Projeto interdisciplinar “Os Direitos Humanos”

  As turmas do 9.ºA, B, C participaram ativamente na comemoração do “Dia Internacional dos Direitos Humanos” que se celebrou no passado dia 10 de dezembro.

Assim, na aula da disciplina de Português, a partir da leitura do texto expositivo “Desigualdade social”, de Orson Camargo, os alunos refletiram acerca das desigualdades existentes na nossa sociedade, dos direitos e dos deveres de todos os cidadãos e responderam a um questionário. Procederam à elaboração de faixas com frases e imagens alusivas ao tema.

Nas aulas de História, os alunos fizeram pesquisas de frases de autores/ pensadores que defenderam e/ou defendem os “Direitos Humanos”. Elaboraram marcadores com as frases e uma imagem ilustrativa. Foi montada uma exposição dos trabalhos das duas disciplinas.

Já na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nas turmas A e B, o tema foi abordado na perspetiva do trabalho infantil, ou seja, na violação dos Direitos Humanos, nomeadamente do direito à educação, proteção contra a exploração económica e direito ao descanso e ao lazer. O ponto de partida para o trabalho realizado na disciplina foi a visualização de três vídeos, que retratavam a história de vida de crianças que vivem noutras partes do mundo, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção dos Direitos das Crianças.  Após a visualização dos vídeos, os alunos refletiram sobre os direitos que estavam a ser negligenciados e realizaram apresentações orais com vista a denunciarem os problemas presentes em cada uma das histórias de vida, sendo posteriormente apresentados à turma. No caso da turma B, as apresentações orais foram gravadas e foi elaborado em vídeo que foi publicado na TV Escola.

No que diz respeito à turma C, no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, a turma leu e analisou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, observou dois vídeos didáticos alusivos à história e conquista dos mesmos e, por fim, elaborou um mural relativo ao tema, no quadro de giz que se encontra no átrio da entrada da escola.

Os professores

Albertina Sá

Lina Melo

Parceiros Institucionais