A aluna Tatiana Gomes do 6ºAno, na passada sexta feira, foi campeã regional do jogo de tabuleiro "Rastros". 
Será a representante da RAM, no jogo "Rastros", na Final do 15º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos que terá lugar no próximo dia 29 de março na Maia - Porto.

No âmbito do Plano Anual de Escola, inserido nas atividades do conselho de disciplina de informática e da responsabilidade do Prof. José Elawar, realizaram-se duas sessões nos dias 31/01/2019 e 06/02/2019, relativas à palestra “Fábrica Digitalizada”. As sessões contaram com as presenças das seguintes turmas: 1º A/TIG, 8ºAB2, 9ºAB1, 9ºAB2, 9ºG e 3º A/TIG, também é de realçar o interesse demonstrado por alguns docentes que também participaram na mesma atividade a título pessoal. Nesta Palestra foram abordados os seguintes temas:  a evolução histórica da indústria até hoje; a caracterização das realidades de hoje sob ponto de vista industrial e tecnológico; a necessidade em entender as desigualdades/disrupções que estas evoluções causarão nas diferentes realidades sociais; a descrição e apresentação de uma Demo do conceito da indústria 4.0 (I4.0); o testemunho de um especialista e sua experiência no campo; as profissões emergentes até 2022, no que diz respeito ao acompanhamento da evolução tecnológica.

Clique aqui para aceder à apresentação.

O docente Lúcio Elawar

 

No passado dia 6 de fevereiro, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a Caixa de Palco contagiou alunos e professores do 2.º ciclo com duas hilariantes e interessantes peças de teatro infantojuvenis, baseadas nas obras A viúva e o papagaio, de Virginia Woolf, para o 5.º ano e Os piratas, de Manuel António Pina, para o 6.º ano. Os alunos puderam, de uma forma peculiar e num espaço extra sala de aula, aprender e consolidar duas obras literárias, integradas no Plano Nacional de Leitura e abordadas em contexto escolar, na disciplina de Português. Com um público exigente, a Caixa de Palco arrancou inúmeros sorrisos e gargalhadas durante as duas atuações, fomentando o interesse dos alunos pelo Teatro e Cultura Portuguesa.

As professoras responsáveis

Joana Matos, Anícia Freitas e Júlia Barros

 

 

No Dia Escolar da Não Violência e da Paz, 30 de janeiro, as turmas do 5.º C e 5.º G convidaram a autora Sofia Henriques para apresentar a obra “A Cestinha Cintilante” que aborda através das personagens Pipo, Mimi, Jonas, Lili e Gui valores como a verdade, a partilha, a responsabilidade, a gratidão e a ajuda. Efetivamente, a paz é alcançada através dos múltiplos valores que devem ser fomentados por todos e para todos! Assim, neste dia, foram várias as turmas do 2.º ciclo que se dirigiram até ao Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos para assistir a esta apresentação. Esta iniciou com uma breve contextualização dos alunos e de uma pequena entrevista à autora com o principal propósito de todos a conhecerem melhor. Após a divertida, interessante e dinâmica apresentação da autora, os muitos alunos puderam participar ativamente num diálogo entusiasmante sobre os valores. Para terminar em beleza, os presentes puderam a assistir a um pequeno vídeo sobre os valores e a forma como estes, quando semeados são sempre colhidos. No fim, as turmas organizadoras agradeceram aos presentes através da entrega de um marcador de livro, de um ramo de rosas e um quadro à Dra. Sofia Henriques.

Um MUITO OBRIGADA a todos, por semearem valores!

No âmbito do Plano Anual de Escola, o grupo 200 levou a cabo a montagem duma “lapinha”, recorrendo a trabalhos elaborados pelos alunos e, tendo em vista a importância da proteção ambiental, o uso de materiais reciclados.

Neste seguimento, contou com o empenho e carinho dos alunos do 2º Ciclo, bem como com o apoio dos docentes de Português do 2º Ciclo.

Mais do que a “lapinha” em si, saliente-se a dedicação e o espírito de colaboração de todos os envolvidos.

O delegado de disciplina do grupo 200

Luís Romão Madruga da Costa

A “Hora do Código” é um “evento global para os alunos de todas as idades tenham contacto com a programação e as ciências da computação e permite-lhes mostrar que programar pode ser fácil e divertido”.

 Esta é uma iniciativa da Code.org, integrada na Computer Science Education Week, que decorreu entre os dias 3 a 9 de dezembro. O conselho de disciplina de informática da nossa escola não podia ficar de fora e alinhou, mais uma vez, em participar nesta iniciativa com várias turmas do segundo e terceiro ciclos e secundário. As atividades realizadas ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e matemático. O site das atividades é https://code.org/.

 O Conselho de Disciplina de Informática

No âmbito das atividades previstas no Plano Anual de Escola, o Conselho de Disciplina de Francês participou na atividade dinamizada pelo Departamento de Línguas, “Elaboração de Objetos e Postais de Natal”.

As turmas participantes foram as turmas do sétimo ano de escolaridade, nomeadamente as turmas ABC1, ABC2, ABC3, DEF1, DEF2, DEF3, tendo sido realizada a execução dos postais das turmas ABC1, ABC2 e ABC3 em trabalho interdisciplinar com a disciplina de Educação Visual.

Esta iniciativa contou com uma grande adesão por parte dos alunos, bem como dos professores que coordenaram o desenvolvimento dos trabalhos, numa clara demonstração de empenho, dedicação e responsabilidade, proporcionando-se um ambiente de alegria e festividade, nos recintos escolares onde se promoveu a respetiva exposição.

O Conselho de Disciplina,

Francês 3.º CEB

No dia 12 de novembro do presente ano, pelas 10h30, na Praça da Autonomia de Câmara de Lobos, decorreu a cerimónia do Hastear das Bandeiras Verdes conquistadas pelas escolas do Município de Câmara de Lobos, no âmbito do Programa Eco-Escolas. A representar o nosso estabelecimento de ensino estiveram presentes vinte e dois alunos da turma C do oitavo ano, a Coordenadora do Programa Eco-Escolas, a professora Joana Martins, e o Presidente do Conselho Executivo, o professor António Mendonça.

A par deste evento, realizou-se um Peddy Paper sobre o tema “O Mar”. Cada escola participou com três grupos, compostos por três elementos. Um dos nossos grupos (Bruno Rafael Figueira Pereira, Pedro Francisco Pestana de Jesus, e Rodrigo Miguel Costa Camacho) ficou classificado em terceiro lugar, tendo subido ao pódio. Os alunos em causa foram homenageados com um prémio. 

Iniciativas desta índole honram o trabalho que a nossa escola tem desenvolvido, no sentido de melhorar o seu desempenho ambiental e ao mesmo tempo é mais um momento de possível reflexão para os envolvidos e para ti que nos lês. É necessário fazer parte da mudança, aquela que respeita comportamentos amigos do Ambiente e que (ainda) nos permite continuar a fazer parte deste Planeta. Cuidar do ambiente é cuidar de si.

 A Coordenadora do Programa Eco-Escolas

Joana Martins

Parceiros Institucionais