Visita de estudo ao Convento São Bernardino – Caminhos Reais - Cidade de C.ª de Lobos

No dia vinte e nove de março a turma do oitavo C, realizou uma visita guiada ao Convento São Bernardino, acompanhados pelos docentes Pedro Cabrita e Nicolau Neves. No decorrer da visita, os alunos observaram, questionaram e ouviram histórias sobre o historial do convento, desde a sua fundação até à sua evolução dos dias de hoje. Todos (alunos e docentes), acompanharam o frade Nélio, percorrendo todos os espaços envolventes e subindo a torre onde puderam vislumbrar a paisagem magnífica que rodeia o convento. Observaram quadros em azulejos, que recontam alguns acontecimentos históricos relacionados com o convento. A visita teve o seu ponto máximo ao visitar a cozinha mais antiga de C.ª de Lobos, onde puderam observar a exposição de determinados equipamentos que a componham, relembrando aos mais novos que, apesar de não haver luz elétrica nos tempos mais remotos, conservavam alimentos durante várias semanas.

O grupo continuou a visita percorrendo o caminho mais antigo da cidade de C.ª de Lobos, o caminho São Bernardino, que termina junto a igreja de São Sebastião. Ao longo do percurso, os alunos revelaram-se curiosos e participativos com os guias, intervindo com questões pertinentes. Terminada a visita, notou-se que os alunos manifestavam algum cansaço, mas estavam muito alegres, lancharam e observaram pormenorizadamente a linda baía, tiveram oportunidade de ver os seus barcos com o peixe gata nos estendais a secar. Após tirarem vários selfies, o grupo dirigiu-se alegremente à escola. Foi uma visita muito enriquecedora para todos os participantes onde tiveram oportunidade de conhecer mais um monumento valioso e puderam desfrutar da beleza da nossa Terra.

A todos que proporcionaram esta visita de estudo aos nossos alunos, em especial ao Conselho Executivo e o frade Nélio o nosso muito Obrigado.

Os docentes

Nicolau Neves e Pedro Cabrita

Parceiros Institucionais