As turmas do 5.º B, 6.º D e 7.º C, realizaram uma visita de estudo à carrinha Creactivity, em Câmara de Lobos. Esta carrinha está integrada no projeto itinerante do BPI e da Fundação “La Caixa”. Esta atividade realizou-se no dia 5 de março com a turma 7.º C e no dia 6 de março com as turmas 5.º B e 6.º D.

O “Creactivity” é um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Este projeto itinerante tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participaram em workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O espaço tem várias áreas para implementar diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de "stop motion".

Foi uma experiência muito divertida onde aprendemos muito de forma lúdica.

 Os docentes envolvidos:

Cláudia Miguel, Catarina Faria, Marlene Neves, Gil Pereira e Filipe Neto

 

Pelas catorze horas, a carrinha da Câmara saiu da Escola do Estreito em direção à São Vicente. A turma do 7ºC, acompanhada pelos docentes Lúcia Freitas e Nicolau Neves e a Srª funcionária Ermelinda Silva, pelo caminho cantavam músicas madeirenses e contavam histórias… alegria quanto basta, para uma viagem divertida até as grutas de São Vicente.

Chegamos!

Fomos bem recebidos no centro de vulcanismo, de um modo simples e simpático pela guia turística Sr.ª Fátima Freitas, que nos deu a conhecer o percurso e a génese da gruta.

A turma entrou no pavilhão do conhecimento, no qual foram adquirindo vários conhecimentos sobre vulcanismo ativo, e de seguida fomos até ao centro da Terra, com a visualização de um filme a três dimensões em que os alunos tomaram conhecimento da génese e formação da nossa linda ilha.

Intervalo!

Os alunos lancharam e descomprimiram, voltando para o autocarro, no qual nos dirigimos até à Escola, cantando…

Agradeço ao Conselho Executivo, à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, à direção das grutas, à prof.ª Lúcia, à Srª Ermelinda e aos alunos da turma 7ºC. A todos o meu muito obrigado.

Nicolau Neves - Conselho de Disciplina 520 - Biologia e Geologia.

No dia 11 de fevereiro de 2020, a turma 9º G e três alunas do 9º A, acompanhadas das professora Judite Fernandes e Cláudia Gomes,  realizaram um visita de estudo à Escola Profissional de Hoteleira e Turismo da Madeira, onde tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e os diversos cursos profissionais aí existentes. No âmbito do curso de técnico de restaurante e bar, assistiram à preparação de um cocktail e à demonstração da abertura correta de um vinho envelhecido. Na área de cozinha e pastelaria, viram a técnica de craving, a preparação de bombons e de acepipes.

Foi uma manhã diferente, de novas experiências e que permitiu recolher informações sobre uma possível saída profissional.

No passado dia vinte e nove de janeiro de dois mil e vinte, os alunos do segundo e do terceiro ciclos, no âmbito da disciplina de português, tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo de teatro, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, produzido pela companhia de teatro “Caixa de Palco”. A viúva e o papagaio, de Virginia Woolf, e Os Piratas, de Manuel António Pina, foram as duas obras do segundo ciclo que deram mote a duas peças de teatro, onde a escrita foi a palco e as personagens ganharam vida pela voz emprestada dos atores. Já o terceiro ciclo esteve a assistir à peça Na Companhia de Sofia, nome do espetáculo que deu a vez à escrita de Sophia de Mello Breyner Andresen, momento de destaque e de encanto. A magia da representação cativou os olhares atentos de quem assistia.

Uma nova forma de vivenciar a escrita dos autores foi oferecida a quem assistiu ao espetáculo teatral, num novo espaço de aprendizagem, “fora da escola física”, mas sempre “dentro da escola instrutiva”, onde os risos e as mensagens culturais se misturaram e cumpriram com os objetivos propostos.

Os conselhos de disciplina dos segundo e terceiro ciclos de português agradecem a cooperação/colaboração de todos os docentes envolvidos no acompanhamento das turmas e aos alunos pelo comportamento demonstrado.

As professoras

Anícia Freitas e Graça Costa

No dia 24 de janeiro de 2020, os alunos do 9ºF,realizaram uma visita de estudo à Casa-Museu Dr. Frederico de Freitas. Foram acompanhados pelas professoras Albertina Sá e Isabel Sengo. 

Os alunos interagiram ativamente, de forma ordeira e assertiva, com as orientadoras responsáveis pela visita guiada, quer colocando e respondendo a questões, quer solicitando informações sobre alguns detalhes relacionados com a descrição das obras de arte que iam observando ao longo da visita.

No passado dia 27 de novembro de 2019, pelas 9:30 horas, os alunos da turma A do oitavo ano entraram com muita alegria e motivação no autocarro em direção ao Funchal com o intuito de visita a Casa Museu Universo de Memórias. Este edifício encontra-se instalado numa casa de finais do século XIX, na Calçada do Pico, com as coleções do ex-Secretário Regional de Turismo e Cultura, João Carlos Abreu.

 Quando lá chegaram, foram encaminhados para o anfiteatro para serem auscultados acerca de algum vocabulário específico por duas simpáticas monitoras dos serviços educativos da Casa Museu. A turma foi dividida em dois grupos e a visita foi iniciada. A Casa Museu está dividida por salas, quartos, oratório e biblioteca. Assim, os alunos visitaram a Sala Vermelha, a Sala Roxa, Sala de Jantar, a Sala de Viagens, o Oratório, a Cozinha, a Sala dos Cavalos, a Sala das Jóias de Cena, o Quarto Verde, a Sala das Gravatas, a Saleta e a Biblioteca.

Em jeito de finalização, os alunos foram encaminhados, novamente, para o anfiteatro e foram questionados acerca do vocabulário que tinha sido abordado antes de se iniciar a visita. Nesse momento, os alunos demonstraram que estiveram muito atentos, pois todas as perguntas foram respondidas de forma correta e assertiva.

Antes de regressar à nossa escola, os alunos ainda tiveram tempo para lanchar num lugar que agrada a quase todos os adolescentes.

 

As professoras

Albertina Sá e Graça Costa

 
 
No dia 29 de novembro, a nossa turma, o 9º G, realizou uma visita de estudo às ilhas Desertas. Às 8.30 estávamos todos no cais prontos para embarcar no navio patrulha Tejo, onde fomos recebidos pela tripulação da Marinha. Explicaram-nos as regras de funcionamento do barco  e até nos ofereceram comprimidos para o enjoo! 
A viagem até às Desertas demorou cerca de duas horas e pelo caminho tivemos a sorte de ver golfinhos! Fundeamos ao largo da ilha e, com a ajuda de botes, fomos levados até terra, o que foi muito divertido, pois fez lembrar as praias em estado selvagem de outros tempos.
Aí, um dos vigilantes da natureza contou-nos um pouco da história das Desertas e mostrou-nos a flora e a fauna predominante na ilha, como a tarântula, as cabras, a freira do bugio, a alma negra, entre outros. Vimos também um pequeno "hospital" onde tratam as crias dos Lobos Marinhos! Aproveitamos ainda para dar uns valentes mergulhos, pois o dia estava excelente!
Pelas 14h, voltamos ao barco e a entrada nos botes na praia foi uma aventura, com quedas e "banhos imprevistos" à mistura! A viagem de regresso foi mais calma, pois quase todos dormimos! No entanto, tivemos ainda oportunidade de assistir a um simulacro de falta de energia no barco! Acordamos sobressaltados, mas o comandante já nos tinha avisado que fariam exercícios de treino ao longo do dia! Ufa!
Chegamos à nossa ilha sãos e salvos, cansados de um dia de diversão e de novas experiências!
 
Turma 9º G - 2019/2020

No dia vinte e nove de março a turma do oitavo C, realizou uma visita guiada ao Convento São Bernardino, acompanhados pelos docentes Pedro Cabrita e Nicolau Neves. No decorrer da visita, os alunos observaram, questionaram e ouviram histórias sobre o historial do convento, desde a sua fundação até à sua evolução dos dias de hoje. Todos (alunos e docentes), acompanharam o frade Nélio, percorrendo todos os espaços envolventes e subindo a torre onde puderam vislumbrar a paisagem magnífica que rodeia o convento. Observaram quadros em azulejos, que recontam alguns acontecimentos históricos relacionados com o convento. A visita teve o seu ponto máximo ao visitar a cozinha mais antiga de C.ª de Lobos, onde puderam observar a exposição de determinados equipamentos que a componham, relembrando aos mais novos que, apesar de não haver luz elétrica nos tempos mais remotos, conservavam alimentos durante várias semanas.

O grupo continuou a visita percorrendo o caminho mais antigo da cidade de C.ª de Lobos, o caminho São Bernardino, que termina junto a igreja de São Sebastião. Ao longo do percurso, os alunos revelaram-se curiosos e participativos com os guias, intervindo com questões pertinentes. Terminada a visita, notou-se que os alunos manifestavam algum cansaço, mas estavam muito alegres, lancharam e observaram pormenorizadamente a linda baía, tiveram oportunidade de ver os seus barcos com o peixe gata nos estendais a secar. Após tirarem vários selfies, o grupo dirigiu-se alegremente à escola. Foi uma visita muito enriquecedora para todos os participantes onde tiveram oportunidade de conhecer mais um monumento valioso e puderam desfrutar da beleza da nossa Terra.

A todos que proporcionaram esta visita de estudo aos nossos alunos, em especial ao Conselho Executivo e o frade Nélio o nosso muito Obrigado.

Os docentes

Nicolau Neves e Pedro Cabrita

As turmas F e G do 6º ano, nos dias 25 e 27 de fevereiro, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos.

A visita decorreu durante uma aula de Ciências Naturais, tendo os alunos tido oportunidade de aprender em contexto real conteúdos abordados na disciplina.

As enfermeiras Érica, Lucélia e Sisandra dinamizaram as sessões explicando aos alunos o funcionamento do Centro de Saúde. Alertaram para a importância do estilo de vida na manutenção da saúde, bem como, para a importância de ir às consultas de rotina e cumprimento do Programa Nacional de Vacinação.

Agradecemos a disponibilidade das profissionais de saúde envolvidas na preparação e dinamização desta atividade.

Clique aqui para visualizar as fotografias da atividade.

A docente

Cláudia Miguel

No dia oito de março a turma E do oitavo ano, fez uma visita guiada ao Museu e Jardim Monte Palace, acompanhados pelos docentes Nicolau Neves e Judite Fernandes. No decorrer da visita, os alunos observaram esculturas do continente Africano, uma coleção de minerais provenientes de todos os cantos do Mundo. Alguns deles estavam em nichos de modo a simular o ambiente de formação dos minerais nas profundezas da Terra.

No exterior um belíssimo jardim, com plantas de várias partes do Mundo, com caminhos sinuosos que contornavam a quinta. Podendo-se observar-se a existência de uma coleção única de azulejos, que narram acontecimentos da História de Portugal. Ao longo do percurso várias quedas de água, que escorriam por levadas típicas da Madeira, na qual afluíam em pequenos lagos, distribuídos ao longo do jardim, com peixes oriundos da ilha do fogo do Japão.

No decorrer desta visita de estudo os alunos revelaram-se curiosos e participativos com a guia, intervindo com questões pertinentes.

A todos que proporcionaram esta visita de estudo, em especial o Conselho Executivo o nosso muito Obrigado.

Os docentes: Nicolau Neves e Judite Fernandes.

Parceiros Institucionais