Comemoração "Semana da Leitura"

 

Na semana de 8 a 12 de março de 2021, comemorou-se na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos a “Semana da Leitura” que se associou ao mote lançado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) Ler+. Foi uma semana de celebração da leitura, do livro e do leitor com atividades diversificadas e bem interessantes.

 

No âmbito do projeto interdisciplinar “A ler e a escrever é que a gente se entende”, a professora que leciona a disciplina de Português promoveu a dinamização desta semana tão recheada de bons momentos. Assim, os alunos das turmas A, B e C do nono ano foram os grandes intervenientes desta festa da leitura. A segunda-feira arrancou com a leitura do poema “Ler é sonhar acordado”, de Lourdes Custódio, nas três turmas. Na turma A, a responsável pela leitura foi a aluna Luísa Pinto e a leitura foi realizada na aula de Ciências Naturais; na turma B, o aluno responsável foi o Nuno Fernandes e a leitura foi feita na aula de Inglês, e, na turma C, a aluna Daniela Jesus procedeu à leitura na aula de História. Já na terça-feira, foi lido o poema “Viajar pela leitura”, da Clarice Pacheco, pelos alunos Leandro Correia, da turma A, na aula de Cidadania e Desenvolvimento; o poema “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, foi lido na aula de Português pelo aluno Tiago Santos; a aluna Diana Faria, da turma B, fez a leitura na aula de Português e a aluna Beatriz Graça, da turma C, procedeu à leitura na aula de Geografia. A meio da semana, na quarta-feira, os alunos Laura Sá, da turma A, na aula de História, o aluno Afonso Camacho, da turma B, na aula de Geografia, e a aluna Laura Silva, da turma C, na aula de Português, procederam à leitura do poema “O prazer de ler”, de Eliseu Alves. Na quinta-feira, os alunos Pedro Rodrigues, da turma A, na aula de Geografia, Carlos Olim, da turma B, na aula de História, e Nivalda Pestana, da turma C, na aula de Matemática, procederam à leitura do poema “Já fingi não dar importância”, de Clarice Lispector. A semana passou muito rápido e chegamos à sexta-feira, dia de ler o poema “Livros”, de Rosarinho. Desta forma, a responsabilidade da leitura ficou a cargo das alunas Tatiana Teles, da turma A; Valéria Abreu, da turma B, e Nádia Pereira, da turma C.

 

Os professores de algumas disciplinas também comemoraram a “Semana da Leitura” com a leitura de alguns poemas nas suas aulas. Assim, na aula de Português, foram lidos os poemas “Valor das palavras”, de Almada Negreiros; “Quatro lugares comuns sobre várias artes poéticas”, de Alexandre O’ Neil; “Escrever”, de Irene Lisboa, e “Ser Estudante”, de Irá Rodrigues. Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, foi lido o poema “Poema em linha reta”, de Álvaro de Campos, pela professora Lina Melo. Já na aula de Português, a professora especializada na Educação Especial, Cristina Vares, também deu o seu contributo e leu o poema “Amizade”, de Fernando Pessoa, à turma A.

 

Os alunos leram e gravaram as leituras que fizeram, selecionando textos à sua escolha, outros criados pelos próprios ou de outros autores.

 

Para terminar a semana em beleza, alguns encarregados de educação dos alunos da turma B do nono ano também foram convidados a participar nesta atividade e procederam às gravações das suas leituras, orientados pelos seus educandos, sob as diretrizes da professora da disciplina de Português.

 

É sempre tão bom ler, descobrir novos mundos, outras palavras, outras paisagens, outros cheiros, novas personagens, outras culturas, outras tradições. Leiam, mesmo que seja apenas uma página por dia, um capítulo por semana, um livro por mês.

 

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos alunos.

Clique aqui para aceder ao vídeo com as leituras dos encarregados de educação.

 

A professora,

Graça Costa

 

Imagem de Pexels.com

Parceiros Institucionais