Intercâmbio de alunos da EBECL a Uherské Hradiště, na República Checa

 

No âmbito do Programa Erasmus +, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos levou, de 16 a 20 de maio, a Uherské Hradiště, na República Checa, dois docentes e quatro alunas do 8.º ano para participarem no primeiro intercâmbio escolar inserido no projeto intitulado “Protect Earth, Save Life!”. Os restantes parceiros deste projeto são: Základná škola, ČSA 22, Prešov (Eslováquia), Ies Maria Sarmiento (Espanha) Istituto Omnicomprensivo San Marcello Pistoiese (Itália) e Základní škola a Materská skola, Uherské Hradiště (República Checa).

Pela primeira vez, um grupo de alunos participante no projeto Erasmus+ ficou hospedado em famílias de acolhimento, para vivenciar mais de perto a cultura e as tradições, por forma a compará-las com as nossas. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, que ajudaram na integração dos alunos de todos os países, sempre com o foco na ecologia e proteção ambiental.

O primeiro dia de atividades teve início com o acolhimento dos participantes, pela diretora da escola, numa cerimónia que contou com atuações de dança de alguns alunos que frequentam o jardim de infância, na escola. De seguida, os alunos dos vários países parceiros efetuaram uma apresentação das suas escolas e, realizou-se uma visita guiada pelas instalações da instituição organizadora. Ainda neste dia, mas na parte da tarde, fomos recebidos na Câmara Municipal de Uherské Hradiště, pelo seu vice-presidente e efetuamos uma visita guiada pelo centro da cidade.

No segundo dia, a manhã foi passada no Kovozoo, um interessante conceito de Jardim Zoológico, em que os animais são construídos a partir da reutilização do metal, que é enviado para a reciclagem. Depois do almoço, em que degustamos alguns dos pratos típicos da região, fomos ver a Basílica de Velehrad e continuamos a nossa visita para o Living Water Modrá, onde vimos esturjões com quatro bigodes, que são os melhores para fazer caviar.

O terceiro dia foi o mais calmo, passamos o dia no Rochus, que consiste numa área natural e histórico-cultural, onde aprendemos um pouco sobre a história do lugar, vimos construções a representar como se vivia em diferentes épocas, na região da Morávia, onde se localiza Uherské Hradiště. Durante o dia, foram realizadas oficinas de trabalhos manuais, em arame e cerâmica e, ao almoço provamos o “Gulaš” e à sobremesa um bolo chamado de “rozcuchanou nevěstu” (noiva desgrenhada). Por fim, realizamos uma caminhada até à capela Rochus.

No quarto dia, fomos até ao Zoo de Zlín, a maior cidade perto de Uherské Hradiště. Imediatamente após a chegada, todos os alunos foram divididos em equipas internacionais (os grupos foram sorteados durante a viagem de autocarro) e realizaram tarefas ao longo da manhã (Ver aqui). Todas as equipas tinham um elemento de cada nacionalidade, mas isso não impediu ninguém de aproveitar o dia ao máximo.  Algumas das tarefas também se concentraram em como o Zoológico de Zlín aborda a proteção ambiental. Na parte da tarde, visitamos a cidade de Zlín e aproveitamos para comprar lembranças.

No último dia, as atividades foram realizadas na escola. Mais uma vez o foco foi o tema da reciclagem. Durante toda a manhã criamos, a partir de materiais recicláveis (latas), o logótipo do nosso projeto. Além do logótipo, os alunos também fizeram verdadeiras obras de arte, com latas e com tinta spray. Depois do almoço, na sala de informática, relembramos toda a semana, através da visualização de algumas fotografias e jogamos um Kahoot, com questões sobre toda a mobilidade e sobre a proteção ambiental. Por fim, a semana foi encerrada pela diretora Marie Leitgebová, com a entrega dos certificados a alunos e professores.

Esta mobilidade possibilitou a aquisição e melhoria de um leque alargado de competências, nomeadamente ao nível das habilidades de linguagem, proteção ambiental, o contato com uma realidade cultural completamente diferente da nossa, nomeadamente ao nível dos hábitos alimentares e a vivência de experiências espetaculares que tanto as alunas como os professores dificilmente vão esquecer.

Clique aqui para aceder as fotografias.

 O Coordenador do projeto,

Miguel Chicória

Docente a acompanhar os alunos:

Sandra Vasconcelos

Pesquisa