Nesta quarta-feira, 20 de novembro, celebra-se o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), uma data dedicada a sensibilizar a população para a importância desta tecnologia no nosso dia a dia. Os SIG desempenham um papel crucial em diversos setores, desde a gestão municipal até à Proteção Civil.
No âmbito do projeto interdisciplinar “Turma em Ação: Risco e Responsabilidade”, os alunos do 7.ºE criaram cartazes que destacam a relevância dos SIG para a Proteção Civil, evidenciando como esta ferramenta contribui para a segurança e o bem-estar da comunidade.
Explora os cartazes e descobre mais sobre a aplicação prática dos SIG no nosso quotidiano!
A nossa escola associou-se à Campanha Nacional “Estendal dos Direitos”, organizada pela Comissão Nacional de Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Câmara de Lobos no âmbito comemoração do 35.º Aniversário da provação da Convenção dos Direitos da Criança.
Os alunos das turmas do 5.ºC, 8.ºE, 9.º D, E e F fizeram atividades, algumas das quais estarão patentes na exposição que decorrerá no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos entre os dias 18 e 29 de novembro. Estão todos convidados a visitar a exposição, cujo cartaz se anexa.
CLIQUE AQUI para visualizar o vídeo sobre o direito das crianças.
Os professores responsáveis:
Disciplina Educação Artística: Luís Alberto Pereira Sónia Silva
Tecnologia e Design: Sónia Domingos e Jéssica Gonçalves
Projeto: Cinema e Arte Digital.
Lúdica + Universal + Cativante + Acolhedora
No pretérito dia 7 de novembro de 2024, entre as 19 e as 23 horas, decorreu a Atividade Integradora “Celebrar o outono com todos!/ Celebrate autumn with everyone!”, que envolveu na sua conceção, dinamização e participação, todos os formadores, o mediador pessoal e social e os formandos dos Cursos EFA 1.º SA e 2.º SA e as formadoras e respetivos formandos das Formações Modulares de Inglês e de Informática.
Numa noite agradável, mas a fazer já lembrar o outono, para comemorar esta estação do ano, bem como o Pão por Deus e o Dia de São Martinho, foram realizadas duas atividades que consistiram na visualização do filme Luca e de um pequeno convívio/ confraternização entre todos os participantes neste evento. Esta Atividade Integradora tinha como objetivos proporcionar aos formandos a partilha de experiências de aprendizagem, reconhecer e valorizar tradições culturais, fomentar o espírito de partilha e explorar costumes e sabores regionais, que foram atingidos na sua plenitude.
De acordo com testemunhos recolhidos in loco, todos os participantes adoraram a experiência e estão ansiosos pelos próximos eventos.
Queremos agradecer o empenho, dedicação, espírito de partilha e de equipa de todos os intervenientes nesta atividade: pessoal docente, pessoal não docente, formandos e Conselho Executivo.
Os formadores e formandos dos Cursos EFA e das Formações Modulares de Inglês e de Informática.
Ângela Roveri - Marsília Abreu - Orlando Moreira- Susana Corriça
No passado dia 9 de novembro, realizou-se mais uma caminhada pela natureza. Desta feita, o percurso efetuado foi a Levada do Rei que fica situada em São Jorge, no concelho de Santana.
O dia começou cedinho e às 10h00, à entrada da levada, foi distribuído um panfleto com algumas curiosidades sobre a Floresta Laurissilva (origem, distribuição, importância e a nossa missão), plantas endémicas e espécies invasoras.
Esta caminhada foi uma experiência única, com paisagens fascinantes e trilhos que serpenteavam por cenários naturais incríveis.
A levada, que é um antigo canal de irrigação construído para conduzir a água das montanhas até as áreas agrícolas, esteve sempre presente ao longo de todo o trajeto manteve constantemente os participantes em contato direto com a natureza e a cultura madeirense. O trilho sempre acompanhado pelo curso de água da levada, o que cria um ambiente refrescante, com o som constante da água fluindo ao lado. Passamos por pequenas cascatas, e a vegetação ao redor é densa e vibrante, com árvores endêmicas que criam uma sombra agradável ao longo do percurso.
Ao finalizar a caminhada, o sentimento foi de realização e conexão com a natureza, já que aquela levada revela, de maneira única, o encanto selvagem e preservado da ilha.
Seguiu-se um belíssimo almoço, que também foi um dos pontos altos do dia, um cozido típico de Santana servido à maneira do panelo.
O dia foi muito bem passado, com paisagens deslumbrantes, em excelente companhia e com conversas muito agradáveis.
Fica a promessa para o mês de dezembro haver outra caminhada com iguarias à mistura.
Um agradecimento a todos os participantes e ao clube escola do Estreito de Câmara de Lobos.
Os responsáveis,
Graça Reis da Costa
Paulo Egídio Gomes Jardim
No dia 31 de outubro os nossos alunos e a monitora do projeto Educamedia do ano letivo transato estiveram presentes na cerimónia de entrega de certificados referentes a este projeto.
O trabalho desenvolvido pelos nossos alunos foi enaltecido e concederam-nos a distinção do selo de excelência.
Parabéns a todos os envolvidos,
O Conselho Executivo