Entre os dias 24 e 28 de maio de 2021, o Departamento de Línguas promoveu uma atividade muito envolvente, a “Semana das Línguas”.

Todos os conselhos de disciplina que integram o referido departamento dinamizaram as suas atividades com esmero e dedicação e o balanço final é muito bom.

A semana iniciou-se no dia 24 de maio e o dia foi dedicado à Educação Especial. Assim, no turno da manhã, foi convidado o fisioterapeuta Vítor Nazário que discursou um pouco sobre o seu trabalho e sensibilizou os alunos para o respeito a ter para com aqueles que apresentam diferenças. Já no turno da tarde, foram projetados vídeos sobre a inclusão.

O segundo dia ficou a cargo da disciplina de Português do segundo ciclo. Neste dia, foram dinamizadas duas oficinas de teatro, uma no turno da manhã para a turma do 5.ºD e outra no turno da tarde para a turma do 6.ºD.

Já no dia 26 de maio, a disciplina de Português do terceiro ciclo entrou em ação e promoveu algumas atividades. Assim, foram organizadas três sessões de cinema para as turmas 7.ºB, 7.ºC, 7.ºG (no turno da manhã), 8.ºC e 8.ºD (no turno da tarde). Ainda no turno da manhã, a professora Andreia Baptista, técnica da Câmara Municipal do Funchal, veio à nossa escola dinamizar a atividade “Vamos contar uma história” para a turma do 9.ºD. Foram difundidos na rádio escola poemas musicados e a declamação de poemas pelos alunos da turma 9.ºB. A turma do 9.ºA também declamou o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, no átrio entre os pavilhões 0 e 1, no intervalo das 11h15 às 11h30. Também foi colocada a “Passadeira da poesia” desde a entrada do portão principal até às entradas dos pavilhões 0 e 1. Ao longo da semana esteve patente a exposição “Autor do trimestre” levada a cabo por todos os alunos das turmas do 7.º e do 8.º anos.

O dia 27 de maio ficou a cargo da disciplina de Francês. Neste dia, foi projetada música francesa nos intervalos e foi montada uma exposição subordinada ao tema “Defesa do meio ambiente” que ficou patente ao longo de toda a semana. As turmas intervenientes foram todas as de 9.º ano e ainda uma aluna da turma do 8.ºB.

Chegou o último dia que foi dedicado à disciplina de Inglês do segundo ciclo. Assim, foi feita a exposição/projeção de atividades elaboradas pelos alunos no Projeto “Plano de Ação de Inglês” (nos dois tempos destinados a desenvolver competências da oralidade): exposição de trabalhos ilustrativos de algumas expressões idiomáticas em inglês, no placar à entrada da biblioteca e a leitura em voz alta de duas short stories trabalhadas com os alunos com suporte de imagem (projeção na biblioteca). É de referir que a preparação das atividades com os alunos foi feita no ensino à distância.

O conselho de disciplina de Inglês do terceiro ciclo organizou sessões de “Cinema como fonte de cultura e meio transmissor de conhecimentos” durante todos os dias da semana e envolveu todas as turmas de 7.º, 8.º e 9.º anos nesta atividade. No sétimo ano, foi apresentado o filme Gifted, o qual aborda a temática das crianças sobredotadas e as dificuldades que as mesmas sentem a nível familiar e social; no oitavo ano foi apresentado o filme Trust: perigo online, sobre a segurança na Internet, e no nono ano o filme The pursuit of happyness, sobre o desemprego e o empreendedorismo. De um modo geral os alunos gostaram das escolhas e apreciaram a atividade. De referir que alguns dos filmes projetados foram gentilmente cedidos pela equipa Educamedia.

A “Semana das Línguas” chegou ao final, mas fica a promessa de voltarmos no próximo ano letivo com mais atividades.

Um agradecimento a todos os que tornaram possível a realização de mais esta semana recheada de atividades.

A Coordenadora do Departamento de Línguas

Prof.ª Graça Costa

 

No âmbito da atividade “Dia Mundial da Água” (que se comemora a 22 de março), os alunos do 5º ano, turmas A,B,C,D e E, criaram os seus trabalhos escritos e práticos, reutilizando diversos materiais. Com empenho e resiliência surgiram trabalhos criativos. A exposição decorre entre os dias 15 de março e 09 de abril.

Grato pela colaboração de todos os docentes do Conselho de Disciplina de Ciências Naturais, dos vários Conselhos de Turma, dos funcionários e dos encarregados de educação.

Clique aqui para visualizar o vídeo elaborado sobre a atividade.

O Coordenador do Projeto

Professor João de Oliveira Barros

 

Na semana de 8 a 12 de março de 2021, comemorou-se na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos a “Semana da Leitura” que se associou ao mote lançado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) Ler+. Foi uma semana de celebração da leitura, do livro e do leitor com atividades diversificadas e bem interessantes.

 

No âmbito do projeto interdisciplinar “A ler e a escrever é que a gente se entende”, a professora que leciona a disciplina de Português promoveu a dinamização desta semana tão recheada de bons momentos. Assim, os alunos das turmas A, B e C do nono ano foram os grandes intervenientes desta festa da leitura. A segunda-feira arrancou com a leitura do poema “Ler é sonhar acordado”, de Lourdes Custódio, nas três turmas. Na turma A, a responsável pela leitura foi a aluna Luísa Pinto e a leitura foi realizada na aula de Ciências Naturais; na turma B, o aluno responsável foi o Nuno Fernandes e a leitura foi feita na aula de Inglês, e, na turma C, a aluna Daniela Jesus procedeu à leitura na aula de História. Já na terça-feira, foi lido o poema “Viajar pela leitura”, da Clarice Pacheco, pelos alunos Leandro Correia, da turma A, na aula de Cidadania e Desenvolvimento; o poema “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, foi lido na aula de Português pelo aluno Tiago Santos; a aluna Diana Faria, da turma B, fez a leitura na aula de Português e a aluna Beatriz Graça, da turma C, procedeu à leitura na aula de Geografia. A meio da semana, na quarta-feira, os alunos Laura Sá, da turma A, na aula de História, o aluno Afonso Camacho, da turma B, na aula de Geografia, e a aluna Laura Silva, da turma C, na aula de Português, procederam à leitura do poema “O prazer de ler”, de Eliseu Alves. Na quinta-feira, os alunos Pedro Rodrigues, da turma A, na aula de Geografia, Carlos Olim, da turma B, na aula de História, e Nivalda Pestana, da turma C, na aula de Matemática, procederam à leitura do poema “Já fingi não dar importância”, de Clarice Lispector. A semana passou muito rápido e chegamos à sexta-feira, dia de ler o poema “Livros”, de Rosarinho. Desta forma, a responsabilidade da leitura ficou a cargo das alunas Tatiana Teles, da turma A; Valéria Abreu, da turma B, e Nádia Pereira, da turma C.

 

Os professores de algumas disciplinas também comemoraram a “Semana da Leitura” com a leitura de alguns poemas nas suas aulas. Assim, na aula de Português, foram lidos os poemas “Valor das palavras”, de Almada Negreiros; “Quatro lugares comuns sobre várias artes poéticas”, de Alexandre O’ Neil; “Escrever”, de Irene Lisboa, e “Ser Estudante”, de Irá Rodrigues. Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, foi lido o poema “Poema em linha reta”, de Álvaro de Campos, pela professora Lina Melo. Já na aula de Português, a professora especializada na Educação Especial, Cristina Vares, também deu o seu contributo e leu o poema “Amizade”, de Fernando Pessoa, à turma A.

 

Os alunos leram e gravaram as leituras que fizeram, selecionando textos à sua escolha, outros criados pelos próprios ou de outros autores.

 

Para terminar a semana em beleza, alguns encarregados de educação dos alunos da turma B do nono ano também foram convidados a participar nesta atividade e procederam às gravações das suas leituras, orientados pelos seus educandos, sob as diretrizes da professora da disciplina de Português.

 

É sempre tão bom ler, descobrir novos mundos, outras palavras, outras paisagens, outros cheiros, novas personagens, outras culturas, outras tradições. Leiam, mesmo que seja apenas uma página por dia, um capítulo por semana, um livro por mês.

 

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos alunos.

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos encarregados de educação.

 

A professora,

Graça Costa

 

Imagem de Pexels.com

Para relembrar a importância da existência deste dia e deste número famoso, a professora de matemática das turmas C e D do 7.º ano incentivou os seus alunos a tornarem este dia especialmente matemático.

Com o intuito de despertar a criatividade dos alunos, estes foram desafiados a construírem um Pi com materiais reciclados ou não, pesquisaram curiosidades sobre o número Pi e Mnemónicas para conseguirem memorizar algumas casas decimais do mesmo.

O trabalho realizado pelos alunos foi compilado numa pequena revista intitulada “És um dos nossos heróis … Matemáticos!!”.

Todo o trabalho desenvolvido pode ser consultado aqui.

A docente responsável

Sandra Oliveira

Atividade interdisciplinar inerente ao projeto “O encontro comigo, com os outros e o Mundo” contempla a articulação disciplinar, o trabalho colaborativo e os valores de cidadania necessários para o desenvolvimento das competências definidas no perfil dos alunos. 

No âmbito da atividade La Saint-Valentin, os alunos das turmas 7AB criaram os seus postais digitais, utilizando a aplicação PosterMyWall.  

Parabéns aos alunos pelos fantásticos trabalhos realizados. Mostraram assim que com empenho e dedicação é possível superar os desafios que nos surgem diariamente. 

Ver o vídeo aqui.

Disciplinas/professores envolvidos: 

  • TIC: Merícia Oliveira 
  • Francês: Ana Cristina Quintal 

O Clube de Informática da EBECL realizou uma exposição de máscaras de Carnaval através da Realidade Aumentada, intitulada “Carnaval Digital”, que se encontra patente no piso superior do pavilhão zero.

Nesta exposição podemos encontrar um conjunto de máscaras que foram pintadas pelos alunos do Clube de Informática, que depois podem ser lidas através da aplicação de realidade aumentada Quiver Masks.

Passamos por um momento muito divertido onde os alunos, professores e funcionários puderam experimentar algumas máscaras muito giras.

Bom Carnaval!

Clique aqui para visualizar o álbum das fotografias.

As monitoras do Clube de Informática

Lídia Henriques e Marlene Neves

 

 

Good Morning!
Os alunos do 8.º ano associaram-se à comemoração do dia de S. Valentim com a elaboração de poemas alusivos a esta festividade e declamação de alguns na rádio escola. O conselho de disciplina de Inglês do 3.º ciclo partilha com toda a comunidade educativa alguns trabalhos escritos desenvolvidos por alunos das turmas de 8.º ano.
Happy Valentine's Day!"
Grupo 330

O Baú de Leitura, no dia 18 de dezembro, promoveu a atividade Conto de Natal: Ninguém dá prendas ao Pai Natal.

Uma atividade que envolveu todos os alunos de 5.º ano com o objetivo de comemorar o espírito natalício, mas também fomentar nos alunos o interesse pelos livros e suas histórias.

Pretendia-se que durante alguns minutos, os alunos das cinco turmas, ouvissem nas suas salas, nos seus tablets, através da plataforma Teams, alguns colegas a ler uma história de Natal que começava por mostrar um “Mundo às avessas” em que o Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas.

Depois entram em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate; a Raposa e o Lobo Mau.

Esta pequena história é marcada por um humor subtil que acaba de modo feliz, com todos a participar numa inédita ceia de Natal.

 

Narradoras: Joana Abreu e Jackelin Nunes, 5ºB

 

Personagens:

Pai Natal – Winston Loaiza, 5ºD

Capuchinho Vermelho – Ana Ramos, 5ºE

Gata borralheira – Leonor Moniz, 5ºD

João Ratão – Rodrigo Ramos, 5ºE

Bruxa da Casinha de Chocolate – Nohemy Vidau, 5ºC

Raposa – Matilde Faria, 5ºC

Lobo Mau – Pedro Pereira, 5ºD

 

Veja aqui alguns desses momentos: Vídeo da leitura do conto de Natal.

Biblioteca

 

 - Vídeo 1 | Vídeo 2

Turma - 5ºA com as Professoras: Maria Irene e Angélica Cabrita.

 - Vídeo

Turma 5ºB com os Professores: João Barros e Cláudia Miguel.

 - Vídeo

Turma 5ºC com as Professoras: Marlene Neves, Débora Abreu e Liliana Sousa.

 

 - Vídeo

Turma 5ºD com as Professoras: Catarina Faria e Ana Pereira.

 - Vídeo

Turma 5ºE com as Professoras: Fernanda Gonçalves, Nely Sequeira, Idalina Henriques.

 - Vídeo

A todos os alunos e professores que aceitaram o convite e contribuíram para o sucesso desta atividade, o nosso bem-haja!

Os alunos inscritos no Baú de Leitura e a dinamizadora,

Marina Marques

Atividade de Natal promovida pelo grupo 250 e 610 (Ed. Musical e Música e Dança) e gravados no passado dia 17 de dezembro, SEM PÚBLICO, respeitando as diretrizes em vigor devido à pandemia.
Clique nos links seguintes para aceder aos respetivos vídeos.

Imagem de Freepik

No passado dia 18 de dezembro, o Conselho de disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação realizou uma atividade intitulada Natal Digital, destinada a toda a Comunidade Educativa.

Nesta atividade, foi recriada a viagem dos três reis magos até Jerusalém para conhecer o menino Jesus.  Dando asas à imaginação, professores e alunos construíram um presépio tradicional, os três reis magos criados com recurso a robôs EV3 e a estrela que os guiou criada com Micro:bits. Os robôs fizeram a sua viagem e deixaram as suas ofertas ao menino Jesus.

Foi criado também um parque de diversões com robôs WeDo 2.0 e EV3, uma árvore de Natal decorada com objetos realizados através da impressão 3D, realidade aumentada no Quiver, animações em Micro:bit e com uma estrela através de um circuito em arduíno.

Para além das animações natalícias de realidade aumentada lidas através de código QR, todos os que passaram pela sala 4P1 visualizaram um vídeo com mensagens de Natal do pessoal docente e não docente e dos alunos da escola.

Esta atividade, organizada pelo Conselho de disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação teve a colaboração da disciplina de Ateliê Tecnológico, do Clube de Informática, do Projeto EducaMedia e da Coordenação de TIC.

Clique aqui para aceder ao vídeo da atividade.

Clique aqui para aceder ao cartaz da atividade realizado pelos alunos do 8.º B.

Clique para aceder ao vídeo e cartaz da atividade de realidade aumentada realizada pelos alunos de 9.º ano.

Boas festas!

O Conselho de disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação

Parceiros Institucionais