As cinco turmas do 6.º ano de escolaridade, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, realizaram, no dia 12 de junho, uma entusiasmante visita de estudo à ilha do Porto Santo.

Esta atividade, projetada e organizada desde o início do ano letivo, no âmbito dos projetos interdisciplinares das turmas, envolveu 116 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, que, nas primeiras horas da manhã, partiram do porto do Funchal, local de embarque no Lobo Marinho, prontos para um dia repleto de atividades educativas e lúdicas, explorando algumas das principais atrações da ilha dourada.

No momento da chegada ao Porto Santo, a ansiedade e a excitação eram visíveis nos rostos dos jovens.

As duas Equipas Pedagógicas fizeram percursos diferentes:

Equipa 6.ºABC: Os autocarros esperavam-nos e os sorrisos de dois motoristas que receberam a comitiva, com boa disposição e boa conversa. O centro da vila foi a primeira paragem, que se fez pequena, para alguns registos fotográficos, que antecederam uma caminhada até ao local de almoço.

Terminado o almoço, foi tempo de brincadeiras e uma partida de futebol entre alunos visitantes e alunos do Porto Santo. Ganharam os nossos! O jogo e a oportunidade de conhecer novos amigos e uma nova escola e seus espaços.

Era tempo de uma nova caminhada até ao centro e uma “lambeca”, a merecida sobremesa, que precederam uma passagem pelo Miradouro dos Balcões e a ida ao “minizoo” do Porto Santo, onde os olhares curiosos e entusiasmados foram uma constante, sempre acompanhados de cliques fotográficos, para registar cada momento.

E como a visita ao Porto Santo era de um só dia, o grupo apressou-se a retomar o seu caminho e ir até à praia. O sol só apareceu por momentos, mas nada invalidou a vontade do grupo de desfrutar daquele areal maravilhoso. A praia fez-se de risos, correrias, mergulhos, partilhas, brincadeiras, algum protetor solar e muita cumplicidade.

“Cumplicidade” é a palavra que fica deste grupo que viveu um dia, de uma forma presente, simples e plena. E isto também é aprendizagem. Aquela que tira (e dá) o que cada um tem de melhor.

 

Equipa 6.ºDE: A primeira paragem foi na Quinta das Palmeiras, um verdadeiro oásis em miniatura, onde os alunos puderam conhecer a diversidade da fauna e flora presentes neste espaço encantador e observar uma variedade de espécies de plantas exóticas e aves.

Após a visita à Quinta das Palmeiras, o grupo dirigiu-se à Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco para o almoço. Este momento foi fundamental para que os alunos pudessem recarregar energias para as atividades da tarde e socializar, partilhando as primeiras impressões do dia e criando laços de amizade mais fortes.

Na parte da tarde, a aventura continuou com uma volta à ilha num autocarro panorâmico. Este passeio proporcionou uma vista deslumbrante e privilegiada sobre as diversas paisagens naturais do Porto Santo, desde as suas praias douradas até às montanhas e formações rochosas. O guia do autocarro partilhou informações históricas e culturais sobre a ilha, enriquecendo o conhecimento dos alunos sobre este destino único.

A jornada culminou com uma visita à praia, onde as crianças puderam desfrutar de um merecido momento de lazer, nadando e brincando nas águas cristalinas do Atlântico e areias douradas que tornam o Porto Santo um lugar singular.

Esta atividade foi o auge de um dia pleno de descobertas e diversão com jogos de praia, banhos de mar e momentos de descontração que marcaram esta etapa final da visita, deixando os alunos revigorados e felizes.

O regresso ao Funchal foi feito ao final da tarde, com os alunos visivelmente satisfeitos, carregando consigo memórias inesquecíveis de um dia bem passado repleto de novas aprendizagens e momentos de alegria. 

A realização desta visita de estudo só foi possível graças ao generoso apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, da Junta do Jardim da Serra, do Pingo Doce do Porto Santo e da Câmara Municipal do Porto Santo. Estes apoios foram essenciais para cobrir os custos de transporte, alimentação e atividades, demonstrando o compromisso destas entidades com a educação e bem-estar das crianças. Agradecemos profundamente a todas estas entidades pelo seu contributo inestimável, que permitiram a concretização desta experiência única para os alunos e tornaram a experiência ainda mais significativa e memorável.

Adicionalmente, é de destacar a importância das atividades realizadas ao longo do ano, de angariação de fundos: a venda de canetas e bolos, bem como a venda de rifas e a dinamização da Feira das Oportunidades. Estas iniciativas, organizadas por alunos, pais, professores e funcionários foram um sucesso e refletiram o espírito de cooperação e solidariedade que caracteriza a nossa comunidade educativa, garantindo que todos os alunos pudessem participar nesta experiência enriquecedora.

Agradecemos profundamente a todos os envolvidos, cujo esforço e dedicação foram indispensáveis para o sucesso desta visita de estudo ao Porto Santo, um dia que ficará gravado na memória de todos os participantes.

Veja alguns registos da:

Os Diretores de Turma:

6.ºA – Anícia Maria Gonçalves Sousa Freitas

6.ºB – João Gil Alves Pereira

6.ºC – Cláudia Isabel Saraiva Miguel

6.ºD – Marina Isabel Pais Martinho Marques

6.ºE – Catarina Favila Vieira da Silva Faria

10.ª Edição

 

A coordenação da revista agradece a todos os que disponibilizaram os seus trabalhos e tornaram possível a criação desta edição da revista digital da nossa escola.

Coordenação: Elisabete Timóteo | Graça Costa | Marlene Neves

Colaboração: Comunidade Escolar 

Os alunos das turmas D e E, do sexto ano, no dia 25 de junho de 2024, realizaram um almoço de finalistas, no restaurante local “As Vides”, acompanhados pelos professores Catarina Faria, Fernanda Gonçalves, João Correia, Liliana Sousa, Márcia Sampaio, Maria Fátima de Barros, Maria Floripes Pereira, Marina Marques, Nelly Sequeira, Rui Barata, Sónia Domingos e pelos elementos do Conselho Executivo, os professores António Mendonça, Cristina Freitas e Tânia Dias.

Esta atividade contribuiu para fortalecer relações entre os intervenientes e assinalar o fim de um longo “caminho” feito nestes dois anos letivos, de trabalho intenso e muito próximo, com grande crescimento e aprendizagem, em prol do sucesso escolar de todos os alunos das duas turmas.

Um agradecimento muito especial aos elementos da Equipa Pedagógica, ao Conselho Executivo e aos Encarregados de Educação, por terem estado sempre presentes e colaborantes.

Agradecemos a todos quantos, de uma ou de outra forma, “caminharam” ao nosso lado.

Veja aqui os registos desta atividade.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”

(Antoine de Saint-Exupéry)

As diretoras de turma,

Catarina Favila Vieira da Silva Faria

Marina Isabel Pais Martinho Marques

 

Para celebrar a liberdade artística e assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, entre os dias 24 de abril e 3 de maio, esteve patente, na escola, o “Mural da Liberdade” construído com cravos elaborados em diversos materiais, por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação da nossa escola.

Um agradecimento especial a todos os que deram o seu contributo para esta exposição.

Veja aqui os registos desta atividade.

A professora,

Marina Isabel Pais Martinho Marques

No dia 2 de julho de 2024, a nossa escola participou no Encontro Regional Centro-Sul da 10.ª Edição do Apps for Good Portugal, com duas equipas que apresentaram duas soluções tecnológicas, que visavam resolver dois problemas da sociedade, assim sendo, os alunos desenvolveram projetos relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, cidades e comunidades sustentáveis e saúde de qualidade.

As alunas Luana Silva e Francisca Lopes da turma E do 9.ºano apresentaram a solução tecnológica “Safe Help”. Os alunos Tiago Costa, Emily Pereira e Jean Costa, da turma C do 9.ºano apresentaram a solução tecnológica “Med Recycle”. Os alunos apresentaram e representaram muito bem a nossa escola com as suas soluções tecnológicas.

Foram momentos de aprendizagem, conhecimento, partilha e amizade que ocorreram neste evento que não se apagarão da memória dos nossos alunos e professores envolvidos.

Parabéns aos nossos alunos pelo empenho, dedicação e o excelente trabalho desenvolvido! 

Responsável pelo projeto:  Lídia Henriques

Cursos EFA – Nível Secundário e Formação Modular Alemão

“Rota do Conhecimento: À Descoberta da Escola”

Na escola, em busca de conhecimento,

adultos reunidos, com entusiasmo no momento.

Cursos EFA e FM, lado a lado,

explorando o saber, sem cansaço ou fado.

O Peddy Paper foi o desafio lançado,

pelas salas, corredores, e pátio tudo animado.

Com mapas nas mãos, pistas a decifrar,

os formandos aventuraram-se, prontos para explorar.

No final do dia 17 de junho de 2024, aplausos e risadas ecoaram no ar,

os formandos e formadores dos cursos EFA e FM, unidos a celebrar.

O Peddy Paper, foi mais do que umas jogadas,

foi uma jornada de aprendizagem, amizade e memória guardadas.

Se tens curiosidade em saber o que se estava a passar,

O registo fotográfico deves consultar.

As formadoras: Ângela RoveriMarsília Abreu e Susana Corriça 

O Mediador pessoal e social/formador: Orlando Moreira

No passado dia 6 de maio, Dia Nacional do Azulejo, a turma D, do sexto ano, acompanhada pelas professoras Marina Marques e Sónia Domingos, realizou uma visita de estudo à Casa-Museu Frederico de Freitas, no Funchal, no âmbito do seu projeto interdisciplinar.

Os alunos visitaram a Casa-Museu Frederico de Freitas, de proporções imponentes e chamativa cor avermelhada, uma presença marcante na íngreme Calçada de Santa Clara e um elemento de destaque no âmbito da arquitetura civil urbana da zona histórica da São Pedro e do centro do Funchal.

Na Casa dos Azulejos, os alunos, fizeram a visita guiada com o tema “Percursos entre tapetes de padrão” e tiveram a oportunidade de viajar no tempo, pelo mundo do azulejo. Do século XIII aos nossos dias, aborda o Oriente, especialmente a produção islâmica, passa pela Europa, através das peças medievais, de majólica, de um significativo conjunto de azulejaria holandesa e de um importante núcleo de fabrico nacional. A exposição inclui, para além das peças isoladas e fragmentos resguardados em vitrinas, uma enorme variedade de painéis que se distribuem ao longo de quatro pisos, numa lógica cronológica e de origem.

No final da visita, o Serviço Educativo da Casa-Museu Frederico de Freitas, aproveitando o potencial do Museu como veículo de Educação para incentivar o respeito e a salvaguarda do património, preparou para os alunos atividades que visaram estimular vivências e aprendizagens diversas e promover a troca de experiências e de saberes.

Esta visita de estudo permitiu aos alunos não só conhecerem, de forma participativa o património etnográfico, cultural e patrimonial regional, mas também assinalar o dia 06 de maio, o Dia Nacional do Azulejo, proporcionando uma ocasião de evocação da sua proteção e preservação, reconhecendo esta tradição nacional, projetando a sua importância.

Veja alguns registos da visita:

Visita de estudo à Casa-Museu Frederico de Freitas.

Publicação feita na página do Facebook da Casa-Museu Frederico de Freitas

Um agradecimento especial à SER que disponibilizou o transporte e a todos os que contribuíram para o sucesso desta atividade.

As professoras,

Marina Isabel Pais Martinho Marques

Sónia Patrícia Canha Domingos

As turmas de sexto ano, na disciplina de HGP, participaram no concurso “25 de Abril, um projeto de Liberdade” promovido pela Escola Virtual para incentivar a integração da metodologia de projeto na prática letiva.

Os projetos foram criados e desenvolvidos, a partir do guião de projeto, na área de projetos da plataforma Escola Virtual e pretenderam promover a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre alunos, tendo como reflexão de partida os valores do 25 de Abril.

Quatro alunas do 6.ºC, de forma muito original e criativa, como produto final do seu projeto, decidiram fazer uma reinterpretação de uma música “Re-Tratamento” dos “Da Weasel”, veja aqui.

Um agradecimento especial, ao professor Rui Barata que colaborou nas gravações do vídeo.

A docente de HGP

Marina Isabel Pais Martinho Marques

 

Os docentes de Matemática, 3.º ciclo, desafiaram os seus alunos a mostrar a Matemática no seu dia-a-dia através das fotos e foram bem sucedidos.

Infelizmente não foi possível colocar todas as fotos enviadas pelos alunos, mas pelo menos uma foto de cada aluno podemos ver.

Um muito obrigada a todos os alunos que se empenharam neste desafio e boas férias para todos.

Clique aqui para ver o vídeo.

Grupo 500

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok