O conselho de disciplina de físico‑química convida a comunidade educativa a visitar a IV Edição da Exposição de Candeeiros, uma iniciativa que reúne trabalhos criativos desenvolvidos pelos alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Físico‑Química.
A exposição decorrerá em duas fases:
- De 9 a 13 de fevereiro de 2026, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, no Pavilhão Zero (junto à Biblioteca). Esta fase é dirigida principalmente aos alunos, docentes e pessoal não docente, promovendo a reflexão e o envolvimento em contexto escolar.
- De 16 a 20 de fevereiro de 2026, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, aberta a toda a comunidade escolar e ao público em geral, reforçando a relação entre a escola e a comunidade local.
A exposição reúne candeeiros originais desenvolvidos pelos alunos, construídos com recurso à reutilização de materiais, valorizando práticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Trata‑se de uma atividade integrada em projetos interdisciplinares das cinco turmas de 9.º ano.
Ao longo do processo, os alunos aplicaram conhecimentos sobre eletricidade, circuitos elétricos, propriedades dos materiais e segurança elétrica, criando peças que evidenciam criatividade, rigor científico e sensibilidade ambiental.
Esta atividade visou aplicar conhecimentos científicos, estimular a criatividade e o pensamento crítico, promover a colaboração entre alunos e famílias, sensibilizar para a sustentabilidade, fomentar o interesse pela ciência e pela inovação.
A presença de todos será muito apreciada, contribuindo para valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos do 9.º ano. Esta exposição representa ainda o culminar de aprendizagens significativas, que merecem a atenção e o reconhecimento de toda a comunidade.
A delegada de disciplina
Maria João Martins





