Projeto eTwinning – eSafety Comic Book

 

As turmas A, B e C do 7.º ano estão a participar no projeto eSafety Comic Book, proposto por uma escola da Chéquia, parceira da nossa escola num dos projetos Erasmus+ que terminou no final do ano letivo transato. No total, participam 10 escolas de 9 países: Chéquia (duas), Eslováquia, Espanha, França, Itália, Jordânia, Polónia, a nossa escola a representar Portugal e Turquia.

Tendo em consideração os objetivos do projeto, a equipa pedagógica destas turmas decidiu transformá-lo num projeto interdisciplinar, que envolve, neste momento, as seguintes disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Educação Tecnológica, Francês, Geografia, Inglês, Português e Tecnologia de Informação e Comunicação e a parceria do projeto Mindfulness.

Até esta interrupção letiva, os alunos já realizaram diversas atividades dentro do projeto, nomeadamente a elaboração de postais de Natal em Inglês e Francês, em que a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento também participou e, que foram enviados por correio para as outras escolas participantes, das quais já recebemos postais de Natal. Juntamente com os postais, também enviamos uma carta, em que apresentamos as principais tradições natalícias da região e referimos algumas das caraterísticas culturais do Estreito de Câmara de Lobos. Outras atividades incidiram na criação do logótipo do projeto, na disciplina de Educação Visual; criação de perguntas para um Kahoot sobre segurança na internet e cartazes sobre regras de etiqueta na internet, na disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação e realização de videochamada com a escola italiana, para os alunos da turma B jogarem com os alunos italianos, o Kahoot e responderam a um questionário sobre os seus hábitos na internet, na disciplina de Geografia.

Para o que resta do ano letivo, os alunos ainda terão de desenvolver as seguintes atividades:

  • Dia offline e desafios de bem-estar digital.
  • Livro de banda desenhada sobre segurança na internet.
  • Construção do logótipo vencedor da escola e o vencedor do projeto, com materiais reutilizados.

Para terminar, gostaria de agradecer a disponibilidade que os colegas da equipa pedagógica demonstraram para participar neste projeto.

O coordenador do projeto,

Miguel Chicória

Pesquisa