Semana das Línguas

Este ano, o departamento de línguas, dinamizou uma semana inteira de atividades. Assim, de 2 a 6 de março de 2020, a semana foi dedicada aos alunos da nossa escola, proporcionando-lhes atividades várias.

A semana iniciou-se com o dia de segunda-feira dedicado à educação especial. No turno da manhã, foi realizada uma sessão com a Dr.ª Maria José Camacho que abordou “A História da Educação Especial na RAM”. Já no turno da tarde, realizaram-se atividades didáticas dinamizadas pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas – “Leitura fácil” (turma do 5ºE – aluno com autismo). A terça-feira foi dedicada ao português e ao inglês do segundo ciclo. Desta forma, foi realizado um concurso de spelling, quiz e mímica, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. O concurso era composto por três componentes: soletração (cinco palavras para soletrar em português e cinco, em inglês; jogo de perguntas (dez questões por disciplina sobre língua e cultura) e mímica (cinco palavras para mimar em português e outras cinco, em inglês). Na quarta-feira, foi projetada música francesa nos intervalos, a cargo do conselho de disciplina de francês, contando com a colaboração da rádio escola. Neste dia, também realizou-se um lanche partilhado aberto a todos os professores da escola. Foi um momento de descontração, de convívio, de conversa e de interação muito agradável. Já a quinta-feira foi dedicada ao conselho de disciplina de inglês do terceiro ciclo. Foram realizadas sessões de cinema ao longo de todo o dia para as turmas do terceiro ciclo. Chegamos à sexta-feira. Dia dedicado ao português do terceiro ciclo. Este dia foi muito enriquecedor e dinâmico. Desta forma, no turno da manhã tivemos a presença da diretora regional dos museus e dos centros culturais da Madeira, professora Graça Alves, que abordou a importância da leitura e da escrita e procedeu à apresentação de algumas das suas obras. No turno da tarde, foi realizada a atividade “Ler, mostrar e contar” que contou com a presença da vice-presidente Cristina Freitas; das formadoras da ação de formação “Diferenciação pedagógica: um desafio a abraçar”, professoras Helena Camacho e Érika Barros; dois encarregados de educação da turma do oitavo B, Sr. Aurélio Pita (pai do aluno Henrique Pita) e Srª. Rita Ornelas (mãe da aluna Constança Baptista).

O departamento de línguas agradece aos docentes que se disponibilizaram para acompanhar as turmas às atividades, ao conselho executivo pela disponibilidade e atenção, aos vários convidados, ao professor Chico Freitas por ter animado o lanche e a todos os alunos. Um agradecimento especial aos alunos que se voluntariaram para participar nas atividades dinamizadas no “Dia do português”: Matilde Serrão, Margarida Sá (turma do nono B), Carlos Olim, Emanuel Ferraz (turma do oitavo B), Andreia Dinis e Andreia Campos (turma do oitavo D).

A Coordenadora do Departamento,

Graça Reis da Costa

 

Parceiros Institucionais