Nestes dois vídeos são apresentados os trabalhos desenvolvidos nas diferentes tarefas (1, 2, 3 e 4) na disciplina de Educação Visual pelas turmas do 7.º A e 7.º B , 8.º A, 8.º B e 8.º C. Os trabalhos exploram os Elementos Visuais da Linguagem Plástica, no 7.º ano integrados nos conteúdos "Colagem Plástica", "A Ilustração" e "Sólidos Geométricos" e no 8.º ano, nos conteúdos "Elementos Visuais da Linguagem Plástica" e "Comunicação Visual", incidindo na criação de um logótipo, um cartaz alusivo às "Festas da Vindimas no Estreito" e criação de uma prancha de banda desenhada.
Clique para aceder ao vídeo 1 e ao vídeo 2.
O professor Luís Pereira

 

Respondendo ao repto lançado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia às escolas, associamo-nos de imediato à construção de material para ser utilizado pelos profissionais de saúde do SESARAM, neste caso máscaras de proteção.

A primeira já foi construída pelas "mãos" dos nossos colegas, Arthur Dias e Tânia Dias. Nestes dois pequenos vídeos ficam a conhecer um pouco do processo de construção na impressora 3D do projeto CAPER e que foi entregue à nossa Escola.

Aqui poderá visualizar o processo de construção das máscaras de proteção em impressoras 3D:

Vídeo 1 - Construção na impressora 3D pela nossa escola.

Vídeo 2 - Construção na impressora 3D - Projeto CAPER  

Este ano, o departamento de línguas, dinamizou uma semana inteira de atividades. Assim, de 2 a 6 de março de 2020, a semana foi dedicada aos alunos da nossa escola, proporcionando-lhes atividades várias.

A semana iniciou-se com o dia de segunda-feira dedicado à educação especial. No turno da manhã, foi realizada uma sessão com a Dr.ª Maria José Camacho que abordou “A História da Educação Especial na RAM”. Já no turno da tarde, realizaram-se atividades didáticas dinamizadas pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas – “Leitura fácil” (turma do 5ºE – aluno com autismo). A terça-feira foi dedicada ao português e ao inglês do segundo ciclo. Desta forma, foi realizado um concurso de spelling, quiz e mímica, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. O concurso era composto por três componentes: soletração (cinco palavras para soletrar em português e cinco, em inglês; jogo de perguntas (dez questões por disciplina sobre língua e cultura) e mímica (cinco palavras para mimar em português e outras cinco, em inglês). Na quarta-feira, foi projetada música francesa nos intervalos, a cargo do conselho de disciplina de francês, contando com a colaboração da rádio escola. Neste dia, também realizou-se um lanche partilhado aberto a todos os professores da escola. Foi um momento de descontração, de convívio, de conversa e de interação muito agradável. Já a quinta-feira foi dedicada ao conselho de disciplina de inglês do terceiro ciclo. Foram realizadas sessões de cinema ao longo de todo o dia para as turmas do terceiro ciclo. Chegamos à sexta-feira. Dia dedicado ao português do terceiro ciclo. Este dia foi muito enriquecedor e dinâmico. Desta forma, no turno da manhã tivemos a presença da diretora regional dos museus e dos centros culturais da Madeira, professora Graça Alves, que abordou a importância da leitura e da escrita e procedeu à apresentação de algumas das suas obras. No turno da tarde, foi realizada a atividade “Ler, mostrar e contar” que contou com a presença da vice-presidente Cristina Freitas; das formadoras da ação de formação “Diferenciação pedagógica: um desafio a abraçar”, professoras Helena Camacho e Érika Barros; dois encarregados de educação da turma do oitavo B, Sr. Aurélio Pita (pai do aluno Henrique Pita) e Srª. Rita Ornelas (mãe da aluna Constança Baptista).

O departamento de línguas agradece aos docentes que se disponibilizaram para acompanhar as turmas às atividades, ao conselho executivo pela disponibilidade e atenção, aos vários convidados, ao professor Chico Freitas por ter animado o lanche e a todos os alunos. Um agradecimento especial aos alunos que se voluntariaram para participar nas atividades dinamizadas no “Dia do português”: Matilde Serrão, Margarida Sá (turma do nono B), Carlos Olim, Emanuel Ferraz (turma do oitavo B), Andreia Dinis e Andreia Campos (turma do oitavo D).

A Coordenadora do Departamento,

Graça Reis da Costa

 

No passado dia 9 de março, aquando da comemoração do 3º aniversário da Área Protegida do Cabo Girão um grupo de alunos do 8º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 do Estreito de Câmara de Lobos efetuou a sua primeira a ação de limpeza da praia, enquanto seus padrinhos.
Resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL), o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e a nossa escola, definiu-se a condição de apadrinhamento desta Reserva, por parte dos nossos alunos.
Objetivam-se para este projeto, as sessões de limpeza da praia sita nesta Área Protegida, um património ambiental (biológico, geológico, paisagístico e humano), raro e de todos, localizado no nosso concelho. Nesta atividade, apoiada pelas duas instituições referidas e orientada pelos docentes de Ciências Naturais, espera-se uma maior consciencialização dos nossos alunos, para a importância da valorização e preservação do seu património ambiental. Tais atitudes, desde que cedo consolidadas, por certo tornarão os nossos discentes cidadãos mais ricos e pró-ativos, no exercício da sua cidadania, na defesa da sua qualidade de vida e ambiente.
Em meu nome, e dos meus alunos, expresso às instituições que acolheram e apoiaram o projeto, o Conselho Executivo, o Eng.º Filipe, representando o IFCN e o Sr. Vereador Leonel Silva, representando a CMCL, a gratidão e reconhecimento pela disponibilidade perante o projeto.
Aos meus alunos registo aqui a sua pronta e abnegada disponibilidade para a concretização harmoniosa da atividade. A estes e perante este facto deixo uma merecida e salutar mensagem de parabéns.


Docente de Ciências
Paulo Jardim

 

 

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento/Apoio ao Estudo as turmas 6.º A e B, do Projeto Estreito+, desenvolveram o projeto interdisciplinar “Nós somos a diferença”, no seguimento da abordagem do tema a “Interculturalidade”. O projeto foi desenvolvido enquanto as turmas estavam em mobilidade, o que contribuiu para uma partilha de experiências ainda mais enriquecedora. O projeto teve como principais objetivos: desenvolver o respeito pela diversidade de pessoas na escola e em outros contextos sociais; manifestar vontade de aprender a partir das experiências dos outros e desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social. A exposição dos trabalhos encontra-se à entrada do pavilhão um da nossa escola.

Clique aqui para aceder as fotografias.

No passado dia 18/02/2020 alguns alunos representantes da escola, das turmas do 9ºC e 9ºD da Escola Básica dos 2º e 3º do Estreito de Câmara de Lobos, acompanhados do Professor de História Pedro Cabrita participaram na 20.º cimeira do “Parlamento Jovem”. Os alunos foram comandados pela Laura Soares e Eleonora Pereira e como suplentes a Helena Sousa e o Diogo Vieira. Como Jornalista tivemos o Santiago Olim.

Realizada na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos com tema de “Turismo Sustentável”, os alunos tiveram como objectivo promover ideias que abrangessem o turismo sustentável. Juntamente com as escolas Colégio Infante D.Henrique, EB23 da Torre, Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Escola Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior participaram num debate, na escolha das melhores ideias para serem debatidas mais tarde na Assembleia Regional no próximo dia 18 de Março No final foi realizada uma votação para escolher os melhores deputados para representar a sua respectiva escola na próxima assembleia. A nossa representante será a Laura Soares.

O Jornalista

Santiago Olim

Após o desafio lançado pelo formador de Cultura, Língua e Comunicação, Orlando Moreira, a turma EFA 2.º SA apelou à sua criatividade e espírito de iniciativa e de equipa e elaborou uma variedade de objetos subordinados à temática do “Carnaval Sustentável”, no âmbito do DR2, com o tema “Resíduos e Reciclagens”, de CLC_2 – Culturas ambientais, utilizando, para efeito, múltiplos materiais recicláveis: papel de jornal, cartão, tampas de plástico, cartolinas usadas, plástico protetor, papel de alumínio, cápsulas de café, embalagens de leite, entre outros.

Os objetos, elaborados com muita dedicação e empenho, depois de finalizados, estão expostos, para toda a comunidade educativa, no Pavilhão 0 desta Escola.

Parabéns para todos nós pelo resultado final!

O formador de Cultura, Língua e Comunicação,

Orlando Moreira

 

Tendo em conta a importância da aplicabilidade dos jogos para o desenvolvimento de competências matemáticas e com o intuito de motivar os alunos para o estudo desta importante área do saber, as professoras Cláudia Miguel (2.ºCiclo) e Sandra Oliveira (3.º Ciclo) abraçaram o desafio de levar 6 alunos da nossa escola a participar no 4.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos, que se realizou no dia 14 de fevereiro no Pavilhão do Colégio dos Salesianos. Uma experiência única e enriquecedora que os alunos Catarina Barros, Francisco Camacho e Miriam Pita do 5.ºB, Tatiana Gomes do 7.ºA e Jéssica Gonçalves e Jorge Figueira do 9.ºB tiveram a oportunidade de vivenciar.

As docentes destacam o empenho demonstrado pelos alunos, o bom comportamento que apresentaram ao longo do dia e a alegria que demonstraram por terem participado neste evento.

De referir que, dos seis alunos envolvidos, três estiveram presentes nas finais deste campeonato e desses três a aluna Tatiana Gomes da turma A do 7.º ano obteve um honroso 2.º lugar no jogo dos Rastros.

As docentes agradecem a todos aqueles que tornaram possível a participação da nossa escola neste evento!

Professoras responsáveis

Cláudia Miguel

Sandra Oliveira

 

Ontem foi dia de recebermos na nossa Escola o senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr Miguel Albuquerque, o Senhor Secretário Regional de Educação, Dr Jorge Carvalho, o Sr Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Dr Pedro Fino, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Dr Pedro Coelho, o Senhor Diretor Regional de Educação, Dr Marco Gomes, o Senhor Presidente da Junta de freguesia Sr Gabriel Pereira. Foi dia de visita às obras de requalificação da nossa Escola, mas foi sobretudo dia para mostrarmos com orgulho o trabalho que é feito dedicadamente pelos nossos profissionais, os professores e os nossos funcionários, administrativos e operacionais.

Foi com agrado que ouvimos elogios e palavras de incentivo, que nos responsabilizam a continuar a servir os nossos alunos com empenho redobrado.

O nosso muito obrigado!

Clique aqui para aceder as fotografias.

A “Hora do Código” é um “evento global par os alunos de todas as idades tenham contacto com a programação e as ciências da computação e permite-lhes mostrar que programar pode ser fácil e divertido”.

Esta é uma iniciativa da Code.org, integrada na Computer Science Education Week, que decorreu entre os dias 9 a 13 de dezembro. O conselho de disciplina de informática da nossa escola não podia ficar de fora e alinhou, mais uma vez, em participar nesta iniciativa com as turmas do segundo e terceiro ciclos e secundário. As atividades realizadas ajudaram a desenvolver o raciocínio lógico e matemático. Foram realizadas atividades de robótica, com o Arduíno e Micro:bit e do site https://code.org/.

O Conselho de Disciplina de Informática

Parceiros Institucionais