No dia vinte e nove de março a turma do oitavo C, realizou uma visita guiada ao Convento São Bernardino, acompanhados pelos docentes Pedro Cabrita e Nicolau Neves. No decorrer da visita, os alunos observaram, questionaram e ouviram histórias sobre o historial do convento, desde a sua fundação até à sua evolução dos dias de hoje. Todos (alunos e docentes), acompanharam o frade Nélio, percorrendo todos os espaços envolventes e subindo a torre onde puderam vislumbrar a paisagem magnífica que rodeia o convento. Observaram quadros em azulejos, que recontam alguns acontecimentos históricos relacionados com o convento. A visita teve o seu ponto máximo ao visitar a cozinha mais antiga de C.ª de Lobos, onde puderam observar a exposição de determinados equipamentos que a componham, relembrando aos mais novos que, apesar de não haver luz elétrica nos tempos mais remotos, conservavam alimentos durante várias semanas.

O grupo continuou a visita percorrendo o caminho mais antigo da cidade de C.ª de Lobos, o caminho São Bernardino, que termina junto a igreja de São Sebastião. Ao longo do percurso, os alunos revelaram-se curiosos e participativos com os guias, intervindo com questões pertinentes. Terminada a visita, notou-se que os alunos manifestavam algum cansaço, mas estavam muito alegres, lancharam e observaram pormenorizadamente a linda baía, tiveram oportunidade de ver os seus barcos com o peixe gata nos estendais a secar. Após tirarem vários selfies, o grupo dirigiu-se alegremente à escola. Foi uma visita muito enriquecedora para todos os participantes onde tiveram oportunidade de conhecer mais um monumento valioso e puderam desfrutar da beleza da nossa Terra.

A todos que proporcionaram esta visita de estudo aos nossos alunos, em especial ao Conselho Executivo e o frade Nélio o nosso muito Obrigado.

Os docentes

Nicolau Neves e Pedro Cabrita

As turmas F e G do 6º ano, nos dias 25 e 27 de fevereiro, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos.

A visita decorreu durante uma aula de Ciências Naturais, tendo os alunos tido oportunidade de aprender em contexto real conteúdos abordados na disciplina.

As enfermeiras Érica, Lucélia e Sisandra dinamizaram as sessões explicando aos alunos o funcionamento do Centro de Saúde. Alertaram para a importância do estilo de vida na manutenção da saúde, bem como, para a importância de ir às consultas de rotina e cumprimento do Programa Nacional de Vacinação.

Agradecemos a disponibilidade das profissionais de saúde envolvidas na preparação e dinamização desta atividade.

Clique aqui para visualizar as fotografias da atividade.

A docente

Cláudia Miguel

No dia oito de março a turma E do oitavo ano, fez uma visita guiada ao Museu e Jardim Monte Palace, acompanhados pelos docentes Nicolau Neves e Judite Fernandes. No decorrer da visita, os alunos observaram esculturas do continente Africano, uma coleção de minerais provenientes de todos os cantos do Mundo. Alguns deles estavam em nichos de modo a simular o ambiente de formação dos minerais nas profundezas da Terra.

No exterior um belíssimo jardim, com plantas de várias partes do Mundo, com caminhos sinuosos que contornavam a quinta. Podendo-se observar-se a existência de uma coleção única de azulejos, que narram acontecimentos da História de Portugal. Ao longo do percurso várias quedas de água, que escorriam por levadas típicas da Madeira, na qual afluíam em pequenos lagos, distribuídos ao longo do jardim, com peixes oriundos da ilha do fogo do Japão.

No decorrer desta visita de estudo os alunos revelaram-se curiosos e participativos com a guia, intervindo com questões pertinentes.

A todos que proporcionaram esta visita de estudo, em especial o Conselho Executivo o nosso muito Obrigado.

Os docentes: Nicolau Neves e Judite Fernandes.

No dia 28 de fevereiro, a turma do 5.ºG acompanhada pelas professoras Sónia Bastos e Marlene Neves, realizou uma visita de estudo a Câmara de Lobos. A visita consistiu no novo projeto itinerante do BPI e da Fundação "la Caixa", designado “Creativity”. O “Creativity” é um autocarro adaptado com várias ferramentas e experiências. Foi-nos dada a oportunidade de experimentar mecanismos, desde circuitos elétricos, estruturas voadoras com material reciclável, roldanas e flash moves, sempre utilizando a nossa imaginação. Também foi muito gratificante, porque podemos testar todos esses mecanismos e experiências. Todo este momento foi muito interativo e gostaríamos de ter ficado mais tempo. Gostamos muito!

A turma do 5.º G

Parceiros Institucionais