No âmbito das atividades previstas no Plano Anual de Escola, o Conselho de Disciplina de Francês participou na atividade dinamizada pelo Departamento de Línguas, “Elaboração de Objetos e Postais de Natal”.

As turmas participantes foram as turmas do sétimo ano de escolaridade, nomeadamente as turmas ABC1, ABC2, ABC3, DEF1, DEF2, DEF3, tendo sido realizada a execução dos postais das turmas ABC1, ABC2 e ABC3 em trabalho interdisciplinar com a disciplina de Educação Visual.

Esta iniciativa contou com uma grande adesão por parte dos alunos, bem como dos professores que coordenaram o desenvolvimento dos trabalhos, numa clara demonstração de empenho, dedicação e responsabilidade, proporcionando-se um ambiente de alegria e festividade, nos recintos escolares onde se promoveu a respetiva exposição.

O Conselho de Disciplina,

Francês 3.º CEB

Na passada sexta-feira, dia 30 de novembro, a nossa escola esteve presente nas comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que decorreram na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Das atividades fizeram parte a visualização do documentário “A Caminho da Escola”, de Pascal Plisson, que apresenta quatro testemunhos de crianças, originárias de diferentes partes do mundo, que, para frequentarem a escola, percorrem longos caminhos, de dezenas de quilómetros, nas condições mais adversas.

Os presentes foram transportados para realidades completamente diferentes da sua, tendo despertado várias emoções. Em todos os testemunhos estava presente a determinação, a família, a fé, o respeito, a enorme vontade de aprender, o sonho. 

Seguiu-se um debate, com os professores António Mendonça, Presidente da nossa escola, e Lídio Araújo.  

O Professor António começou por partilhar que, tal como os presentes, alunos na atualidade, também ele já tinha sido aluno do professor Ilídio. Manifestando o seu reconhecimento pelo papel que os seus professores tiveram na sua formação e percurso de vida.  

Da análise ao filme, ambos salientaram a importância da família no acompanhamento escolar e dos professores, numa relação em que deverá existir sempre respeito mútuo e dos quais devem retirar sempre o melhor. Destacaram o quanto é importante sonhar e ter objetivos de vida, como única forma de orientar o seu percurso, para que saibam para onde pretendem caminhar. Os presentes foram ainda levados a refletir sobre as condições que lhes são oferecidas nas suas escolas.

O Professor Lídio Araújo foi presenteado com uma homenagem surpresa, sendo apresentada uma breve biografia em vídeo, com destaque para o seu percurso enquanto professor, músico e autor de várias obras literárias de destaque na região.

Para encerrar as comemorações foi oferecido, aos presentes, lembranças e um lanche.

Os delegados de turma representaram a escola, acompanhados dos três professores.

A nossa escola agradece o convite endereçado pela CMCL.

Clique aqui para aceder a mais fotografias.

No dia 12 de novembro do presente ano, pelas 10h30, na Praça da Autonomia de Câmara de Lobos, decorreu a cerimónia do Hastear das Bandeiras Verdes conquistadas pelas escolas do Município de Câmara de Lobos, no âmbito do Programa Eco-Escolas. A representar o nosso estabelecimento de ensino estiveram presentes vinte e dois alunos da turma C do oitavo ano, a Coordenadora do Programa Eco-Escolas, a professora Joana Martins, e o Presidente do Conselho Executivo, o professor António Mendonça.

A par deste evento, realizou-se um Peddy Paper sobre o tema “O Mar”. Cada escola participou com três grupos, compostos por três elementos. Um dos nossos grupos (Bruno Rafael Figueira Pereira, Pedro Francisco Pestana de Jesus, e Rodrigo Miguel Costa Camacho) ficou classificado em terceiro lugar, tendo subido ao pódio. Os alunos em causa foram homenageados com um prémio. 

Iniciativas desta índole honram o trabalho que a nossa escola tem desenvolvido, no sentido de melhorar o seu desempenho ambiental e ao mesmo tempo é mais um momento de possível reflexão para os envolvidos e para ti que nos lês. É necessário fazer parte da mudança, aquela que respeita comportamentos amigos do Ambiente e que (ainda) nos permite continuar a fazer parte deste Planeta. Cuidar do ambiente é cuidar de si.

 A Coordenadora do Programa Eco-Escolas

Joana Martins

No âmbito das Comemorações do quadragésimo aniversário da nossa escola, o Grupo de Educação Física em parceria com o Grupo de Inglês – 2.º Ciclo dinamizaram os “Jogos Tradicionais”. Esta atividade foi direcionada aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos e contou com a participação de 413 alunos.  Baseou-se na realização de diversos jogos adaptados ao contexto escolar, entre os quais: Pin the tail on the donkey, Bobbing for cookies, jogo da tração à corda, jogo das cadeiras, das andas, da corrida de sacos e do tiro ao alvo. Para o sucesso desta atividade foi decisiva a incansável colaboração dos alunos da turma 1.º B – Técnico de Desporto. O balanço foi muito bom, tendo os jogos decorrido num ambiente bastante agradável, proporcionando o convívio entre os alunos e professores. Todos os intervenientes cumpriram as regras dos jogos e, no final, todas as equipas participantes saíram vencedoras.

Os professores responsáveis,

Ana Fontes Sampaio e Joselino Câmara

De 25 de outubro a 2 de novembro, decorreu a comemoração do "Halloween". O conselho de disciplina organizou algumas atividades, no âmbito desta festividade, sendo elas: exposição de espanta-espíritos e de outros trabalhos variados alusivos à efeméride; refeição temática na cantina: carne picada e esparguete com molho de tomate, sopa de abóbora e gelatina verde contendo um biscoito com as iniciais RIP (a imitar uma sepultura), como sobremesa.

Os alunos aderiram em massa e os seus trabalhos primaram pela criatividade, sustentabilidade e pela colaboração das suas famílias. 

Posto isto, agradecemos a todos o esforço envidado, em prol do sucesso deste evento.

O Conselho de Disciplina,

Inglês 2.º CEB

Os alunos de sétimo ano após proposta dos docentes da disciplina contribuíram para a decoração da nossa escola com trabalhos alusivos ao Halloween, nomeadamente saquinhos Trick or Treat.

O Conselho de Disciplina 330

No âmbito da comemoração do dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, e das novas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Apoio ao Estudo (com o tema Alimentação) que pretendem que os nossos alunos sejam mais colaborativos e mais cooperantes, a turma do 5.º G, em parceria com a turma do 5.º C, assinalou este dia com a recolha de alimentos para a posterior doação a famílias carenciadas e numerosas. Esta campanha contou com a colaboração das turmas B, C e E do 6.º ano. Deste modo, atuamos numa situação real, tendo em conta "a Educação para o Desenvolvimento, que visa a consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e a contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável" (Estratégia Nacional para a educação para a cidadania). Mais do que aprender, os nossos alunos foram cidadãos ativos e atentos.

Agradecemos a todos os que contribuíram para a felicidade de todas as famílias que conseguimos abraçar e colocar um sorriso no olhar. Obrigada por serem solidários e por espalharem o amor!

O exercício nacional A TERRA TREME realiza-se no próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Para mais informações sobre esta iniciativa, poderá visualizar o cartaz como também poderá visitar o sítio www.aterratreme.pt.

Parceiros Institucionais