No dia 29 de novembro, a nossa turma, o 9º G, realizou uma visita de estudo às ilhas Desertas. Às 8.30 estávamos todos no cais prontos para embarcar no navio patrulha Tejo, onde fomos recebidos pela tripulação da Marinha. Explicaram-nos as regras de funcionamento do barco  e até nos ofereceram comprimidos para o enjoo! 
A viagem até às Desertas demorou cerca de duas horas e pelo caminho tivemos a sorte de ver golfinhos! Fundeamos ao largo da ilha e, com a ajuda de botes, fomos levados até terra, o que foi muito divertido, pois fez lembrar as praias em estado selvagem de outros tempos.
Aí, um dos vigilantes da natureza contou-nos um pouco da história das Desertas e mostrou-nos a flora e a fauna predominante na ilha, como a tarântula, as cabras, a freira do bugio, a alma negra, entre outros. Vimos também um pequeno "hospital" onde tratam as crias dos Lobos Marinhos! Aproveitamos ainda para dar uns valentes mergulhos, pois o dia estava excelente!
Pelas 14h, voltamos ao barco e a entrada nos botes na praia foi uma aventura, com quedas e "banhos imprevistos" à mistura! A viagem de regresso foi mais calma, pois quase todos dormimos! No entanto, tivemos ainda oportunidade de assistir a um simulacro de falta de energia no barco! Acordamos sobressaltados, mas o comandante já nos tinha avisado que fariam exercícios de treino ao longo do dia! Ufa!
Chegamos à nossa ilha sãos e salvos, cansados de um dia de diversão e de novas experiências!
 
Turma 9º G - 2019/2020

O Conselho Executivo em parceria com o Conselho de Disciplina de Informática, a Coordenação de TIC e a Coordenação de Manuais Digitais organizaram um Workshop destinado aos encarregados de educação, que teve os seguintes objetivos:

  • Sensibilizar para os perigos online e os cuidados a ter;
  • Apresentar o site da escola e as diversas aplicações existentes na mesma;
  • Apresentar as apps Place e Sige;
  • Apresentar o funcionamento dos manuais digitais.

Este Workshop, que decorreu no passado dia 16 de novembro, das 9:30h às 13:00h  teve a presença de 40 encarregados de educação. Esta atividade teve um feedback muito bom por parte dos destinatários.

É de referir que os Encarregados de Educação que não estejam a conseguir aceder à Plataforma Place e/ou Sige, poderão ser recebidos no seguinte horário de atendimento:

 

  • 3.ª feira, das 9:45h às 11:15h - Prof.ª Merícia Oliveira - sala 13/0
  • 6.ª feira, das 13:15h às 14:45h - Prof. Arthur Dias - sala 13/0

 

O Conselho Executivo

O Conselho de Disciplina de Informática

A Coordenação de TIC

A Coordenação dos Manuais Digitais

No dia 22 de novembro do presente ano, pelas 9h30, na Praça da Autonomia de Câmara de Lobos, decorreu a cerimónia do Hastear das Bandeiras Verdes conquistadas pelas escolas do Município de Câmara de Lobos, no âmbito do Programa Eco-Escolas. A representar o nosso estabelecimento de ensino estiveram presentes nove alunos da turma E do sexto ano, a Coordenadora do Programa Eco-Escolas, a professora Mónica Semanas, o Professor João Barros e o Vice- Presidente do Conselho Executivo, o professor João Barbosa.

As iniciativas da escola em parceria com o Projeto Eco- Escolas, honraram o trabalho que a nossa escola tem desenvolvido, no sentido de melhorar o seu desempenho ambiental. Foi necessário fazer parte da mudança, aquela que respeita comportamentos amigos do Ambiente e que nos permite continuar a fazer parte deste Planeta. Cuidar do ambiente é cuidar de si.Com este projeto a escola encorajou o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental da escola, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas

Mónica Semanas

 
Para participar, basta escolher um dos excertos literários divulgados no regulamento em anexo e enviar a melhor fotografia que represente o texto selecionado. Os trabalhos serão analisados por um júri de acordo com a categoria a que se candidata.
O prazo para envio dos trabalhos e respetiva inscrição é dia 31 de janeiroParticipe, há prémios. 
Clique aqui para aceder ao regulamento do concurso
Bons flashes!
As dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura
Marisol Mendes e Marina Marques

 

 

 

Hoje dia 20 de novembro 2019, a nossa escola juntou-se à Missão Pijama. Neste âmbito, a comunidade escolar participou no Dia do Pijama, vindo para a escola de pijama ou algo que alusivo ao ato de dormir (almofadas, peluches, chinelos, cobertores, robes, etc) e realizando atividades alusivas ao dia.

Apelou-se igualmente ao espírito solidário, solicitando a todos os membros da comunidade a angariação de pijamas para a casa dos pijamas, que terá como intuito ajudar as famílias carenciadas da nossa comunidade. Esta angariação, decorrerá entre o dia 20 de novembro e 10 de dezembro. A casa dos pijamas estará no átrio do pavilhão 0.

A turma do 6ºE, no campo de ação da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento e área não disciplinar de Apoio ao Estudo, elaborou um mural alusivo aos Direitos das Crianças que se comemora igualmente neste dia.

Ana Pereira, João Barros, Mónica Semanas e turma 6.ºE

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos através da delegada do grupo 700 - EE, professora Cristina Vares Rosário inscreveu-se no passatempo dinamizado pelo Caniço Shopping em parceria com o Instituto de Floresta e Conservação da Natureza intitulado “Vamos decorar o Caniço Shopping de mãos dadas com a natureza”. Este passatempo tem como principal objetivo a decoração do shopping recorrendo a utilização de materiais recicláveis.

À nossa escola coube a decoração de uma árvore grande. A mesma foi decorada com anjos elaborados pelos alunos do 2º ciclo com necessidades educativas. Para esta iniciativa foi valiosa a colaboração da docente do grupo 240 Anabela Chaves, que mostrou desde o início disponibilidade para ajudar tanto na elaboração do molde do anjo bem como na montagem da decoração, que teve lugar no dia 14 de novembro naquela superfície comercial.

Convidamos a nossa comunidade educativa a visitar o Caniço Shopping até ao dia 9 de janeiro para ver não só a nossa árvore bem como toda a decoração alusiva à época festiva.

Na passada quarta-feira, dia 13 de novembro, os alunos participantes no Prémio Infante D. Henrique foram ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, onde foram recebidos pelo Dr. Pedro Coelho, presidente da Câmara, e pelo SAR  Duque de Bragança, patrono nacional do Prémio,   com o intuito de assistir à cerimónia de  formalização das atividades que irão conduzir os jovens participantes do concelho à realização do referido Prémio.

O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a  jovens com idades compreendidas entre os 14 aos 25 anos de idade, que promove o seu desenvolvimento  como cidadãos ativos, participativos, estimulando o contributo  positivo na sociedade dos nossos dias.

O Programa existe em mais de 100 países, contando com a participação de  mais de  6 milhões de Jovens .

Através do Prémio, os jovens adquirem competências essenciais para o seu percurso de vida: autoconfiança, autoestima, responsabilidade, cidadania ativa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação e respeito pelo outro e pelo meio.

Assim, juntamente com alunos de outras duas escolas do concelho, dez alunos do 9º B, acompanhados  pelas  monitoras do Prémio, professoras Sónia Bastos e Cláudia Gomes, e do Presidente do Conselho Executivo da EBECL, professor António Mendonça, assistiram ao discurso das entidades, bem como à assinatura formal da licença do Núcleo Operacional de Câmara de Lobos do Prémio Infante D. Henrique.

Foi uma manhã diferente que serviu como “entrada com o pé direito” neste prémio de enorme prestígio nacional e internacional.

 

Às 11h15 do dia 15 de novembro de 2019 a terra tremeu… e a nossa comunidade escolar realizou os três gestos que salvam – baixar, proteger e aguardar, durante a ocorrência de um sismo.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, assim, devemos estar preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente.

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos participou na iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, denominada “A Terra Treme”. Esta iniciativa já vai na sétima edição e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Com a duração de 1 minuto, todos os participantes executaram os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

No passado dia treze de novembro realizou-se na biblioteca da escola a apresentação da obra "A vida de São Martinho", com a presença do autor, Cónego Marcos Gonçalves e do ilustrador, Nelson Henriques. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Coordenação e Dinamização da Biblioteca, as monitoras do Clube de Informática, e a docente de Educação Moral e Religiosa Católica do 6.ºB.

Para complementar a atividade foi promovida uma exposição de trabalhos (biografia e ilustrações) da autoria dos alunos do 6.ºB, que também foram ativos intervenientes na atividade, assim como uma exposição de ilustrações, esboços e peças gentilmente facultadas pelo ilustrador.

Afim de verificar os conhecimentos dos alunos sobre a obra foi dinamizado um questionário sobre a obra, utilizando a ferramenta Kahoot.

O interesse e entusiasmo dos alunos foi a nota alta desta atividade.

Bem hajam a todos os contribuíram para a consecução desta iniciativa.

 

A Coordenadora e Dinamizadora da Biblioteca – Elisabete Timóteo

As monitoras do Clube de Informática – Marlene Neves & Lídia Henriques

A docente de Educação Moral e Religiosa Católica do 6.ºB – Sílvia Silva

No dia 31 de outubro, celebrámos o Halloween na nossa escola. As atividades alusivas à efeméride resultaram de um Projeto interdisciplinar e transdisciplinar, da iniciativa do conselho da disciplina de Inglês do segundo ciclo. É com um enorme sentimento de alegria, orgulho e gratidão que os docentes de inglês do segundo ciclo se dirigem a todos os intervenientes que aceitaram o desafio e os felicitam, de coração cheio: alunos e professores de várias disciplinas (o projeto abrangeu as doze turmas do segundo ciclo), bem como o pessoal não docente da cantina da escola. Tivemos uma gincana com oito jogos (trabalharam-se, previamente, as regras dos mesmos, procedendo-se à abordagem do texto diretivo/instrucional), um flash mob e, ainda, uma refeição temática na cantina. Decorreram, igualmente, outras atividades ao longo do mês, em sala de aula, desde desafios matemáticos, exploração de vocabulário alusivo ao tema (em português e inglês), análise e tradução do tema "Thriller" de Michael Jackson, a realização de jogos de Halloween na plataforma educativa "Kahoot", bem como a decoração e concurso de abóboras, criação de catrinas e postais, criação de um álbum de fotografias digital para ser divulgado na TV Escola e exploração da origem da festividade. Foi, ainda, estabelecida parceria com o "Eco-Escolas", nomeadamente através do recurso a material reutilizável/desperdício. Todos contribuíram, afincadamente, para proporcionar aos nossos alunos um dia divertido e memorável.  Todos os alunos do segundo ciclo participaram na atividade, tendo sido endereçado convite ao terceiro ciclo para se juntar às comemorações.

Objetivo cumprido! As fotografias falam por si! O nosso sincero obrigado! Juntos somos mais fortes!!

O Conselho da disciplina de Inglês do 2.°CEB

Parceiros Institucionais