Casa Museu Frederico Freitas

No passado dia 6 de maio, Dia Nacional do Azulejo, a turma D, do sexto ano, acompanhada pelas professoras Marina Marques e Sónia Domingos, realizou uma visita de estudo à Casa-Museu Frederico de Freitas, no Funchal, no âmbito do seu projeto interdisciplinar.

Os alunos visitaram a Casa-Museu Frederico de Freitas, de proporções imponentes e chamativa cor avermelhada, uma presença marcante na íngreme Calçada de Santa Clara e um elemento de destaque no âmbito da arquitetura civil urbana da zona histórica da São Pedro e do centro do Funchal.

Na Casa dos Azulejos, os alunos, fizeram a visita guiada com o tema “Percursos entre tapetes de padrão” e tiveram a oportunidade de viajar no tempo, pelo mundo do azulejo. Do século XIII aos nossos dias, aborda o Oriente, especialmente a produção islâmica, passa pela Europa, através das peças medievais, de majólica, de um significativo conjunto de azulejaria holandesa e de um importante núcleo de fabrico nacional. A exposição inclui, para além das peças isoladas e fragmentos resguardados em vitrinas, uma enorme variedade de painéis que se distribuem ao longo de quatro pisos, numa lógica cronológica e de origem.

No final da visita, o Serviço Educativo da Casa-Museu Frederico de Freitas, aproveitando o potencial do Museu como veículo de Educação para incentivar o respeito e a salvaguarda do património, preparou para os alunos atividades que visaram estimular vivências e aprendizagens diversas e promover a troca de experiências e de saberes.

Esta visita de estudo permitiu aos alunos não só conhecerem, de forma participativa o património etnográfico, cultural e patrimonial regional, mas também assinalar o dia 06 de maio, o Dia Nacional do Azulejo, proporcionando uma ocasião de evocação da sua proteção e preservação, reconhecendo esta tradição nacional, projetando a sua importância.

Veja alguns registos da visita:

Visita de estudo à Casa-Museu Frederico de Freitas.

Publicação feita na página do Facebook da Casa-Museu Frederico de Freitas

Um agradecimento especial à SER que disponibilizou o transporte e a todos os que contribuíram para o sucesso desta atividade.

As professoras,

Marina Isabel Pais Martinho Marques

Sónia Patrícia Canha Domingos

Pesquisa