A turma do 8.º AB1 desenvolveu um site intitulado "Estilos de vida saudável" e teve como objetivo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população escolar. Neste contexto estão publicados no site e nos blogues incorporados, os trabalhos dos alunos, realizados dentro desta temática nas várias disciplinas.  Clique na imagem para aceder ao site.

A turma do 8.º AB2 desenvolveu um site intitulado "Stress na desportiva" e teve como objetivo também, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população escolar, pois o desporto reduz o stress e faz esquecer os problemas do dia-a-dia. Neste contexto estão publicados no site e nos blogues incorporados, os trabalhos dos alunos, realizados dentro desta temática nas várias disciplinas. Clique na imagem para aceder ao referido site.

 A docente Lídia Henriques

No passado dia 6 de junho, os alunos da turma H do 6ºano dirigiram-se à Câmara Municipal de Câmara de Lobos com o intuito de apresentar o projeto “Kiss & Ride” ao Sr. Presidente da Câmara, Pedro Coelho e à Srª Vice Presidente, Sónia Pereira. Saíram de camioneta acompanhados por dois professores da turma( Anabela Chaves e Mónica Semanas) e quando chegaram lá, foram recebidos pela simpática e atenciosa Srª Vice Presidente que os acompanhou para o último andar onde puderam aguardar pelo Sr. Presidente.

Os alunos apresentaram-se calmos e receberam o Sr. Presidente e a Srª Vice Presidente com entusiasmo. A porta voz da turma, Sofia Cunha, é que apresentou em que é que consistia o projeto e propôs, com a ajuda da diretora de turma, que o mesmo se efetuasse na nossa escola. Este projeto fundamenta-se, numa área de paragem de curta duração, uteis em áreas de grande tráfego rodoviário. É uma via reservada à entrada e saída de passageiros, que permite aos condutores deixar os alunos na escola de forma segura e rápida.

O Srº Presidente e a Srª Vereadora ouviram com atenção a proposta e mostraram-se recetivos ao pedido. Ainda mais o Presidente estimulou a todos os alunos presentes à leitura de livros, importantes para o crescimento cultural e pessoal de cada indivíduo.

No fim, os alunos tiveram oportunidade de ver alguns quadros com os antigos presidentes e ainda houve tempo para saborear um gelado oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal.

Os alunos regressaram à escola e aguardam um parecer positivo por parte da Câmara Municipal.

Encontra-se a decorrer (última semana de aulas) a exposição "Best tray ever" (O melhor tabuleiro de sempre) subordinada ao tema "Food and drink" (Comida e bebidas), trabalho de projeto proposto aquando da abordagem do tema em questão. A mesma pode ser visitada junto à secretaria da nossa escola. Os alunos envolveram-se na iniciativa, sendo o balanço Muito Bom. 

Dinamizadores: 5.ºAB1, 5.ºAB2 e 5.ºD sob a orientação da Professora de Inglês, Florbela Moura

No âmbito de todas as disciplinas das turmas do 7.ºABC1, 7.ºABC2, 7.ºABC3, desenvolveu-se o presente trabalho de Projeto em função dos temas selecionados pelos interesses dos alunos, foram assim abordadas diferentes temáticas dentro dos temas dos animais : Animais domésticos, animais selvagens, animais em vias de extinção e  preocupação com o abandono e maus tratos dos animais domésticos, causas e alertas para inverter o problema. Os alunos trabalharam nas várias disciplinas em interdisciplinaridade, os trabalhos foram muito dinâmicos e interessantes e como resultado final temos a presente revista para partilhar um pouco a experiência vivida neste ano letivo. 

Turmas 7.º ABC (123)

 

 

No âmbito da Disciplina de Geografia, mais precisamente no subtema: soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento, a importância das ONG´s, os alunos das turmas D e E do 9ºano, realizaram uma campanha de solidariedade.

As verbas foram angariadas através da venda de flores, que foi um sucesso por terem sido vendidas no dia de S. Valentim e no dia da Mulher. Mas não só! Venderam-se também broas, bolos e até brigadeiros.

As verbas angariadas foram entregues dia 24 de maio, à Instituição Criamar e à encarregada de educação de uma aluna da turma E, que viu a sua casa parcialmente destruída por um incêndio. Esta cerimónia decorreu na sala de sessões, na presença da Vice-presidente do conselho executivo, a professora Cristina Freitas, do professor Miguel Chicória e do Dr. João Carlos Abreu, presidente da associação Criamar, bem como de todos os alunos que participaram. A cerimónia comoveu todos os presentes.

Apesar de a quantia não ter sido muito elevada, o esforço e dedicação das turmas, que simplesmente ajudaram sem esperar nada em troca, são impagáveis, assim como os seus sorrisos e o brilho nos seus olhos. Isto porque, boas ações por menores que sejam podem mudar o mundo!

Agradecemos a todas as pessoas que permitiram a concretização desta atividade. Valeu muito a pena.

Verónica Medina 9.º E

 

Através da associação de amigos das artes - Teatro Metaphora, os alunos da turma A do 3.º ano do Curso Profissional – Técnico de Informática de Gestão, da EB 2+3 do Estreito de Câmara de Lobos, acompanhados pela professora Joana Pereira, tiveram a excelente oportunidade de participar no programa Erasmus+ Youth Exchange – EcoFriends, intercâmbio a ocorrido em Leptokarya, na Grécia, entre os dias sete e dezasseis de maio do presente ano letivo, tendo sido para os mesmos uma experiência inesquecível, tal como se pode comprovar, pelos feedbacks dos respetivos participantes :

Ana Pita

“Pela primeira vez na estrada e neste projeto Erasmus, adorei a experiência, é outro mundo… adorei conhecer novos amigos, novas culturas entre outras coisas!! Espero que haja mais oportunidades como esta porque, sem dúvida, foi muito especial. Já sinto a sua falta ...”

Bruno Pereira

“Eu amei este projeto. Este projeto superou as minhas expectativas, conheci muitos novos amigos, aprendi coisas novas sobre outras culturas. Espero poder participar em mais projetos como este, foi incrível.”

David Rodrigues

“Gostei muito desta experiência, de fazer parte do projeto Erasmus+, achei muito interessante conhecer novas pessoas de diferentes culturas e países e seus jogos tradicionais. Tenho que afirmar que foi melhor do que esperava e desafiante comunicar com outras pessoas numa língua que não é a materna. É uma experiência que adorava voltar a participar.”

Luís Dinis

“Adorei ter participado neste projeto Erasmus+ Youth Exchange – EcoFriends, foi muito além das minhas expectativas, aprendi imensas coisas que não estava à espera. Se houver outra oportunidade como esta, irei participar.”

Sara Abreu

“A minha experiência de participação no projeto Erasmus +, superou todas as minhas expectativas e foi uma experiência muito enriquecedora. Achei interessante conhecer novas pessoas e diferentes culturas de tantos países, é participar novamente.”

Joana Pereira (Team Leader)

“É sempre um desafio e uma responsabilidade embarcar em um projeto como este com os alunos, mas acredito que seja extremamente enriquecedor para os alunos. Na minha opinião, eles retornam um pouco mais completos do que quando começaram esta aventura. Eles adquirem e desenvolvem novas habilidades e têm uma ideia um pouco diferente das diferentes culturas e países com os quais se socializam e colaboram durante os dias do projeto. Espero poder continuar contribuindo e permitir que mais jovens passem por essa experiência.”

Clique aqui para visualizar as fotografias.

Ao longo deste ano letivo, os alunos das turmas C, D, E, F, G e H do 6.º ano, orientados pelas professoras de História e Geografia de Portugal, participaram na iniciativa “A Maior Lição do Mundo” promovida pela UNICEF, que tem como objetivo a promoção do conhecimento e reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em torno da importância de uma educação de qualidade (ODS 4) e a promoção da paz e da justiça (ODS 16).

Os alunos tomaram conhecimento e debateram a declaração dos direitos humanos e os objetivos de desenvolvimento sustentável; empenharam-se na sua divulgação junto da comunidade escolar através de pequenos desafios, exposições e elaboração de jogos didáticos; realizaram eleições para debater em Assembleia aspetos que assinalaram como positivos e negativos na escola, o que resultou na elaboração de dois projetos que serão apresentados à Direção da escola; planearam e encontram-se na fase final de elaboração de uma caça ao tesouro denominada de “Tesouro Sustentável”, que terá como “preço” de entrada, material escolar para a constituição de mochilas solidárias a distribuir por alunos carenciados da comunidade local. A par das exposições na escola, os trabalhos também foram e continuam a ser divulgados no Padlet criado para o efeito, que convidamos todos a visitar https://padlet.com/maiorlicaodomundo/ebcel .

As professoras realçam o facto de os alunos se terem revelado cidadãos atentos aos problemas da sua comunidade e capazes de apresentar respostas e/ou propostas ajustadas à realidade envolvente e faixa etária em que se encontram. Pensaram de forma global e agiram local!

As professoras

Joana Matos e Mónica Mamede

Os Alunos do 9º AB1 e AB2 (finalistas) da nossa Escola brindaram-nos com uma Exposição de Trabalhos realizados na Disciplina de Educação Visual. Estes Trabalhos refletem o percurso feito (foram três anos no 3º Ciclo) que agora finda, com as diferentes abordagens que fizeram de modo a compreender e distinguir o (s) conceito(s) de Arte no sentido amplo e no âmbito da expressão, tendo em conta os diversos contextos: histórico; social e político e a personalidade e sentir do Artista inserido na sua época e no movimento artístico a que pertenceu.

Assim foi-lhes colocado o desafio de recriarem/reinterpretarem uma obra e artista a escolha destes, e assim surgiram outras “OBRAS”. E eis que não existe …ismo ou tendência artística para poder identificar, definir ou caracterizar a nível formal, temático ou manifesto comprometedor deste movimento, diríamos que é mais uma forma de fazer conhecimento! Sim, e isto é verdade pois nesta exposição está patente que a reinterpretação/recriação de uma obra de Arte é como atrás foi dito uma forma de conhecimento e também de criatividade, portanto não se deve ler a reinterpretação/recriação como uma cópia, mas sim como uma interpretação sustentada na ideia de uma outra interpretação; de um outro modo de ver e de sentir. Reinterpretar ou recriar uma obra pode ser e é um excelente exercício artístico e de aprendizagem. Para concluir convirá dizer que cada Obra de Arte e também qualquer Escola tem uma vida própria, o que nós temos que fazer é deixar que ela apareça!

Clique aqui para aceder à galeria de fotos.

A professora

Luz Pereira

Cerca de 42 alunos da nossa escola, das turmas 5AB1, 5ºAB2, 6ºAB1 e 6ºAB2, foram selecionados para participar no concurso “CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DO PROJETO HISTÓRIA DA MADEIRA”, promovido pela Secretaria Regional da Educação. Com o apoio das professoras Sónia Silva, Anabela Chaves e Nelly Sequeira, os alunos nas aulas de educação visual, conseguiram dar aso à sua criatividade e abraçar este desafio.

Os alunos selecionados e alguns trabalhos:

No âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, as turmas do 5.º C e 5.º encetaram uma campanha "Juntos por Moçambique".

Moçambique nunca foi tão falada como nestes últimos dias. O desastre que nela se abateu não deixou nem deixa ninguém indiferente. A partilha, a colaboração, a preocupação são sentimentos mais do que patentes nestes dias. Por isso, promovemos a campanha “JUNTOS POR MOÇAMBIQUE” e com esta iniciativa promovemos os valores e os princípios inscritos em cidadania e desenvolvimento que visa “a consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e a contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável”. Além disso, estamos também a contribuir com ações que visam a consecução dos objetivos para o desenvolvimento sustentável. Deste modo, estiveram disponíveis três caixas no pavilhão 0 para receber bens alimentares, produtos de higiene e vestuário. E o resultado está à vista!

Os produtos foram, posteriormente, entregues na Farmácia Funchal, no Madeira Shopping.

Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram nesta campanha.

As professoras Sónia Bastos e Joana Matos

Parceiros Institucionais