No passado dia 12 de dezembro, as turmas C e G do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, realizaram o Mercadinho de Natal. No âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular e partindo do tema da Alimentação Saudável inerente a Cidadania e Desenvolvimento, os alunos organizaram um mercadinho com várias banquinhas onde foram vendidos os mais diversos produtos: legumes, frutas, compotas, bolos, gomas, pipocas, sumos, chás, especiarias, artesanato, entre outros. Para além da venda de produtos, os presentes foram surpreendidos com a visita do Pai Natal, de música, de dança, de declamação de poesia e de um espaço decorado a rigor, contribuindo assim, para um ambiente caloroso de confraternização e animação. Os alunos também estavam vestidos com cores e com adereços alusivos ao Natal. Tal atividade só foi possível com o envolvimento dos alunos, dos encarregados de educação, do pessoal docente e não docente, do conselho executivo, mas também de algumas lojas locais. Eis alguns relatos de alunos:

“Achei o mercadinho muito interessante, porque tive com quem conversar e foi engraçado de ver o Pai Natal.”

“Gostei e diverti-me muito mais do que pensava!”

“Gostei mais da parte da manhã, porque conseguimos vender mais produtos.”

“Gostei muito de estar nas barracas.”

 Um bem-haja a todos aqueles que contribuíram para este dia tão especial!

 

No âmbito das comemorações do quadragésimo aniversário da nossa escola, o conselho de disciplina de informática e a coordenação de TIC organizaram diversas atividades que estiveram patentes ao público na sala 4 do pavilhão 1.

No que se refere à coordenação de TIC foi apresentada uma exposição de material audiovisual utilizados nestes últimos 40 anos, desde do leitor de discos, retroprojetor, máquina de escrever, máquina registadora até ao atual Ebeam. Esta exposição teve como objetivo mostrar aos nossos alunos a evolução tecnológica que houve na escola em termos de material audiovisual bem como lhes dar a conhecer aparelhos de outras épocas com os quais nunca tomaram contacto.

O conselho de disciplina de informática fez uma demonstração sobre IoT (Internet of Things) – Monitorização e controlo remoto, impressão 3D, realidade aumentada, realidade virtual e de um piano realizado em scratch e o makey makey.

Para além destas atividades foram apresentados os prémios adquiridos em concursos em que o conselho de disciplina participou nos dois anos letivos transatos (robôs Ozobot e anprinos e Kit do arduíno).

Foi um dia em cheio, recheado de atividades e de muita animação.

Parabéns EBECL.

O Conselho de disciplina de Informática | A Coordenação de TIC

No âmbito das Comemorações do quadragésimo aniversário da nossa escola, o Grupo de Educação Física em parceria com o Grupo de Inglês – 2.º Ciclo dinamizaram os “Jogos Tradicionais”. Esta atividade foi direcionada aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos e contou com a participação de 413 alunos.  Baseou-se na realização de diversos jogos adaptados ao contexto escolar, entre os quais: Pin the tail on the donkey, Bobbing for cookies, jogo da tração à corda, jogo das cadeiras, das andas, da corrida de sacos e do tiro ao alvo. Para o sucesso desta atividade foi decisiva a incansável colaboração dos alunos da turma 1.º B – Técnico de Desporto. O balanço foi muito bom, tendo os jogos decorrido num ambiente bastante agradável, proporcionando o convívio entre os alunos e professores. Todos os intervenientes cumpriram as regras dos jogos e, no final, todas as equipas participantes saíram vencedoras.

Os professores responsáveis,

Ana Fontes Sampaio e Joselino Câmara

De 25 de outubro a 2 de novembro, decorreu a comemoração do "Halloween". O conselho de disciplina organizou algumas atividades, no âmbito desta festividade, sendo elas: exposição de espanta-espíritos e de outros trabalhos variados alusivos à efeméride; refeição temática na cantina: carne picada e esparguete com molho de tomate, sopa de abóbora e gelatina verde contendo um biscoito com as iniciais RIP (a imitar uma sepultura), como sobremesa.

Os alunos aderiram em massa e os seus trabalhos primaram pela criatividade, sustentabilidade e pela colaboração das suas famílias. 

Posto isto, agradecemos a todos o esforço envidado, em prol do sucesso deste evento.

O Conselho de Disciplina,

Inglês 2.º CEB

Os alunos de sétimo ano após proposta dos docentes da disciplina contribuíram para a decoração da nossa escola com trabalhos alusivos ao Halloween, nomeadamente saquinhos Trick or Treat.

O Conselho de Disciplina 330

Parceiros Institucionais