O dia 21 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Materna. Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Ao comemorar o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística. Estima-se que metade das quase 6000 línguas faladas no Mundo esteja em risco de desaparecer.

A Escola do Estreito de Câmara de Lobos, mais especificamente a turma B do sétimo ano, juntou-se a esta comemoração, participando numa atividade dinamizada pelo Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, tendo como orador o Dr. Manuel Neto.

Realça-se que os alunos interagiram de uma forma positiva com o orador e este levou a que os discentes percebessem que a diversidade de línguas existente e o multilinguismo é gerador de novos conhecimentos e ideias.

Professoras que acompanharam os alunos Isabel Sengo e Judite Fernandes.

A exposição de S. Valentim decorreu de 11 a 18 de fevereiro. A mesma pôde ser visitada à entrada da secretaria da nossa escola. Contou com uma variedade de trabalhos: desde desenhos com motivos/vocabulário alusivos à efeméride a objetos 3D elaborados com materiais criativos reutilizáveis, privilegiando, desta forma, a educação para a sustentabilidade.

Dinamizadores: Conselho da disciplina de Inglês do 2.º Ciclo

No passado dia treze de novembro realizou-se na biblioteca da escola a apresentação da obra "A vida de São Martinho", com a presença do autor, Cónego Marcos Gonçalves e do ilustrador, Nelson Henriques. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Coordenação e Dinamização da Biblioteca, as monitoras do Clube de Informática, e a docente de Educação Moral e Religiosa Católica do 6.ºB.

Para complementar a atividade foi promovida uma exposição de trabalhos (biografia e ilustrações) da autoria dos alunos do 6.ºB, que também foram ativos intervenientes na atividade, assim como uma exposição de ilustrações, esboços e peças gentilmente facultadas pelo ilustrador.

Afim de verificar os conhecimentos dos alunos sobre a obra foi dinamizado um questionário sobre a obra, utilizando a ferramenta Kahoot.

O interesse e entusiasmo dos alunos foi a nota alta desta atividade.

Bem hajam a todos os contribuíram para a consecução desta iniciativa.

 

A Coordenadora e Dinamizadora da Biblioteca – Elisabete Timóteo

As monitoras do Clube de Informática – Marlene Neves & Lídia Henriques

A docente de Educação Moral e Religiosa Católica do 6.ºB – Sílvia Silva

Numa altura em que as escolhas alimentares são cada vez mais condicionadas pela publicidade, pela falta de tempo que as rotinas diárias nos trouxeram, e partindo do tema da Alimentação Saudável inerente a Cidadania e Desenvolvimento, no passado dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a turma G do 6.º ano preparou um local de venda de produtos e receitas saudáveis. Também aderiram ao movimento “World Carrot Lollipop” que pretende, não só lutar e alertar para a obesidade infantil, mas também ajudar a combatê-la. Posteriormente, assistiram a uma palestra sobre “Alimentação Saudável”, ministrada por dois nutricionistas. De seguida, deslocaram-se a um estabelecimento comercial local para procederem à leitura e interpretação dos rótulos alimentares com a ajuda do semáforo nutricional.

Os alunos participaram com muito entusiasmo. A todos os que nos ajudaram, muito obrigado!

6G e Prof. Sónia Bastos

As turmas do 5.º C e 5.º G projetaram, uma vez mais, uma atividade no âmbito da autonomia e flexibilidade do currículo. Nada melhor do que recuarmos aos tempos medievais e festejarmos os gloriosos 600 anos da nossa “Pérola do Atlântico”. Assim, foi organizada a I Viagem Medieval ao Estreito de Câmara de Lobos, nos dias 12 e 13 de julho. Mas, tal só foi possível graças aos nossos jovens alunos e seus encarregados de educação, ao pessoal docente e não docente, ao conselho executivo e aos agentes culturais, Junta de freguesia do Estreito, Centro Cívico do Estreito, Casa do Povo do Estreito, Clube Escola do Estreito, Associação de Casas do Povo da Madeira e Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Sem esta equipa não seria possível assegurar o sucesso deste conjunto de atividades que queremos levar a cabo, preservando sempre a nossa história. A todos o nosso muito obrigado!

Clique aqui para aceder as fotografias.

No passado dia 31 de maio, o conselho de disciplina realizou uma demonstração de robótica e um workshop de montagem e programação de robôs WeDo 2.0. Esta atividade foi realizada no âmbito da comemoração do Dia da Criança.

Foram apresentados os robôs anprinos, o arduíno, EV3, WeDo 2.0, o Pleo, o OzoBot e os projetos “Piano EBECL” e o jogo “Apanha a fruta” realizados pelos alunos do 5.º F realizado em programação scratch e utilizando o dispositivo makey makey.

Agradecemos ao Gabinete de Modernização de Tecnologias Educativas pelo empréstimo de alguns dos robôs que foram apresentados.

A delegada do conselho de disciplina de informática

Marlene Neves

No passado dia 5 de junho – Dia Mundial do Ambiente – a turma 5.ºAB2, participou numa Caminhada “Levada do Poço da Corrida”, no âmbito da Semana do Ambiente, promovida pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

A atividade iniciou-se no local da Boca dos Namorados, onde os alunos colaboraram na plantação de árvores e arbustos. Ao longo da caminhada, com extensão aproximada de 5 km, foram recolhidos resíduos, sendo os mesmos separados em sacos da cor do ecoponto correspondente. 

As docentes Ana Sampaio, Angélica Cabrita e Claudia Miguel acompanharam os alunos nesta atividade, na qual tiveram um contacto privilegiado com a natureza e puderam identificar várias espécies da biodiversidade local.

Os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos, adquiridos na disciplina de Ciências Naturais, relacionados com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

A atividade terminou, na Eira das Moças, com a sensação de dever cumprido, por termos contribuído, com um pequeno gesto, para a melhoria de um espaço que é de todos.

Docente de Ciências Naturais

Cláudia Miguel

No âmbito da comemoração do Dia da Criança, o Conselho de Disciplina de Inglês 2.º Ciclo organizou a atividade prevista  "Workshop de Scones". A mesma teve como destinatários todas as turmas do segundo ciclo, cuja participação careceu de inscrição prévia. À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa revelou-se um sucesso.

Conselho de Disciplina de Inglês e alunos (2.ºCiclo)

No âmbito do Dia da CRIANÇA!

Criatividade 
Risadas
Imaginação 
Alegria 
Nuances 
EsperanÇa
Amigos 

Foram dinamizadas pinturas com carimbos recicláveis com a professora Paula Correia.

Parceiros Institucionais