A exposição de S. Valentim decorreu de 11 a 18 de fevereiro. A mesma pôde ser visitada à entrada da secretaria da nossa escola. Contou com uma variedade de trabalhos: desde desenhos com motivos/vocabulário alusivos à efeméride a objetos 3D elaborados com materiais criativos reutilizáveis, privilegiando, desta forma, a educação para a sustentabilidade.

Dinamizadores: Conselho da disciplina de Inglês do 2.º Ciclo

No passado dia treze de novembro realizou-se na biblioteca da escola a apresentação da obra "A vida de São Martinho", com a presença do autor, Cónego Marcos Gonçalves e do ilustrador, Nelson Henriques. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Coordenação e Dinamização da Biblioteca, as monitoras do Clube de Informática, e a docente de Educação Moral e Religiosa Católica do 6.ºB.

Para complementar a atividade foi promovida uma exposição de trabalhos (biografia e ilustrações) da autoria dos alunos do 6.ºB, que também foram ativos intervenientes na atividade, assim como uma exposição de ilustrações, esboços e peças gentilmente facultadas pelo ilustrador.

Afim de verificar os conhecimentos dos alunos sobre a obra foi dinamizado um questionário sobre a obra, utilizando a ferramenta Kahoot.

O interesse e entusiasmo dos alunos foi a nota alta desta atividade.

Bem hajam a todos os contribuíram para a consecução desta iniciativa.

 

A Coordenadora e Dinamizadora da Biblioteca – Elisabete Timóteo

As monitoras do Clube de Informática – Marlene Neves & Lídia Henriques

A docente de Educação Moral e Religiosa Católica do 6.ºB – Sílvia Silva

Numa altura em que as escolhas alimentares são cada vez mais condicionadas pela publicidade, pela falta de tempo que as rotinas diárias nos trouxeram, e partindo do tema da Alimentação Saudável inerente a Cidadania e Desenvolvimento, no passado dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a turma G do 6.º ano preparou um local de venda de produtos e receitas saudáveis. Também aderiram ao movimento “World Carrot Lollipop” que pretende, não só lutar e alertar para a obesidade infantil, mas também ajudar a combatê-la. Posteriormente, assistiram a uma palestra sobre “Alimentação Saudável”, ministrada por dois nutricionistas. De seguida, deslocaram-se a um estabelecimento comercial local para procederem à leitura e interpretação dos rótulos alimentares com a ajuda do semáforo nutricional.

Os alunos participaram com muito entusiasmo. A todos os que nos ajudaram, muito obrigado!

6G e Prof. Sónia Bastos

As turmas do 5.º C e 5.º G projetaram, uma vez mais, uma atividade no âmbito da autonomia e flexibilidade do currículo. Nada melhor do que recuarmos aos tempos medievais e festejarmos os gloriosos 600 anos da nossa “Pérola do Atlântico”. Assim, foi organizada a I Viagem Medieval ao Estreito de Câmara de Lobos, nos dias 12 e 13 de julho. Mas, tal só foi possível graças aos nossos jovens alunos e seus encarregados de educação, ao pessoal docente e não docente, ao conselho executivo e aos agentes culturais, Junta de freguesia do Estreito, Centro Cívico do Estreito, Casa do Povo do Estreito, Clube Escola do Estreito, Associação de Casas do Povo da Madeira e Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Sem esta equipa não seria possível assegurar o sucesso deste conjunto de atividades que queremos levar a cabo, preservando sempre a nossa história. A todos o nosso muito obrigado!

Clique aqui para aceder as fotografias.

No passado dia 31 de maio, o conselho de disciplina realizou uma demonstração de robótica e um workshop de montagem e programação de robôs WeDo 2.0. Esta atividade foi realizada no âmbito da comemoração do Dia da Criança.

Foram apresentados os robôs anprinos, o arduíno, EV3, WeDo 2.0, o Pleo, o OzoBot e os projetos “Piano EBECL” e o jogo “Apanha a fruta” realizados pelos alunos do 5.º F realizado em programação scratch e utilizando o dispositivo makey makey.

Agradecemos ao Gabinete de Modernização de Tecnologias Educativas pelo empréstimo de alguns dos robôs que foram apresentados.

A delegada do conselho de disciplina de informática

Marlene Neves

No passado dia 5 de junho – Dia Mundial do Ambiente – a turma 5.ºAB2, participou numa Caminhada “Levada do Poço da Corrida”, no âmbito da Semana do Ambiente, promovida pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

A atividade iniciou-se no local da Boca dos Namorados, onde os alunos colaboraram na plantação de árvores e arbustos. Ao longo da caminhada, com extensão aproximada de 5 km, foram recolhidos resíduos, sendo os mesmos separados em sacos da cor do ecoponto correspondente. 

As docentes Ana Sampaio, Angélica Cabrita e Claudia Miguel acompanharam os alunos nesta atividade, na qual tiveram um contacto privilegiado com a natureza e puderam identificar várias espécies da biodiversidade local.

Os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos, adquiridos na disciplina de Ciências Naturais, relacionados com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

A atividade terminou, na Eira das Moças, com a sensação de dever cumprido, por termos contribuído, com um pequeno gesto, para a melhoria de um espaço que é de todos.

Docente de Ciências Naturais

Cláudia Miguel

No âmbito da comemoração do Dia da Criança, o Conselho de Disciplina de Inglês 2.º Ciclo organizou a atividade prevista  "Workshop de Scones". A mesma teve como destinatários todas as turmas do segundo ciclo, cuja participação careceu de inscrição prévia. À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa revelou-se um sucesso.

Conselho de Disciplina de Inglês e alunos (2.ºCiclo)

No âmbito do Dia da CRIANÇA!

Criatividade 
Risadas
Imaginação 
Alegria 
Nuances 
EsperanÇa
Amigos 

Foram dinamizadas pinturas com carimbos recicláveis com a professora Paula Correia.

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância foram dinamizadas na nossa escola várias atividades para alertar os alunos da importância desta temática, que infelizmente ainda está presente nos nossos dias.

Este ano foram realizadas várias atividades em parceria com as várias entidades da comunidade educativa do Concelho de Câmara de Lobos.

O mês começou com uma ação de sensibilização promovida pela PSP de Câmara de Lobos/Escola Segura, intitulada “A Violência no Namoro” dirigida aos alunos de 9.º ano. Também foi desenvolvida uma ação de sensibilização com a mesma temática junto de algumas turmas do 3.º ciclo, dinamizada pela Dr.ª Elisa Fonseca da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Demos início à Semana AZUL, com atividades em parceria com a Escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos, colocando laços azuis, decorados pelos alunos e encarregados de educação, ao longo da vedação das duas escolas para o lado exterior. Foi colocado um grande laço azul na faixada da nossa escola, feito pelas assistentes operacionais e o conselho executivo com a colaboração da coordenadora do departamento de expressões, docente Sónia Silva, e uma faixa na parte frontal com a indicação “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”. A presença de dois bonecos de trapos para apresentar o mês, de forma positiva criados pelas assistentes operacionais, com a coordenação da D. Delta e a docente Cristina Rosário da educação especial.

Visitaram as instalações da rádio escola, duas turmas do 3.º ano e duas do 4.º ano, acompanhadas pelos respetivos docentes para gravar frases elaboradas por estes discentes e escolher uma música. Tiveram oportunidade de participar numa emissão em direto da rádio ELobos.

Este ano formámos um laço humano, em parceria com a Escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos. Participaram mais de 300 crianças de todos os anos escolares da escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos, vestindo um t-shirt branca, em conjunto com os nossos alunos de 9.º ano de escolaridade, usando uma t-shirt de cor azul.  A formação do laço foi acompanhada ao som de várias músicas e no final foram batidas palmas durante um minuto em homenagem a todas as vítimas. De seguida, fizemos uma caminhada em harmonia pelas ruas circundantes às duas escolas, em que os alunos do 9.º ano deram as mãos aos alunos do 1.º ciclo com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta temática, as suas consequências, como agir para prevenir e sinalizar, como praticar uma parentalidade positiva e ainda consciencializar para os direitos e deveres das crianças. 

Os alunos do clube rádio escola ELobos selecionaram músicas e frases para transmitir durante os intervalos da Semana Azul e a TV Escola colocou o filme “On the Way to school” alertando os alunos para os seus direitos e deveres.

No dia 29 de abril decorreu uma Conferência na sala de sessões intitulada “Azul Mudo – com um gesto ajudamos!” tendo como moderadora a Dr.ª Gabriela Freitas (EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos) e as seguintes convidadas: Dr.ª Sofia Henriques (autora do livro Cestinha Cintilante); Dr.ª Alice Silva (CPCJ); Dr.ª Maria do Céu (Segurança Social do Estreito) direcionada aos encarregados de educação e alguns alunos da escola.

No dia 30 de abril, a escola também participou na elaboração do laço humano na Praça da Autonomia dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Câmara de Lobos com alunos de várias turmas. O grupo de teatro apresentou a peça “Que queres no namoro?” na Casa da Cultura de Câmara de Lobos. Neste mesmo dia, a escola foi representada por dois alunos vencedores do Concurso de Poesia, que declaram os seus poemas e receberam os respetivos prémios.

Clique aqui,para visualizar as fotografias.

Clique aqui, para visualizar o vídeo.

Assim, finalizámos mais um MÊS AZUL, e “Serei o que me deres… que seja AMOR”.

A equipa multidisciplinar

Sofia Camacho; Fátima Costa; Goreti Freitas

Parceiros Institucionais