As turmas do 5.º C e 5.º G projetaram, uma vez mais, uma atividade no âmbito da autonomia e flexibilidade do currículo. Nada melhor do que recuarmos aos tempos medievais e festejarmos os gloriosos 600 anos da nossa “Pérola do Atlântico”. Assim, foi organizada a I Viagem Medieval ao Estreito de Câmara de Lobos, nos dias 12 e 13 de julho. Mas, tal só foi possível graças aos nossos jovens alunos e seus encarregados de educação, ao pessoal docente e não docente, ao conselho executivo e aos agentes culturais, Junta de freguesia do Estreito, Centro Cívico do Estreito, Casa do Povo do Estreito, Clube Escola do Estreito, Associação de Casas do Povo da Madeira e Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Sem esta equipa não seria possível assegurar o sucesso deste conjunto de atividades que queremos levar a cabo, preservando sempre a nossa história. A todos o nosso muito obrigado!

Clique aqui para aceder as fotografias.

No passado dia 31 de maio, o conselho de disciplina realizou uma demonstração de robótica e um workshop de montagem e programação de robôs WeDo 2.0. Esta atividade foi realizada no âmbito da comemoração do Dia da Criança.

Foram apresentados os robôs anprinos, o arduíno, EV3, WeDo 2.0, o Pleo, o OzoBot e os projetos “Piano EBECL” e o jogo “Apanha a fruta” realizados pelos alunos do 5.º F realizado em programação scratch e utilizando o dispositivo makey makey.

Agradecemos ao Gabinete de Modernização de Tecnologias Educativas pelo empréstimo de alguns dos robôs que foram apresentados.

A delegada do conselho de disciplina de informática

Marlene Neves

No passado dia 5 de junho – Dia Mundial do Ambiente – a turma 5.ºAB2, participou numa Caminhada “Levada do Poço da Corrida”, no âmbito da Semana do Ambiente, promovida pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

A atividade iniciou-se no local da Boca dos Namorados, onde os alunos colaboraram na plantação de árvores e arbustos. Ao longo da caminhada, com extensão aproximada de 5 km, foram recolhidos resíduos, sendo os mesmos separados em sacos da cor do ecoponto correspondente. 

As docentes Ana Sampaio, Angélica Cabrita e Claudia Miguel acompanharam os alunos nesta atividade, na qual tiveram um contacto privilegiado com a natureza e puderam identificar várias espécies da biodiversidade local.

Os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos, adquiridos na disciplina de Ciências Naturais, relacionados com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

A atividade terminou, na Eira das Moças, com a sensação de dever cumprido, por termos contribuído, com um pequeno gesto, para a melhoria de um espaço que é de todos.

Docente de Ciências Naturais

Cláudia Miguel

No âmbito da comemoração do Dia da Criança, o Conselho de Disciplina de Inglês 2.º Ciclo organizou a atividade prevista  "Workshop de Scones". A mesma teve como destinatários todas as turmas do segundo ciclo, cuja participação careceu de inscrição prévia. À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa revelou-se um sucesso.

Conselho de Disciplina de Inglês e alunos (2.ºCiclo)

No âmbito do Dia da CRIANÇA!

Criatividade 
Risadas
Imaginação 
Alegria 
Nuances 
EsperanÇa
Amigos 

Foram dinamizadas pinturas com carimbos recicláveis com a professora Paula Correia.

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância foram dinamizadas na nossa escola várias atividades para alertar os alunos da importância desta temática, que infelizmente ainda está presente nos nossos dias.

Este ano foram realizadas várias atividades em parceria com as várias entidades da comunidade educativa do Concelho de Câmara de Lobos.

O mês começou com uma ação de sensibilização promovida pela PSP de Câmara de Lobos/Escola Segura, intitulada “A Violência no Namoro” dirigida aos alunos de 9.º ano. Também foi desenvolvida uma ação de sensibilização com a mesma temática junto de algumas turmas do 3.º ciclo, dinamizada pela Dr.ª Elisa Fonseca da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Demos início à Semana AZUL, com atividades em parceria com a Escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos, colocando laços azuis, decorados pelos alunos e encarregados de educação, ao longo da vedação das duas escolas para o lado exterior. Foi colocado um grande laço azul na faixada da nossa escola, feito pelas assistentes operacionais e o conselho executivo com a colaboração da coordenadora do departamento de expressões, docente Sónia Silva, e uma faixa na parte frontal com a indicação “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”. A presença de dois bonecos de trapos para apresentar o mês, de forma positiva criados pelas assistentes operacionais, com a coordenação da D. Delta e a docente Cristina Rosário da educação especial.

Visitaram as instalações da rádio escola, duas turmas do 3.º ano e duas do 4.º ano, acompanhadas pelos respetivos docentes para gravar frases elaboradas por estes discentes e escolher uma música. Tiveram oportunidade de participar numa emissão em direto da rádio ELobos.

Este ano formámos um laço humano, em parceria com a Escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos. Participaram mais de 300 crianças de todos os anos escolares da escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos, vestindo um t-shirt branca, em conjunto com os nossos alunos de 9.º ano de escolaridade, usando uma t-shirt de cor azul.  A formação do laço foi acompanhada ao som de várias músicas e no final foram batidas palmas durante um minuto em homenagem a todas as vítimas. De seguida, fizemos uma caminhada em harmonia pelas ruas circundantes às duas escolas, em que os alunos do 9.º ano deram as mãos aos alunos do 1.º ciclo com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta temática, as suas consequências, como agir para prevenir e sinalizar, como praticar uma parentalidade positiva e ainda consciencializar para os direitos e deveres das crianças. 

Os alunos do clube rádio escola ELobos selecionaram músicas e frases para transmitir durante os intervalos da Semana Azul e a TV Escola colocou o filme “On the Way to school” alertando os alunos para os seus direitos e deveres.

No dia 29 de abril decorreu uma Conferência na sala de sessões intitulada “Azul Mudo – com um gesto ajudamos!” tendo como moderadora a Dr.ª Gabriela Freitas (EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos) e as seguintes convidadas: Dr.ª Sofia Henriques (autora do livro Cestinha Cintilante); Dr.ª Alice Silva (CPCJ); Dr.ª Maria do Céu (Segurança Social do Estreito) direcionada aos encarregados de educação e alguns alunos da escola.

No dia 30 de abril, a escola também participou na elaboração do laço humano na Praça da Autonomia dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Câmara de Lobos com alunos de várias turmas. O grupo de teatro apresentou a peça “Que queres no namoro?” na Casa da Cultura de Câmara de Lobos. Neste mesmo dia, a escola foi representada por dois alunos vencedores do Concurso de Poesia, que declaram os seus poemas e receberam os respetivos prémios.

Clique aqui,para visualizar as fotografias.

Clique aqui, para visualizar o vídeo.

Assim, finalizámos mais um MÊS AZUL, e “Serei o que me deres… que seja AMOR”.

A equipa multidisciplinar

Sofia Camacho; Fátima Costa; Goreti Freitas

O mês de abril é assinalado como o “Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” e, na nossa escola, foi dedicada toda uma semana a esta efeméride. Assim, de 23 a 30 de abril, foram dinamizadas diversas atividades com o intuito de chamar a atenção, sensibilizar e alertar para a prevenção dos maus tratos que, infelizmente, muitas crianças estão sujeitas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracterizam-se como “abusos ou maus-tratos às crianças, todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.

Alguns conselhos de disciplina do departamento de línguas associaram-se a esta iniciativa levada a cabo pela nossa escola. O conselho de disciplina de português do terceiro ciclo projetou o filme “A turma”  ("Entre les Murs"), filme de Laurent Cantet, em cinco sessões de cinema. Assim, esta atividade foi dirigida aos alunos das turmas 7.ºABC1,2 e 3 e também às turmas do 8.º F e 9.º G. Os alunos demonstraram muito interesse, visto tratar-se do retrato de uma turma problemática durante o ano letivo. Este filme possibilitou aos alunos estabelecerem comparação com a sua turma, com o seu dia a dia na nossa escola, com os colegas e com os professores. Também foram elaborados cartazes pelos alunos da turma ABC2 do sétimo ano, tendo como intuito contribuir para a prevenção dos maus tratos das crianças. O conselho de disciplina de inglês do segundo ciclo deu o seu contributo com a criação, em inglês,  de uma frase de sensibilização para esta problemática, com a orientação dos respetivos professores (foi eleita uma frase representativa de cada turma do segundo ciclo). Depois de as referidas frases serem registadas em fitas de cetim azuis, foram penduradas numa árvore, na entrada da nossa escola. Sublinhe-se que, antes da realização desta atividade, foi explicada aos alunos a origem desta iniciativa internacional. Foi um momento deveras gratificante. O conselho de disciplina de inglês do terceiro também cooperou com a sua participação na formação do laço  azul e na respetiva caminhada organizada pela nossa escola e com a promoção de debate/discussão com os alunos sobre o tema e acerca das frases por eles criadas. Já no conselho de disciplina de francês do terceiro ciclo, os alunos do nono ano escreveram uma frase/palavra alusiva à temática. O grupo da educação especial dinamizou, com os alunos que beneficiam de apoio direto, a decoração de laços a fim de serem afixados na vedação exterior da escola. Foi também criada, no quadro preto da escola, uma atividade intitulada "Mãos em Socorro", na qual foi utilizada a língua gestual portuguesa para "traduzir" algumas palavras alusivas à esta situação. Participou também em outras atividades dinamizadas na escola ao longo desta semana.

É bom todos termos assente que os maus-tratos constituem graves problemas para o desenvolvimento das crianças, provocando consequências ao longo da sua vida, como a depressão, a agressividade, o uso de drogas, vários problemas de saúde e a infelicidade. Mesmo que os maus tratos já tenham terminado, estes problemas podem ocorrer anos depois.

Vamos ficar todos em alerta e denunciar quando tivermos conhecimento de algum caso, de alguma situação de maus tratos às crianças.

Pel’ O Departamento de Línguas

Graça Costa

No dia 21 de março, e no âmbito da comemoração do Dia da Árvore, as turmas do 5.º C e 5.ºG plantaram duas árvores no jardim da escola. As diretoras de turma pediram a colaboração do Parque Natural da Madeira e este contribuiu com um pau branco e com um barbuzano. Depois de plantarmos as árvores, ficamos responsáveis por fazermos a sua manutenção até ao final do ano letivo. Durante esta atividade, ouvimos a canção “Uma árvore, um amigo!”, composta por Carlos Paião e interpretada por Joel Branco. Para finalizar, as professoras ofereceram-nos umas bolachinhas em forma de árvore e que boas estavam.

As Professoras

 Sónia Bastos e Joana Matos

   

No Dia Internacional do Pi, 14 de março, as turmas do 5.º C e 5.º G realizaram algumas atividades de forma a assinalar este dia. No início da semana, os pavilhões e as salas de aulas foram decorados com o número pi e com as respetivas casas decimais. Os decorativos foram feitos pelos alunos. Também foi dada a conhecer a existência desse número tão famoso, representado pela letra grega pi (π), como traduzindo a razão entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro.

Nesse mesmo dia, os alunos das turmas venderam pipocas e bolachas com a forma do símbolo do pi e fizeram pinturas faciais. Os alunos participaram com muito empenho e foram da opinião de que a atividade fui muito bem concretizada.

As professoras

Sónia Bastos e Joana Matos

No passado dia 03 de março, como já vem sendo hábito, a nossa escola participou uma vez mais no cortejo de carnaval, realizado no centro do Estreito de Câmara de Lobos.

Os foliões desfilaram empenhadamente, juntamente com outras trupes, animando as centenas de pessoas que se deslocaram até este local.

Este ano o tema escolhido esteve relacionado com os 40 anos da escola.

Esta atividade foi organizada em parceria com o grupo disciplinar de artes visuais e o docente de música e dança que preparou os alunos para a execução do desfile.

A todos aqueles que participaram na trupe e na organização da mesma, um muito obrigado! 

Clique aqui para visualizar as fotografias.

A Coordenadora das Atividades de Enriquecimento do Currículo 

Sónia Rodrigues

Parceiros Institucionais