Terceira mobilidade de alunos – projeto “Protect Earth, Save Life!”

     

No âmbito do projeto “Protect Earth, Save Life”, a nossa escola foi a anfitriã do terceiro intercâmbio escolar inserido no projeto intitulado “Protect Earth, Save Life!”, entre os dias 20 e 26 de novembro. Estiveram na nossa escola dois professores e quatro alunos de cada uma das escolas parceiras, a saber: Istituto Omnicomprensivo San Marcello Pistoiese em Itália, Ies Maria Sarmiento em Espanha, Zakladni skola a Materska skola, Uherske Hradiste na República Checa e Základná škola, ČSA 22, Prešov na Eslováquia.

Tal como nas mobilidades anteriores, os alunos participantes no projeto ficaram hospedados em famílias de acolhimento, para vivenciar mais de perto a cultura e as tradições, por forma a compará-las com as dos seus países. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, que ajudaram na integração dos alunos de todos os países, sempre com o foco na ecologia e proteção ambiental, em especial a mobilidade sustentável. 

O primeiro dia de atividades teve início com o acolhimento dos participantes, pelo presidente do Conselho Executivo. De seguida, os alunos dos vários países parceiros efetuaram uma apresentação das suas escolas e sobre as medidas existentes nas suas cidades/países para promover a mobilidade sustentável. Durante a manhã, os alunos ainda realizaram um peddy-paper em grupos mistos, compostos pelos professores e alunos de cada um dos parceiros, para conhecerem a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, nomeadamente a sua principal atividade económica e as belas paisagens. Ainda neste dia, mas na parte da tarde, fomos recebidos na Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pelo seu presidente, Dr. Pedro Coelho, onde foi explana a política para os transportes públicos no concelho e, terminamos o dia com uma visita ao centro Histórico da cidade.

No segundo dia, a manhã iniciou-se com a realização do percurso recomendado (PR8) – Vereda da Ponta de São Lourenço, até à casa do Sardinha e, com o merecido mergulho no cais do Sardinha, uma experiência fantástica para os alunos e professores, que não estão habituados a temperaturas de verão, no mês de novembro. O dia terminou com o almoço e uma visita pela cidade de Sta. Cruz. 

O terceiro dia foi o mais direcionado para a temática da mobilidade. Na parte da manhã, fomos recebidos na empresa de transportes públicos “Horários do Funchal”, onde foram explanados diversos tópicos, como por exemplo, a renovação da frota, as ações que são desenvolvidas para atrair clientes para os transportes públicos, os projetos desenvolvidos e financiados por fundos europeus e por fim, efetuamos uma visita guiada às instalações da empresa. Durante a tarde, fomos recebidos pela Divisão de Mobilidade e Transito da Câmara Municipal do Funchal, onde nos explicaram algumas das medidas usadas na mobilidade urbana, ao nível da inovação, sustentabilidade e resiliência. Após esta apresentação, realizamos uma visita guiada pela cidade do Funchal, pare vermos in loco os diferentes aspetos que foram abordados na apresentação inicial. O dia terminou com a visita ao mercado dos Lavradores (mercado tradicional) para visualizarem alguns dos produtos locais. 

No quarto dia, realizou-se um tour pela ilha, parando em diversos locais que aproveitamos para explorar, nomeadamente o Pico do Arieiro, onde realizamos uma pequena caminhada até ao miradouro do ninho da Manta, onde todos ficaram atónitos com as magníficas paisagens, depois fomos em direção ao Ribeiro Frio, aí, fomos recebidos no Posto Aquícola e realizamos o Percurso Recomendado (PR11) – Vereda dos Balcões. Após a realização do percurso, fomos em direção à cidade de Santana, para almoçar e vermos as tradicionais casinhas de Santana. O dia foi tão cansativo, que após a paragem em Santana, todos quiseram regressar à escola e, demos o dia por terminado. 

No último dia, durante a parte da manhã, os alunos estiveram a construir o logótipo do projeto, com diversos materiais reutilizados e, na parte da tarde, efetuamos a última saída, desta vez até ao Cabo Girão. Esta mobilidade terminou com a entrega de certificados a todos os alunos e professores e, com um jantar organizado por todas as famílias de acolhimento, que permitiu um último convívio entre todos os intervenientes. 

Por fim, gostaria de agradecer a colaboração e o apoio prestado pelo Conselho Executivo, pela coordenadora Erasmus na escola, a professora Paula Araújo, a todos os funcionários responsáveis pela logística desta semana, em especial à D. Delta Ornelas e ao Sr. Agostinho Camacho, a todos os professores que mais diretamente trabalharam comigo na preparação e durante esta semana (Alda Ferreira, Ana Gabriela Silva, Carla Alves, Francisco Freitas, João Geraldes, Luís Pereira, Maria Del Carmen, Maria Sandra Vasconcelos, Patrícia Saraiva e Sílvio Cró) e em especial a todos os Encarregados de Educação, que abriram a porta das suas casas para receberem os alunos e proporcionar-lhes a vivência da cultura madeirense.

Clique aqui para aceder às fotografias.

O Coordenador do projeto, 

Miguel Ângelo Ribas Chicória

Pesquisa