No dia 22 de março, a APCM (Associação de Paralisia Cerebral da Madeira) visitou a nossa escola com objetivo de dar a conhecer aos alunos das turmas do 7.°D e do 7.°E, a missão da associação e as atividades que oferece aos seus utentes.
Por sua vez, para aprofundar os conhecimentos sobre a Associação e relacionar com os conteúdos explorados em Cidadania e Desenvolvimento, foi entrevistada a Dr. Cristina, representante da APCM, e os utentes presentes. Um dos aspetos que mencionaram foi relativamente às acessibilidades, pois nem todos os locais que visitam são acessíveis a cadeira de rodas, sendo este um dos maiores desafios que enfrentam.
Os utentes da APCM, Sérgio e Sandra, contaram a história do Zé das Moscas através de uma plataforma adaptada para ambos, visto as suas dificuldades de fala. Por fim, quatro utentes da APCM e o professor de Educação Física da associação realizaram uma demostração do jogo paraolímpico do Boccia. Nós tivemos a oportunidade de jogar com os utentes.
Esta Ação de Sensibilização deu-nos a conhecer as dificuldades que os familiares das pessoas com paralisia cerebral enfrentam e as adaptações necessárias para que essas pessoas tenham mais facilidade em fazer atividades diárias. O mais importante é que permitiu conviver, brincar, passar bons momentos e criar memórias que ficarão na nossa mente para sempre.
Clique aqui, para visualizar o registo da atividade.
Alunos da turma do 7.ºD.