A EBECL participou na Feira Tecnológica 2019

No passado dia 3 de junho, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos participou na Feira Tecnológica 2019, organizada pelo Gabinete de Modernização de Tecnologias Educativas, com a apresentação de cinco projetos que foram trabalhados no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Esta feira teve lugar no Colégio de Santa Teresinha, no Funchal.

Na categoria de 2.º ciclo, o 2.º turno da turma F do 5.º ano participou com dois projetos “Piano EBECL” onde foi realizada a interdisciplinaridade de TIC com Música e Dança e o jogo “Apanha a Fruta”, através da interdisciplinaridade de TIC com Cidadania e Desenvolvimento. Ambos os projetos foram realizados em programação scratch e através do dispositivo makey makey. A turma foi representada pelos alunos Laura Pereira, Miguel Silva, Sara Faria e Paulo Nunes, com a orientação da docente Marlene Neves.

Na categoria de 3.º ciclo, foram apresentados os sites “Estilos de Vida Saudável” (https://osmeusprojetosa.wixsite.com/estilosvidasaudavel)  e “Stress na Desportiva” (https://osmeusprojetosb.wixsite.com/stressnadesportiva) realizados pelas turmas AB1 e AB2 do oitavo ano, respetivamente. Estes sites foram realizados através da interdisciplinaridade de TIC com português. A turma AB1 foi representada pelos alunos Bianca Silva, Lúcia Vitória Fernandes e Petra Silva e a turma AB2 foi representada pelos alunos Afonso Freitas, Jorge Figueira e Matilde Abreu, com a orientação da docente Lídia Henriques. 

Na categoria de secundário, foi apresentado uma maquete com um sistema de monitorização e controlo de uma habitação através do IoT (Internet of Things) e apresentado por seis alunos do 1.º ano do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão. Este projeto foi realizado através da interdisciplinaridade de Linguagens de Programação e Sistemas de Informação. Este projeto teve a orientação do docente Lúcio Elawar.

Nesta feira foram apresentados um total de 46 projetos e a nossa escola conseguiu o primeiro lugar na categoria de 2.º ciclo.

Agradecemos à Casa do Povo e ao Clube Desportivo do Estreito de Câmara de Lobos por ter facultado o transporte e a empresa “Madeirense Puro” por facultar as imagens do “Vilhoa” e do “Estepilha”.

Os docentes do Conselho de Disciplina de Informática

Lídia Henriques

Lúcio Elawar

Marlene Neves

Parceiros Institucionais