Terminado que está este ano letivo, o Conselho Executivo vem por este meio agradecer a toda a comunidade educativa, o rigor e empenho revelado ao longo deste tempo o que nos permitiu chegar ao fim do mesmo com o sentimento de termos funcionado em equipa e com isso termos atingido uma boa parte dos nossos objetivos.
Ao nosso corpo docente e não docente pela confiança e entrega que revelaram na preparação do dia a dia dos nossos alunos, na sala de aula e fora dela.
Aos nossos Encarregados de Educação, pela confiança depositada na nossa escola. Em cada dia que os seus educandos vieram ter connosco, foi sempre para nós um desafio corresponder da melhor forma. Tal como solicitado, a informação que nos facultaram foi crucial para tomarmos as decisões que minoraram o risco associado ao momento.
Aos nossos alunos, pela forma responsável e maturidade cívica demonstrada durante o ano. Deram um sinal de grande responsabilidade!
Aos nosso parceiros institucionais pelo apoio dado e pela forma como nos ajudaram a ultrapassar os desafios do dia a dia.
A todos o nosso muito obrigado!
 
Estreito de Câmara de Lobos, 19 de julho de 2021.
 
O Conselho Executivo

 

No passado dia 7 de julho, os alunos do 3.º ano do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão, realizaram na sala do futuro da nossa escola a apresentação/defesa da Prova de Aptidão Profissional, sob a orientação no decorrer do ano letivo, da professora Tânia Dias.

A Prova de Aptidão Profissional não é nada mais do que um culminar de todas as aprendizagens adquiridas ao longo do curso. Todos os docentes que lecionaram a turma contribuíram para que os alunos da turma fossem capazes de concretizar este projeto, não só das aprendizagens inerentes ao programa da disciplina como também a parte social que os fez crescer ao longo destes três anos.

A PAP centra-se em temas e problemas perspeti­vados e desenvolvidos pelos alunos em estreita ligação com os contextos de trabalho.

Os alunos estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos 3 anos e pelos excelentes trabalhos apresentados, pois o júri manifestou o seu agrado pela qualidade dos mesmos e pelo nível de conhecimento demonstrado. Salientou o caráter empreendedor dos projetos e da sua aplicabilidade ao mercado.  

Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, a todos os membros do conselho executivo, em especial ao vice-presidente e coordenador dos cursos profissionais o professor Rogério Andrade, ao diretor de turma/curso da turma 3TD o professor Carlos Leon, a todos os professores que lecionaram o curso ao longo dos três anos e aos familiares dos alunos.

A contribuição de todos foi muito valiosa!

A diretora de curso

Merícia Oliveira

No dia 1 de junho foi dinamizado, na nossa escola, o Dia no Nariz Vermelho (ver cartaz) com o objetivo de angariar fundos para a Instituição Particular de Solidariedade Social Operação Nariz Vermelho.

A angariação para a instituição decorreu ao longo do mês de junho, tendo várias turmas colaborado com a venda de artigos - 5º A, 5ºB, 6ºB, 6ºC e 7ºB. Os alunos andaram a meter o nariz pela Escola.

Conseguimos angariar mais de 500€ que foram entregues, no dia 8 de julho, à Operação Nariz Vermelho. Agradecemos a todos que colaboraram e contribuíram para esta causa.

Desejamos que, com o nosso contributo, os Doutores Palhaços continuem a conseguir levar sorrisos e alegria a muitas crianças hospitalizadas.

Clique aqui para aceder ao vídeo realizado no âmbito desta causa.

Docentes responsáveis

Cláudia Miguel

Virgília Fernandes

 

No dia 23 de junho decorreu na nossa escola o 3.° Conselho Eco-Escolas.

Estiveram presentes na reunião representantes do órgão de gestão, dos docentes e não docentes, dos encarregados de educação e dos alunos da nossa Escola. Foram ainda convidados os Diretores de turma, Delegados e Subdelegados das turmas A, B e D do 5.° ano e 2.°SA.

Neste conselho procedeu-se ao encerramento do desafio interturmas de recolha de tampinhas, tendo as turmas com maior participação sido premiadas pelo seu empenho e trabalho de equipa, destacando-se as turmas convidadas que entregaram, cada uma, mais de 36 kg de tampinhas. A turma B do 5.º ano a que mais tampinhas conseguiu reunir, num total de aproximadamente 54 kg. Destacaram-se ainda mais 9 turmas às quais foi entregue um brinde de reconhecimento pela sua participação ativa na recolha ao longo do ano letivo - 5.ºE, 6.ºB, 6.ºC,  6.ºE, 7.º B, 7.ºC, 8.ºC, 8.ºG e 9.ºB.

Parabéns a todos! E um agradecimento especial aos Diretores de Turma que mantiveram as turmas motivadas neste desafio, promovendo boas práticas ambientais.

Seguiu-se um balanço geral das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, com a concretização do plano de ação elaborado com base nos resultados da auditoria ambiental.

Foi apresentado o póster Eco-Código 2020-2021, selecionado pela Comunidade Educativa por votação.

Gratos a todos que colaboraram com as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo programa, a sua concretização permitirá a candidatura para a atribuição do Galardão.

Podem consultar a apresentação do Conselho Eco-Escolas aqui.

   

 

A professora responsável

Cláudia Miguel

 

As turmas A e B do 8.º ano da nossa escola estiveram a desenvolver ao longo do ano letivo o projeto interdisciplinar intitulado por “Um pouco de nós…”, que teve como principais objetivos: promover o trabalho colaborativo entre os alunos utilizando várias tecnologias (TIC); desenvolver a noção de interdisciplinaridade; utilizar alguns recursos da escola e principalmente de partilhar com a comunidade educativa através de um blogue criado para cada turma, um pouco de como se apresentam e de algumas das atividades que foram dinamizadas pelos mesmos nas mais diversas disciplinas.

Clique aqui para conhecer um pouco a turma do 8.º A.

Clique aqui para conhecer um pouco a turma do 8.º B.

As disciplinas/professores responsáveis: 

TIC: Márcia Correia 

Português: Ana Paula Pereira 

Inglês: Nélia Teles 

Francês: Ana Cristina Quintal 

Geografia: Maria Lúcia Freitas 

Ciências Naturais: Isabel Sengo 

Educação Visual: Luís Pereira 

 

Com a colaboração das disciplinas/professores: 

Teatro: Rui Barata 

Físico-química: Judite Fernandes 

 

O projeto interdisciplinar “Continuar a aprender em E@D” contempla a articulação disciplinar, o trabalho colaborativo e os valores de cidadania necessários para o desenvolvimento das competências definidas no perfil dos alunos.  

Permitiu uma genuína participação dos alunos nas decisões que lhes dizem respeito, desenvolvendo a capacidade de dialogar e trabalhar em cooperação com os outros.

Clique aqui para aceder ao vídeo do 7.º A

Clique aqui para aceder ao vídeo do 7.º B

Disciplinas/professores envolvidos: 

  • TIC: Merícia Oliveira
  • Português: Marisol Mendes
  • FPS: Isabel Sengo

 
No âmbito do projeto interdisciplinar "Cartaz Publicitário" entre as disciplinas de Português e TIC, os alunos das turmas CD do 7.º ano realizaram vários trabalhos colocando em prática a temática abordada.
Clique aqui para aceder ao vídeo 1.
Clique aqui para aceder ao vídeo 2.
 
Os professoras responsáveis
Teresa Maria Reis da Costa
Arthur Dias

 

Os alunos do 3.º ano do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão no âmbito da sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT), realizaram durante o passado dia 24 de junho, na sala de sessões da nossa escola, uma ação de sensibilização para os alunos do 5.ºano englobando o tema da “Segurança na Internet”.

O balanço foi muito bom, atendendo que os alunos estiveram atentos a todas as dicas e orientações dadas, como também foram muito participativos em relação aos temas abordados.

Os alunos que dinamizaram a ação de sensibilização e seus respetivos professores orientadores da FCT reconheceram todo o apoio prestado para a sua concretização, como também deixaram um especial agradecimento a todas as turmas presentes.

Os dinamizadores da ação de sensibilização

Daniel Abreu

Luís Freitas

Sara Figueira

 

No passado dia 21 de junho de 2021, foi inaugurada, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a exposição com os trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do nono ano, no âmbito do projeto interdisciplinar, entre as disciplinas de Português e Educação Visual, "Os nossos artistas lusitanos".

Passem pelo Centro Cívico para observarem a exposição que ainda se encontra patente ao público.

Ficam alguns registos dos trabalhos expostos.

Os Docentes responsáveis

Graça Costa

Luís Alberto Pereira

Parceiros Institucionais