No âmbito das atividades previstas no Plano Anual de Escola, o Conselho de Disciplina de Francês colaborou na atividade interdisciplinar, “Elaboração de postais e mensagens alusivos ao S. Valentim”, dinamizada pelo Departamento de Línguas, com vista a comemorar esta efemeridade na escola.

Nesta iniciativa, participaram as turmas do oitavo ano, com trabalhos muito criativos e diversificados, proporcionando-se um momento de dinâmica intercultural, vivenciada pelos discentes implicados na atividade e por toda a comunidade escolar.

A mesma contou com uma grande cooperação por parte dos alunos, bem como dos professores que coordenaram o desenvolvimento dos trabalhos, considerando-se o seu balanço muito positivo.

O Conselho de Disciplina,

Francês 3º CEB

 

Ser criança implica amor, atenção, lar, educação, brincadeira! Mas se aos olhos de nós, ser criança é sinónimo de paz e de tranquilidade, em muitos países como o Afeganistão, Filipinas, Síria, Paquistão, Sudão, Índia, Iraque, ser criança é sinónimo de violência, ataques, armas, tiros, sangue, mortes, guerra. Sim, existem milhares de crianças que são obrigadas a serem soldados em ponto pequeno e a assistirem e a participarem em confrontos violentos, que os marcarão eternamente. E, por isso, no dia 12 de fevereiro assinalamos o Dia da Mão Vermelha, o dia em que a Organização das Nações Unidas disse basta a um recrutamento forçado e violento. Esta organização que luta diariamente pelos direitos das crianças pretende, desde 2002, alertar todos os políticos e cidadãos para esta realidade crua e proibir a participação das crianças e adolescentes em guerras. No entanto, ainda hoje em dia existem cerca de 300 a 500 mil crianças que participam, obrigatoriamente, em guerras. Muitos alunos juntaram-se a nós nesta iniciativa e deram Mão Vermelha a esta realidade! Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos. As turmas do 5.ºC e 5.ºG.

 

No âmbito do Plano Anual de Escola, inserido nas atividades do conselho de disciplina de informática e da responsabilidade do Prof. José Elawar, realizaram-se duas sessões nos dias 31/01/2019 e 06/02/2019, relativas à palestra “Fábrica Digitalizada”. As sessões contaram com as presenças das seguintes turmas: 1º A/TIG, 8ºAB2, 9ºAB1, 9ºAB2, 9ºG e 3º A/TIG, também é de realçar o interesse demonstrado por alguns docentes que também participaram na mesma atividade a título pessoal. Nesta Palestra foram abordados os seguintes temas:  a evolução histórica da indústria até hoje; a caracterização das realidades de hoje sob ponto de vista industrial e tecnológico; a necessidade em entender as desigualdades/disrupções que estas evoluções causarão nas diferentes realidades sociais; a descrição e apresentação de uma Demo do conceito da indústria 4.0 (I4.0); o testemunho de um especialista e sua experiência no campo; as profissões emergentes até 2022, no que diz respeito ao acompanhamento da evolução tecnológica.

Clique aqui para aceder à apresentação.

O docente Lúcio Elawar

 

No passado dia 6 de fevereiro, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a Caixa de Palco contagiou alunos e professores do 2.º ciclo com duas hilariantes e interessantes peças de teatro infantojuvenis, baseadas nas obras A viúva e o papagaio, de Virginia Woolf, para o 5.º ano e Os piratas, de Manuel António Pina, para o 6.º ano. Os alunos puderam, de uma forma peculiar e num espaço extra sala de aula, aprender e consolidar duas obras literárias, integradas no Plano Nacional de Leitura e abordadas em contexto escolar, na disciplina de Português. Com um público exigente, a Caixa de Palco arrancou inúmeros sorrisos e gargalhadas durante as duas atuações, fomentando o interesse dos alunos pelo Teatro e Cultura Portuguesa.

As professoras responsáveis

Joana Matos, Anícia Freitas e Júlia Barros

 

 
No próximo dia 13 de fevereiro, às 18h20min., na sala de sessões, será dinamizada a ação de sensibilização sobre alimentação saudável, inserida no âmbito do Projeto Corpo Ativo.
Clique aqui para aceder ao cartaz, que foi elaborado pelos alunos da turma 5ºAB2, nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Apoio ao Estudo,  com a colaboração das respetivas professoras Ana Pereira e Ana Sampaio (diretora de turma).
 
As professoras responsáveis pelo projeto
Sónia Ramos e Carolina Escórcio

 

No Dia Escolar da Não Violência e da Paz, 30 de janeiro, as turmas do 5.º C e 5.º G convidaram a autora Sofia Henriques para apresentar a obra “A Cestinha Cintilante” que aborda através das personagens Pipo, Mimi, Jonas, Lili e Gui valores como a verdade, a partilha, a responsabilidade, a gratidão e a ajuda. Efetivamente, a paz é alcançada através dos múltiplos valores que devem ser fomentados por todos e para todos! Assim, neste dia, foram várias as turmas do 2.º ciclo que se dirigiram até ao Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos para assistir a esta apresentação. Esta iniciou com uma breve contextualização dos alunos e de uma pequena entrevista à autora com o principal propósito de todos a conhecerem melhor. Após a divertida, interessante e dinâmica apresentação da autora, os muitos alunos puderam participar ativamente num diálogo entusiasmante sobre os valores. Para terminar em beleza, os presentes puderam a assistir a um pequeno vídeo sobre os valores e a forma como estes, quando semeados são sempre colhidos. No fim, as turmas organizadoras agradeceram aos presentes através da entrega de um marcador de livro, de um ramo de rosas e um quadro à Dra. Sofia Henriques.

Um MUITO OBRIGADA a todos, por semearem valores!

No passado dia 12 de dezembro, as turmas C e G do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, realizaram o Mercadinho de Natal. No âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular e partindo do tema da Alimentação Saudável inerente a Cidadania e Desenvolvimento, os alunos organizaram um mercadinho com várias banquinhas onde foram vendidos os mais diversos produtos: legumes, frutas, compotas, bolos, gomas, pipocas, sumos, chás, especiarias, artesanato, entre outros. Para além da venda de produtos, os presentes foram surpreendidos com a visita do Pai Natal, de música, de dança, de declamação de poesia e de um espaço decorado a rigor, contribuindo assim, para um ambiente caloroso de confraternização e animação. Os alunos também estavam vestidos com cores e com adereços alusivos ao Natal. Tal atividade só foi possível com o envolvimento dos alunos, dos encarregados de educação, do pessoal docente e não docente, do conselho executivo, mas também de algumas lojas locais. Eis alguns relatos de alunos:

“Achei o mercadinho muito interessante, porque tive com quem conversar e foi engraçado de ver o Pai Natal.”

“Gostei e diverti-me muito mais do que pensava!”

“Gostei mais da parte da manhã, porque conseguimos vender mais produtos.”

“Gostei muito de estar nas barracas.”

 Um bem-haja a todos aqueles que contribuíram para este dia tão especial!

 

No âmbito do Plano Anual de Escola, o grupo 200 levou a cabo a montagem duma “lapinha”, recorrendo a trabalhos elaborados pelos alunos e, tendo em vista a importância da proteção ambiental, o uso de materiais reciclados.

Neste seguimento, contou com o empenho e carinho dos alunos do 2º Ciclo, bem como com o apoio dos docentes de Português do 2º Ciclo.

Mais do que a “lapinha” em si, saliente-se a dedicação e o espírito de colaboração de todos os envolvidos.

O delegado de disciplina do grupo 200

Luís Romão Madruga da Costa

No passado dia 24 de novembro de 2018 decorreu na Paróquia de Nossa Senhora da Graça, pelas 18h30min., a Cerimónia da Bênção das Capas dos alunos finalistas do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão e do Curso de Educação e Formação de Adultos – EFA Escolar - Nível Secundário, pertencentes à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

A professora Sónia Rodrigues foi a madrinha da turma do 3ºA/SP e a professora Ana Vieira da turma EFA 2º/SA.

Foi uma cerimónia marcada com muita alegria e emoção, visto ser o culminar de uma longa caminhada, realizada com muito esforço e dedicação pelos nossos alunos.

Parabéns a todos os nossos Finalistas!

Parceiros Institucionais