Mobilidade Erasmus+ a Betanzos (Espanha)

 

No âmbito do Programa Erasmus+, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos levou, de 23 de fevereiro a 01 de março, a Betanzos (Espanha), 2 docentes e 6 alunos do 8.° ano para participarem numa mobilidade de grupo de alunos, na escola IES As Mariñas.  

Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, que facilitaram a nossa integração, junto dos alunos com os quais tivemos atividades letivas. No dia 24 fomos recebidos pela presidente e vice-presidente da escola, Sara Viqueira (professora de inglês), Carolina Fuentes (professora de eletricidade) e a professora de inglês, Amélia Huzum. De seguida, efetuamos uma apresentação para dar a conhecer a nossa ilha às pessoas presentes, nomeadamente, lugares históricos, gastronomia regional, entre outros e também apresentamos a nossa escola. Ainda durante a manhã do primeiro dia, os alunos conheceram toda a escola na companhia dos alunos espanhóis destacados para isso e tivemos a nossa primeira aula de Galego e, começamos a construir uma apresentação sobre a Região Autónoma da Madeira (RAM), como destino turístico, que viria a ser apresentada no último dia de mobilidade. 

No segundo dia, fizemos uma visita guiada pela cidade de Betanzos e participamos num workshop de decoração dos chapéus de Carnaval. Na parte da tarde, realizamos uma prova de orientação pela cidade de Betanzos, em grupo com alunos espanhóis (para isso, utilizamos uma aplicação específica.)  

No terceiro dia começamos com uma avaliação na disciplina de Galego e, depois fomos em direção ao Centro de Investigação de Tecnologias de Informação e Comunicação (CITIC), que é um departamento da Universidade da Corunha, onde realizamos atividades ligadas à robótica, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual. Na parte da tarde, aproveitamos para conhecer a cidade da Corunha. 

No quarto dia participamos numa aula de informativa, onde estivemos a construir um chaveiro, com um dos ícones de Betanzos (o globo de Betanzos – maior balão de ar aquecido feito de papel) e formos recebidos na Câmara Municipal. De volta à escola, continuamos a elaborar a apresentação sobre a RAM como destino turístico e, de seguida tivemos a última aula de Galego. Na parte da tarde, viajamos de comboio até Santiago de Compostela e aproveitamos para conhecer a cidade e comprar alguns souvenires. 

O último dia começou com a aula TIC, para a conclusão da apresentação sobre a RAM e, logo depois apresentamos o nosso trabalho, para um grupo de três turmas, em conjunto com os alunos espanhóis que colaboraram connosco na elaboração da apresentação. Após a apresentação houve um momento de perguntas e respostas e um pequeno lanche convívio entre nós, os professores que nos acompanharam, os alunos espanhóis que estiveram mais em contato connosco e os professores das disciplinas a que assistimos a aulas. Como o Carnaval é levado muito a sério na Galiza, as aulas terminaram mais cedo e ocorreram diversas atividades de Carnaval, como desfiles de máscaras e alguns jogos.  

Esta mobilidade possibilitou a aquisição e melhoria de um leque alargado de competências, nomeadamente a nível da língua Galega, robótica, inteligência artificial e ou competências digitais. O contato com outra realidade cultural e a vivência de experiências espetaculares que tanto os alunos como os professores dificilmente vão esquecer.  

Os professores acompanhantes: 

Miguel Ângelo Ribas Chicória

Merícia da Conceição de Vasconcelos Pita Oliveira

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok

Pesquisa

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de privacidade.

Ok