A “Hora do Código” é um “evento global par os alunos de todas as idades tenham contacto com a programação e as ciências da computação e permite-lhes mostrar que programar pode ser fácil e divertido”.

Esta é uma iniciativa da Code.org, integrada na Computer Science Education Week, que decorreu entre os dias 9 a 13 de dezembro. O conselho de disciplina de informática da nossa escola não podia ficar de fora e alinhou, mais uma vez, em participar nesta iniciativa com as turmas do segundo e terceiro ciclos e secundário. As atividades realizadas ajudaram a desenvolver o raciocínio lógico e matemático. Foram realizadas atividades de robótica, com o Arduíno e Micro:bit e do site https://code.org/.

O Conselho de Disciplina de Informática

 
No dia 16 de dezembro, da parte da tarde, decorreu um workshop de biscoitos de gengibre" Gingerbread" (uma atividade do Plano Anual de Escola do conselho da disciplina de inglês do 2.ºCiclo). Estes biscoitos, confecionados pelos alunos do segundo ciclo, foram oferecidos e deliciaram a comunidade escolar no último dia de aulas, dia 17 de dezembro. Todos os alunos inscritos no referido workshop compareceram e adoraram a experiência!
 
Dinamizadores: Conselho da disciplina de inglês do 2.ºCiclo em parceria com o grupo 700 (Educação Especial), a quem endereçamos um especial agradecimento pelo apoio prestado.
 
Clique aqui para visualizar as fotografias.

As turmas do 7.º ano da Escola Básica dos 2ºe 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, no âmbito da disciplina de físico-química, associaram-se às comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia a decorrer a nível Nacional.

No dia 16 de Dezembro, alguns dos nossos lobos voluntários foram distribuir postais e carinho ao Centro de Dia do Estreito de Câmara de Lobos. Trocaram igualmente histórias de natal com os idosos da nossa comunidade.

Foi uma atividade bastante gratificante e ficou a promessa de realizar novas atividades.

Lobos Voluntários 6ºF, Ana Isabel Pereira e Sofia Camacho

No dia cinco de dezembro de dois mil e dezanove, organizada pela Coordenação do Ensino Recorrente e os Mediadores Pessoais e Sociais dos Cursos EFA – Nível Secundário, Orlando Moreira e José Tomás, decorreu uma ação de sensibilização sobre a violência doméstica, dinamizada pelos agentes Romero da Silva e Dinis Freitas da Polícia de Segurança Pública da Esquadra da PSP de Câmara de Lobos. A realização da atividade supramencionada teve como objetivos “Identificar mitos e factos sobre o relacionamento inter e intrapessoal” e “Refletir acerca dos direitos e responsabilidades nos relacionamentos”. Os formandos revelaram-se muito empenhados, interessados, interventivos e participativos ao longo da atividade, mostrando que o tema tratado foi pertinente e as informações prestadas pelos agentes da PSP, a quem devemos um agradecimento especial, foram e serão extremamente úteis para os nossos formandos.

Os Mediadores Pessoais e Sociais,

Orlando Moreira e José Tomás

Os formandos e docentes dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, sensibilizados para as problemáticas ambientais, abraçaram o lema: “Que fizeste hoje para melhorar o mundo?”.

Desta forma realizaram a Atividade Integradora “Natal Sustentável”, através da realização de decorações, reutilizando e combinando materiais descartados e transformando o que pode ser considerado “lixo” em objetos de decoração natalícia e, assim, dar algum contributo para a utilização dos recursos de forma mais sustentável.

Os docentes destacam a elevada qualidade estética dos trabalhos elaborados pelos formandos, a consciencialização da preservação do ambiente através da arte, bem como o espírito de equipa e interajuda entre os formandos das turmas que realizaram esta atividade.

 As turmas: 2.ºB3A, 1.ºSA e 2.ºSA

Os Mediadores: Luz Pereira, José Tomás e Orlando Moreira.

  
 
O conselho executivo convidou o Secretário da Educação no dia 11 de dezembro, pelas 10 horas, para apresentar as dinâmicas de escola e a aposta realizada na oferta de escola e projetos adaptados ao que se pretende com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Gratos a todos os docentes que disponibilizaram a sua aula para que pudéssemos realizar esta visita no terreno, bem como a todo o corpo docente e não docente que mereceram da parte do nosso Secretário e da Chefe de Gabinete um elogio ao Vosso trabalho!
Clique aqui para aceder as fotografias.

No passado dia 27 de novembro de 2019, pelas 9:30 horas, os alunos da turma A do oitavo ano entraram com muita alegria e motivação no autocarro em direção ao Funchal com o intuito de visita a Casa Museu Universo de Memórias. Este edifício encontra-se instalado numa casa de finais do século XIX, na Calçada do Pico, com as coleções do ex-Secretário Regional de Turismo e Cultura, João Carlos Abreu.

 Quando lá chegaram, foram encaminhados para o anfiteatro para serem auscultados acerca de algum vocabulário específico por duas simpáticas monitoras dos serviços educativos da Casa Museu. A turma foi dividida em dois grupos e a visita foi iniciada. A Casa Museu está dividida por salas, quartos, oratório e biblioteca. Assim, os alunos visitaram a Sala Vermelha, a Sala Roxa, Sala de Jantar, a Sala de Viagens, o Oratório, a Cozinha, a Sala dos Cavalos, a Sala das Jóias de Cena, o Quarto Verde, a Sala das Gravatas, a Saleta e a Biblioteca.

Em jeito de finalização, os alunos foram encaminhados, novamente, para o anfiteatro e foram questionados acerca do vocabulário que tinha sido abordado antes de se iniciar a visita. Nesse momento, os alunos demonstraram que estiveram muito atentos, pois todas as perguntas foram respondidas de forma correta e assertiva.

Antes de regressar à nossa escola, os alunos ainda tiveram tempo para lanchar num lugar que agrada a quase todos os adolescentes.

 

As professoras

Albertina Sá e Graça Costa

Pelo segundo ano realizamos a Sky Speed da Ribeira dos Socorridos, uma competição disputada em percurso predominantemente a subir numa escadaria que acompanha a conduta pertencente à Empresa de Eletricidade da Madeira. Apresenta um desnível positivo de cerca de 400 metros e uma distância aproximada de 600 metros entre a partida e a chegada. Terá início na localidade da Câmara de Lobos, mais precisamente na Central Hidroelétrica dos Socorridos e termina na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no sítio do Covão.

Clique aqui para aceder ao regulamento.

Inscreva-se em: www.prozis.com/skyspeed2020

No âmbito dos programas Eco-Escolas, no passado dia 06 de dezembro, foi dinamizada uma ação de sensibilização intitulada "Alterações Climáticas", por parte do Geógrafo João Daniel Gomes Luís. A ação foi muito interessante, chamando a atenção para o aquecimento global, para a mudança das condições atmosféricas, a ocorrência de fenómenos climáticos extremos, o «efeito de estufa», e consequências do aquecimento global. Esta ação foi dirigida aos alunos das turmas C, D, E e F do 6.º ano e estes foram acompanhados pelos professores João Barros, Nádia Santos, Lucínia Freitas e Mónica Semanas.

Parceiros Institucionais