Respondendo ao repto lançado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia às escolas, associamo-nos de imediato à construção de material para ser utilizado pelos profissionais de saúde do SESARAM, neste caso máscaras de proteção.

A primeira já foi construída pelas "mãos" dos nossos colegas, Arthur Dias e Tânia Dias. Nestes dois pequenos vídeos ficam a conhecer um pouco do processo de construção na impressora 3D do projeto CAPER e que foi entregue à nossa Escola.

Aqui poderá visualizar o processo de construção das máscaras de proteção em impressoras 3D:

Vídeo 1 - Construção na impressora 3D pela nossa escola.

Vídeo 2 - Construção na impressora 3D - Projeto CAPER  

Este ano, o departamento de línguas, dinamizou uma semana inteira de atividades. Assim, de 2 a 6 de março de 2020, a semana foi dedicada aos alunos da nossa escola, proporcionando-lhes atividades várias.

A semana iniciou-se com o dia de segunda-feira dedicado à educação especial. No turno da manhã, foi realizada uma sessão com a Dr.ª Maria José Camacho que abordou “A História da Educação Especial na RAM”. Já no turno da tarde, realizaram-se atividades didáticas dinamizadas pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas – “Leitura fácil” (turma do 5ºE – aluno com autismo). A terça-feira foi dedicada ao português e ao inglês do segundo ciclo. Desta forma, foi realizado um concurso de spelling, quiz e mímica, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. O concurso era composto por três componentes: soletração (cinco palavras para soletrar em português e cinco, em inglês; jogo de perguntas (dez questões por disciplina sobre língua e cultura) e mímica (cinco palavras para mimar em português e outras cinco, em inglês). Na quarta-feira, foi projetada música francesa nos intervalos, a cargo do conselho de disciplina de francês, contando com a colaboração da rádio escola. Neste dia, também realizou-se um lanche partilhado aberto a todos os professores da escola. Foi um momento de descontração, de convívio, de conversa e de interação muito agradável. Já a quinta-feira foi dedicada ao conselho de disciplina de inglês do terceiro ciclo. Foram realizadas sessões de cinema ao longo de todo o dia para as turmas do terceiro ciclo. Chegamos à sexta-feira. Dia dedicado ao português do terceiro ciclo. Este dia foi muito enriquecedor e dinâmico. Desta forma, no turno da manhã tivemos a presença da diretora regional dos museus e dos centros culturais da Madeira, professora Graça Alves, que abordou a importância da leitura e da escrita e procedeu à apresentação de algumas das suas obras. No turno da tarde, foi realizada a atividade “Ler, mostrar e contar” que contou com a presença da vice-presidente Cristina Freitas; das formadoras da ação de formação “Diferenciação pedagógica: um desafio a abraçar”, professoras Helena Camacho e Érika Barros; dois encarregados de educação da turma do oitavo B, Sr. Aurélio Pita (pai do aluno Henrique Pita) e Srª. Rita Ornelas (mãe da aluna Constança Baptista).

O departamento de línguas agradece aos docentes que se disponibilizaram para acompanhar as turmas às atividades, ao conselho executivo pela disponibilidade e atenção, aos vários convidados, ao professor Chico Freitas por ter animado o lanche e a todos os alunos. Um agradecimento especial aos alunos que se voluntariaram para participar nas atividades dinamizadas no “Dia do português”: Matilde Serrão, Margarida Sá (turma do nono B), Carlos Olim, Emanuel Ferraz (turma do oitavo B), Andreia Dinis e Andreia Campos (turma do oitavo D).

A Coordenadora do Departamento,

Graça Reis da Costa

 

 

As turmas do 5.º B, 6.º D e 7.º C, realizaram uma visita de estudo à carrinha Creactivity, em Câmara de Lobos. Esta carrinha está integrada no projeto itinerante do BPI e da Fundação “La Caixa”. Esta atividade realizou-se no dia 5 de março com a turma 7.º C e no dia 6 de março com as turmas 5.º B e 6.º D.

O “Creactivity” é um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Este projeto itinerante tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participaram em workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O espaço tem várias áreas para implementar diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de "stop motion".

Foi uma experiência muito divertida onde aprendemos muito de forma lúdica.

 Os docentes envolvidos:

Cláudia Miguel, Catarina Faria, Marlene Neves, Gil Pereira e Filipe Neto

 

No passado dia 9 de março, aquando da comemoração do 3º aniversário da Área Protegida do Cabo Girão um grupo de alunos do 8º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 do Estreito de Câmara de Lobos efetuou a sua primeira a ação de limpeza da praia, enquanto seus padrinhos.
Resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL), o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e a nossa escola, definiu-se a condição de apadrinhamento desta Reserva, por parte dos nossos alunos.
Objetivam-se para este projeto, as sessões de limpeza da praia sita nesta Área Protegida, um património ambiental (biológico, geológico, paisagístico e humano), raro e de todos, localizado no nosso concelho. Nesta atividade, apoiada pelas duas instituições referidas e orientada pelos docentes de Ciências Naturais, espera-se uma maior consciencialização dos nossos alunos, para a importância da valorização e preservação do seu património ambiental. Tais atitudes, desde que cedo consolidadas, por certo tornarão os nossos discentes cidadãos mais ricos e pró-ativos, no exercício da sua cidadania, na defesa da sua qualidade de vida e ambiente.
Em meu nome, e dos meus alunos, expresso às instituições que acolheram e apoiaram o projeto, o Conselho Executivo, o Eng.º Filipe, representando o IFCN e o Sr. Vereador Leonel Silva, representando a CMCL, a gratidão e reconhecimento pela disponibilidade perante o projeto.
Aos meus alunos registo aqui a sua pronta e abnegada disponibilidade para a concretização harmoniosa da atividade. A estes e perante este facto deixo uma merecida e salutar mensagem de parabéns.


Docente de Ciências
Paulo Jardim

O dia 21 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Materna. Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Ao comemorar o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística. Estima-se que metade das quase 6000 línguas faladas no Mundo esteja em risco de desaparecer.

A Escola do Estreito de Câmara de Lobos, mais especificamente a turma B do sétimo ano, juntou-se a esta comemoração, participando numa atividade dinamizada pelo Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, tendo como orador o Dr. Manuel Neto.

Realça-se que os alunos interagiram de uma forma positiva com o orador e este levou a que os discentes percebessem que a diversidade de línguas existente e o multilinguismo é gerador de novos conhecimentos e ideias.

Professoras que acompanharam os alunos Isabel Sengo e Judite Fernandes.

 

 

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento/Apoio ao Estudo as turmas 6.º A e B, do Projeto Estreito+, desenvolveram o projeto interdisciplinar “Nós somos a diferença”, no seguimento da abordagem do tema a “Interculturalidade”. O projeto foi desenvolvido enquanto as turmas estavam em mobilidade, o que contribuiu para uma partilha de experiências ainda mais enriquecedora. O projeto teve como principais objetivos: desenvolver o respeito pela diversidade de pessoas na escola e em outros contextos sociais; manifestar vontade de aprender a partir das experiências dos outros e desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social. A exposição dos trabalhos encontra-se à entrada do pavilhão um da nossa escola.

Clique aqui para aceder as fotografias.

A exposição de S. Valentim decorreu de 11 a 18 de fevereiro. A mesma pôde ser visitada à entrada da secretaria da nossa escola. Contou com uma variedade de trabalhos: desde desenhos com motivos/vocabulário alusivos à efeméride a objetos 3D elaborados com materiais criativos reutilizáveis, privilegiando, desta forma, a educação para a sustentabilidade.

Dinamizadores: Conselho da disciplina de Inglês do 2.º Ciclo

No passado dia 18/02/2020 alguns alunos representantes da escola, das turmas do 9ºC e 9ºD da Escola Básica dos 2º e 3º do Estreito de Câmara de Lobos, acompanhados do Professor de História Pedro Cabrita participaram na 20.º cimeira do “Parlamento Jovem”. Os alunos foram comandados pela Laura Soares e Eleonora Pereira e como suplentes a Helena Sousa e o Diogo Vieira. Como Jornalista tivemos o Santiago Olim.

Realizada na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos com tema de “Turismo Sustentável”, os alunos tiveram como objectivo promover ideias que abrangessem o turismo sustentável. Juntamente com as escolas Colégio Infante D.Henrique, EB23 da Torre, Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Escola Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior participaram num debate, na escolha das melhores ideias para serem debatidas mais tarde na Assembleia Regional no próximo dia 18 de Março No final foi realizada uma votação para escolher os melhores deputados para representar a sua respectiva escola na próxima assembleia. A nossa representante será a Laura Soares.

O Jornalista

Santiago Olim

Pelas catorze horas, a carrinha da Câmara saiu da Escola do Estreito em direção à São Vicente. A turma do 7ºC, acompanhada pelos docentes Lúcia Freitas e Nicolau Neves e a Srª funcionária Ermelinda Silva, pelo caminho cantavam músicas madeirenses e contavam histórias… alegria quanto basta, para uma viagem divertida até as grutas de São Vicente.

Chegamos!

Fomos bem recebidos no centro de vulcanismo, de um modo simples e simpático pela guia turística Sr.ª Fátima Freitas, que nos deu a conhecer o percurso e a génese da gruta.

A turma entrou no pavilhão do conhecimento, no qual foram adquirindo vários conhecimentos sobre vulcanismo ativo, e de seguida fomos até ao centro da Terra, com a visualização de um filme a três dimensões em que os alunos tomaram conhecimento da génese e formação da nossa linda ilha.

Intervalo!

Os alunos lancharam e descomprimiram, voltando para o autocarro, no qual nos dirigimos até à Escola, cantando…

Agradeço ao Conselho Executivo, à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, à direção das grutas, à prof.ª Lúcia, à Srª Ermelinda e aos alunos da turma 7ºC. A todos o meu muito obrigado.

Nicolau Neves - Conselho de Disciplina 520 - Biologia e Geologia.

Parceiros Institucionais