluna do 6º ano arrecadou o 1º lugar no jogo “Rastros”, a nível regional no 3º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos. Estes jogos fomentam um pensamento rigoroso, mas também muito criativo, contribuindo, por isso, para o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo, subjacente ao pensamento matemático.

De seguida, representou a RAM no Continente. Esteve presente no 15º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que decorreu na Maia – Porto, no dia 29 de março de 2019.

Foram 380 escolas de todo o país, envolvendo 1857 participantes, acompanhados por centenas de professores e familiares.

A nossa aluna arrecadou um 6º lugar. Muitos parabéns à Tatiana pela participação, empenho e dedicação.

Os professores de Matemática do 2.ºCiclo

No passado dia vinte e seis de março, na sala de sessões realizou-se a palestra "Tecnologias Educativas”, que teve como o orador Paulo Vasconcelos Freitas, da empresa Tech & Repair e como moderador o professor Arthur Dias. Nesta palestra, onde estiveram presentes as turmas 7.º AB2, 9.º G e 1.º A/TIG, oito professores e o técnico de informática, foram abordados temas de segurança e partilha de informação, tendo os alunos revelado interesse e empenho na mesma. Após a palestra, procedeu-se a uma pequena demonstração de drones no exterior da nossa escola.

Clique aqui para aceder ao vídeo da vista área da escola realizado durante a demonstração.

O Conselho de Disciplina de Informática

   

No dia 29 de Março de 2019, realizaram-se com êxito, as Finais Regionais da Taça Escolar de Educação Rodoviária, da Prova de Orientação Rodoviária e do "Cem" Comentários no Trânsito. 
A EB 2,3 do Estreito de Câmara de Lobos, participou nas três atividades. O aluno Santiago Gonçalves, do 6°G alcançou o terceiro lugar, do 2°ciclo.
Na reunião final da PRER saberemos o vencedor do concurso: "Cem" comentários no trânsito.
Parabéns a todos os alunos presentes! Apresentaram um comportamento exemplar!

A professora Zélia Pereira ( dinamizadora do clube)

No dia 27 de março, entre as 13h15 e as 14h45, na sala de sessões da nossa escola, decorreu uma ação de divulgação sobre a Aviação, integrada na comemoração dos 97 anos (30 de março de 1922) da primeira viagem aérea transatlântica entre Portugal e o Brasil realizada pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Esta atividade, direcionada aos discentes do sexto ano, teve como orador o docente Eduardo Oliveira, um entusiasta do aeromodelismo, que apresentou um modelo de aviação, por si construído, assim como forneceu algumas informações acerca da historiografia e dos materiais necessários à construção dos aeromodelos.

A atividade foi muito bem acolhida pelos discentes, que revelaram interesse e um bom comportamento, tendo inclusive alguns dos discentes manifestado interesse em saber mais pormenores sobre o processo de construção dos aviões. Um agradecimento aos docentes das turmas AB1, AB2, C, E, F, G e H que gentilmente acompanharam os discentes a esta atividade.

É de referir ainda que ficou exposto um modelo de avião, assim como documentação acerca da historiografia da aviação e sobre o aeromodelismo, propriedade do orador.

A atividade culminou com a entrega ao orador, em nome dos presentes, de uma placa alusiva à sua presença na nossa escola, a quem muito agradecemos.

As docentes responsáveis pela atividade:

Elisabete Timóteo (Coordenadora e Dinamizadora da Biblioteca) e

Sónia Bastos

No dia 15 de março os alunos Tiago Ferraz do 5.º E, João Francisco de Jesus Figueira do 6.º B e Francisco Jorge Figueira do 8.º B, que obtiveram a melhor classificação na primeira fase do concurso nas áreas da Matemática, 5.º ano, Ciências, 6.º ano e Inglês, 8.º ano, participaram na segunda fase do concurso na Escola EB2,3/S Dr. Ângelo Augusto da Silva, representando, deste modo, a nossa escola. Estes alunos foram presenteados com um livro e um certificado de participação.

As delegadas
Maria Virgília Fernandes
Marsília Abreu

As turmas F e G do 6º ano, nos dias 25 e 27 de fevereiro, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos.

A visita decorreu durante uma aula de Ciências Naturais, tendo os alunos tido oportunidade de aprender em contexto real conteúdos abordados na disciplina.

As enfermeiras Érica, Lucélia e Sisandra dinamizaram as sessões explicando aos alunos o funcionamento do Centro de Saúde. Alertaram para a importância do estilo de vida na manutenção da saúde, bem como, para a importância de ir às consultas de rotina e cumprimento do Programa Nacional de Vacinação.

Agradecemos a disponibilidade das profissionais de saúde envolvidas na preparação e dinamização desta atividade.

Clique aqui para visualizar as fotografias da atividade.

A docente

Cláudia Miguel

No dia 21 de março, e no âmbito da comemoração do Dia da Árvore, as turmas do 5.º C e 5.ºG plantaram duas árvores no jardim da escola. As diretoras de turma pediram a colaboração do Parque Natural da Madeira e este contribuiu com um pau branco e com um barbuzano. Depois de plantarmos as árvores, ficamos responsáveis por fazermos a sua manutenção até ao final do ano letivo. Durante esta atividade, ouvimos a canção “Uma árvore, um amigo!”, composta por Carlos Paião e interpretada por Joel Branco. Para finalizar, as professoras ofereceram-nos umas bolachinhas em forma de árvore e que boas estavam.

As Professoras

 Sónia Bastos e Joana Matos

No dia 21 de março, serão comemoradas várias efemérides no âmbito do trabalho interdisciplinar/projeto das turmas 6.ºAB1 e 6.ºAB2. As atividades serão dinamizadas pelos alunos, professores do projeto e alguns convidados, decorrendo ao longo de todo o dia, na biblioteca da escola.

Entre as 16h:45min e 18h:15 min, realizar-se-á uma sessão de Execução de Origamis Artísticos. Convidam-se os alunos que não estejam em aulas e, que queiram participar nesta atividade a dirigirem-se à biblioteca.

O programa encontra-se em anexo.

A Coordenadora do Projeto Estreito+ 6.ºano

Maria Virgília Silva Fernandes

Parceiros Institucionais