No Dia Internacional do Pi, 14 de março, as turmas do 5.º C e 5.º G realizaram algumas atividades de forma a assinalar este dia. No início da semana, os pavilhões e as salas de aulas foram decorados com o número pi e com as respetivas casas decimais. Os decorativos foram feitos pelos alunos. Também foi dada a conhecer a existência desse número tão famoso, representado pela letra grega pi (π), como traduzindo a razão entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro.

Nesse mesmo dia, os alunos das turmas venderam pipocas e bolachas com a forma do símbolo do pi e fizeram pinturas faciais. Os alunos participaram com muito empenho e foram da opinião de que a atividade fui muito bem concretizada.

As professoras

Sónia Bastos e Joana Matos

No passado dia 03 de março, como já vem sendo hábito, a nossa escola participou uma vez mais no cortejo de carnaval, realizado no centro do Estreito de Câmara de Lobos.

Os foliões desfilaram empenhadamente, juntamente com outras trupes, animando as centenas de pessoas que se deslocaram até este local.

Este ano o tema escolhido esteve relacionado com os 40 anos da escola.

Esta atividade foi organizada em parceria com o grupo disciplinar de artes visuais e o docente de música e dança que preparou os alunos para a execução do desfile.

A todos aqueles que participaram na trupe e na organização da mesma, um muito obrigado! 

Clique aqui para visualizar as fotografias.

A Coordenadora das Atividades de Enriquecimento do Currículo 

Sónia Rodrigues

No dia 14 de fevereiro de 2019, comemorou-se o dia dos namorados e da amizade, Saint Valentine's day, através da exposição de um mural intitulado Wall of love com mensagens alusivas à efeméride e dedicatórias à nossa escola, redigidas em português e em inglês pelos alunos do segundo ciclo. Esta atividade consistiu numa parceria entre os grupos 200 e 220.

Foi, igualmente, elaborada uma moldura gigante com motivos alusivos à data festiva para que os alunos pudessem fazer registos fotográficos, bem como se efetuaram outras decorações, resultado de um trabalho de projeto interdisciplinar das turmas AB um e AB dois, de quinto ano, que integram o Projeto Estreito+, projeto este que partiu da iniciativa da disciplina de Inglês. As referidas turmas presentearam-nos, ainda, com um momento musical, nomeadamente a interpretação de uma música romântica do artista madeirense Franco, intitulada "I need you".

A delegada do conselho de disciplina, Inglês 2.ºCEB

Florbela Moura

No âmbito das atividades previstas no Plano Anual de Escola, o Conselho de Disciplina de Francês colaborou na atividade interdisciplinar, “Elaboração de postais e mensagens alusivos ao S. Valentim”, dinamizada pelo Departamento de Línguas, com vista a comemorar esta efemeridade na escola.

Nesta iniciativa, participaram as turmas do oitavo ano, com trabalhos muito criativos e diversificados, proporcionando-se um momento de dinâmica intercultural, vivenciada pelos discentes implicados na atividade e por toda a comunidade escolar.

A mesma contou com uma grande cooperação por parte dos alunos, bem como dos professores que coordenaram o desenvolvimento dos trabalhos, considerando-se o seu balanço muito positivo.

O Conselho de Disciplina,

Francês 3º CEB

 

Ser criança implica amor, atenção, lar, educação, brincadeira! Mas se aos olhos de nós, ser criança é sinónimo de paz e de tranquilidade, em muitos países como o Afeganistão, Filipinas, Síria, Paquistão, Sudão, Índia, Iraque, ser criança é sinónimo de violência, ataques, armas, tiros, sangue, mortes, guerra. Sim, existem milhares de crianças que são obrigadas a serem soldados em ponto pequeno e a assistirem e a participarem em confrontos violentos, que os marcarão eternamente. E, por isso, no dia 12 de fevereiro assinalamos o Dia da Mão Vermelha, o dia em que a Organização das Nações Unidas disse basta a um recrutamento forçado e violento. Esta organização que luta diariamente pelos direitos das crianças pretende, desde 2002, alertar todos os políticos e cidadãos para esta realidade crua e proibir a participação das crianças e adolescentes em guerras. No entanto, ainda hoje em dia existem cerca de 300 a 500 mil crianças que participam, obrigatoriamente, em guerras. Muitos alunos juntaram-se a nós nesta iniciativa e deram Mão Vermelha a esta realidade! Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos. As turmas do 5.ºC e 5.ºG.

 

No passado dia 12 de dezembro, as turmas C e G do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, realizaram o Mercadinho de Natal. No âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular e partindo do tema da Alimentação Saudável inerente a Cidadania e Desenvolvimento, os alunos organizaram um mercadinho com várias banquinhas onde foram vendidos os mais diversos produtos: legumes, frutas, compotas, bolos, gomas, pipocas, sumos, chás, especiarias, artesanato, entre outros. Para além da venda de produtos, os presentes foram surpreendidos com a visita do Pai Natal, de música, de dança, de declamação de poesia e de um espaço decorado a rigor, contribuindo assim, para um ambiente caloroso de confraternização e animação. Os alunos também estavam vestidos com cores e com adereços alusivos ao Natal. Tal atividade só foi possível com o envolvimento dos alunos, dos encarregados de educação, do pessoal docente e não docente, do conselho executivo, mas também de algumas lojas locais. Eis alguns relatos de alunos:

“Achei o mercadinho muito interessante, porque tive com quem conversar e foi engraçado de ver o Pai Natal.”

“Gostei e diverti-me muito mais do que pensava!”

“Gostei mais da parte da manhã, porque conseguimos vender mais produtos.”

“Gostei muito de estar nas barracas.”

 Um bem-haja a todos aqueles que contribuíram para este dia tão especial!

 

No âmbito das comemorações do quadragésimo aniversário da nossa escola, o conselho de disciplina de informática e a coordenação de TIC organizaram diversas atividades que estiveram patentes ao público na sala 4 do pavilhão 1.

No que se refere à coordenação de TIC foi apresentada uma exposição de material audiovisual utilizados nestes últimos 40 anos, desde do leitor de discos, retroprojetor, máquina de escrever, máquina registadora até ao atual Ebeam. Esta exposição teve como objetivo mostrar aos nossos alunos a evolução tecnológica que houve na escola em termos de material audiovisual bem como lhes dar a conhecer aparelhos de outras épocas com os quais nunca tomaram contacto.

O conselho de disciplina de informática fez uma demonstração sobre IoT (Internet of Things) – Monitorização e controlo remoto, impressão 3D, realidade aumentada, realidade virtual e de um piano realizado em scratch e o makey makey.

Para além destas atividades foram apresentados os prémios adquiridos em concursos em que o conselho de disciplina participou nos dois anos letivos transatos (robôs Ozobot e anprinos e Kit do arduíno).

Foi um dia em cheio, recheado de atividades e de muita animação.

Parabéns EBECL.

O Conselho de disciplina de Informática | A Coordenação de TIC

No âmbito das Comemorações do quadragésimo aniversário da nossa escola, o Grupo de Educação Física em parceria com o Grupo de Inglês – 2.º Ciclo dinamizaram os “Jogos Tradicionais”. Esta atividade foi direcionada aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos e contou com a participação de 413 alunos.  Baseou-se na realização de diversos jogos adaptados ao contexto escolar, entre os quais: Pin the tail on the donkey, Bobbing for cookies, jogo da tração à corda, jogo das cadeiras, das andas, da corrida de sacos e do tiro ao alvo. Para o sucesso desta atividade foi decisiva a incansável colaboração dos alunos da turma 1.º B – Técnico de Desporto. O balanço foi muito bom, tendo os jogos decorrido num ambiente bastante agradável, proporcionando o convívio entre os alunos e professores. Todos os intervenientes cumpriram as regras dos jogos e, no final, todas as equipas participantes saíram vencedoras.

Os professores responsáveis,

Ana Fontes Sampaio e Joselino Câmara

De 25 de outubro a 2 de novembro, decorreu a comemoração do "Halloween". O conselho de disciplina organizou algumas atividades, no âmbito desta festividade, sendo elas: exposição de espanta-espíritos e de outros trabalhos variados alusivos à efeméride; refeição temática na cantina: carne picada e esparguete com molho de tomate, sopa de abóbora e gelatina verde contendo um biscoito com as iniciais RIP (a imitar uma sepultura), como sobremesa.

Os alunos aderiram em massa e os seus trabalhos primaram pela criatividade, sustentabilidade e pela colaboração das suas famílias. 

Posto isto, agradecemos a todos o esforço envidado, em prol do sucesso deste evento.

O Conselho de Disciplina,

Inglês 2.º CEB

Os alunos de sétimo ano após proposta dos docentes da disciplina contribuíram para a decoração da nossa escola com trabalhos alusivos ao Halloween, nomeadamente saquinhos Trick or Treat.

O Conselho de Disciplina 330

Parceiros Institucionais