Uma aventura de aprendizagens sobre Empreendedorismo
No âmbito do Programa Erasmus +, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos levou, de 21 a 24 de março, à cidade de Melcice-Lieskove, na Eslováquia, duas docentes e quatro alunos do 9.º ano para participarem num intercâmbio escolar inserido no projeto intitulado “Bringing life skills into the classroom” e subordinado ao tema “Empreendedorismo”. Os restantes parceiros deste projeto são: Szkola Podstawowa im Henryka Sienkiewicza (Polónia), ZS e MS Jana Smreka Melcice-Lieskove 377 (Eslováquia), Srednja Skola Bol (Croácia), Scoala Gimnaziala “Otilia Cazimir” Iasi (Roménia) e Okurcalar Berat Hayriye Comertoglu Ortaokulu (Turquia).
No primeiro dia deste intercâmbio, alunos e professores dos países parceiros foram recebidos na escola anfitriã ao som de música típica eslovaca tocada e cantada por estudantes eslovacos. Após esta receção, um grupo de alunos da escola eslovaca fez uma breve apresentação sobre o seu país e a sua escola e aqui teve lugar o primeiro desafio desta mobilidade que foi a realização de um Kahoot sobre a referida apresentação. Após este desafio, os professores da escola eslovaca iniciaram a introdução do tema deste intercâmbio – “Empreendedorismo”. Tendo como referência alguns empreendedores mundialmente conhecidos (Bill Gates, Steve Jobs, Elon Musk, Jeff Bezos,..) promoveram-se debates e a exploração de conceitos inerentes a este tema. Neste mesmo dia e na parte da tarde deslocamo-nos à cidade de Trenčin, onde tivemos o privilégio de através de uma visita guiada ficar a conhecer a parte histórica desta cidade, incluindo o majestoso castelo que fica no cimo de uma colina.
O segundo dia de intercâmbio iniciou-se com um workshop sobre a produção de vidro de forma artesanal, na cidade de Valaská Belá, ministrado pelo Sr. Peter Dolinaj, um empreendedor que mantém a produção artesanal de peças de vidro. A parte da tarde deste dia foi dedicado à visita guiada ao imponente e mais visitado castelo da Eslováquia – o Castelo de Bojnice.
O terceiro dia de intercâmbio foi passado na escola anfitriã e preenchido com atividades sobre empreendedorismo. Os alunos foram desafiados a ser pequenos empreendedores na abertura de um negócio sobre a produção e venda de sabonetes. Tiveram a oportunidade de simular de forma completa a abertura de um negócio. Partindo de um orçamento, “compraram” todos os materiais necessários e fizeram sabonetes de várias formas, cores e feitios. Posteriormente, foram desafiados a criar algo empreendedor que os levasse à venda eficaz do produto produzido. Criaram logotipos, slogans apelativos para divulgação do produto, embalagens e procederam ao empacotamento dos sabonetes.
No último dia deste intercâmbio, os alunos continuaram o trabalho do dia anterior. Debateram preços e ideias para obterem sucesso na venda dos sabonetes produzidos. Após este debate, montaram um mercado e os clientes alvo foram alunos das diferentes turmas da escola. Nesta atividade, foi eleita a equipa mais empreendedora e mais criativa.
A metodologia usada neste intercâmbio escolar, nos quatro dias de trabalho, foi baseada na integração de alunos e professores de todos os países e na realização de atividades com equipas mistas de países num ambiente positivo para todos e focado no tema “Empreendedorismo”.
Esta mobilidade/intercâmbio permitiu a alunos e professores melhorar as suas habilidades de linguagem, das TIC e a consciência cultural, bem como perceber a riqueza da diversidade e ampliar os conhecimentos sobre como ser um jovem empreendedor de sucesso.
A professora Coordenadora do Projeto
Sandra Oliveira
Professora Acompanhante
Iola Ferro