No passado dia 9 de novembro, realizou-se mais uma caminhada pela natureza. Desta feita, o percurso efetuado foi a Levada do Rei que fica situada em São Jorge, no concelho de Santana.
O dia começou cedinho e às 10h00, à entrada da levada, foi distribuído um panfleto com algumas curiosidades sobre a Floresta Laurissilva (origem, distribuição, importância e a nossa missão), plantas endémicas e espécies invasoras.
Esta caminhada foi uma experiência única, com paisagens fascinantes e trilhos que serpenteavam por cenários naturais incríveis.
A levada, que é um antigo canal de irrigação construído para conduzir a água das montanhas até as áreas agrícolas, esteve sempre presente ao longo de todo o trajeto manteve constantemente os participantes em contato direto com a natureza e a cultura madeirense. O trilho sempre acompanhado pelo curso de água da levada, o que cria um ambiente refrescante, com o som constante da água fluindo ao lado. Passamos por pequenas cascatas, e a vegetação ao redor é densa e vibrante, com árvores endêmicas que criam uma sombra agradável ao longo do percurso.
Ao finalizar a caminhada, o sentimento foi de realização e conexão com a natureza, já que aquela levada revela, de maneira única, o encanto selvagem e preservado da ilha.
Seguiu-se um belíssimo almoço, que também foi um dos pontos altos do dia, um cozido típico de Santana servido à maneira do panelo.
O dia foi muito bem passado, com paisagens deslumbrantes, em excelente companhia e com conversas muito agradáveis.
Fica a promessa para o mês de dezembro haver outra caminhada com iguarias à mistura.
Um agradecimento a todos os participantes e ao clube escola do Estreito de Câmara de Lobos.
Os responsáveis,
Graça Reis da Costa
Paulo Egídio Gomes Jardim