O jornalista veio à escola

   

O jornalista Filipe Gonçalves veio à Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos (EBECL) no  dia 10 de maio, no âmbito do projeto interdisciplinar Media (Educação para os Media), para uma “conversa” com os alunos das turmas E, F e G do oitavo ano.

Na sequência das diferentes atividades/pesquisas desenvolvidas pelos alunos relativas ao tema Media,  surgiu a necessidade de interagir com alguém que estivesse em contacto direto com as situações de comunicação e informação para responder às questões que foram surgindo.

O convite endereçado ao jornalista Filipe Gonçalves surgiu pelo facto do mesmo ter sido aluno desta escola e conhecer bem a comunidade.

A “Conversa com o jornalista” foi envolvente e dinâmica, numa constante interação com os alunos que, divididos em dois grupos (devido às contigências pandémicas), colocaram questões relacionadas com o jornalismo e, principalmente, com a importância da informação no contexto atual.

Por ter sido aluno da EBECL, o jornalista fez várias referências ao seu tempo de estudante e às oportunidades que experienciou, tendo sido surpreendido pelo professor Pedro Cabrita que recordou o facto do Filipe Gonçalves ter feito parte da formação do grupo de Teatro da escola, tendo-o agraciado com uma foto do grupo à época e uma cópia do diploma da participação da escola na terceira edição do Encontro Regional de Grupos de Teatro da Madeira (março de 1994).  

No final, os alunos deixaram pequenas mensagens escritas de agradecimento, colocando-as no “Pote da gratidão”. Filipe Gonçalves agradeceu o gesto e deixou aos jovens palavras de incentivo como: “Nunca desistir do que gostamos e queremos fazer, encarando e ultrapassando os desafios que irão surgir. Nunca desistir!”

O Projeto interdisciplinar proposto pela disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, teve o envolvimento de todo o conselho de turma com atividades desenvolvidas nas disciplinas de TIC, Teatro, Português, Inglês, Matemática, História e Ciências Naturais.

Docente Responsável

Maria Del Carmen Vilas Boas

Parceiros Institucionais