Projeto interdisciplinar “Nós e o Natal”

O Natal tem uma magia inexplicável, não só por ser a festividade mais comemorada em todo o mundo, mas também por ser a fase onde se fala mais de união, solidariedade, harmonia e partilha. É uma época onde se procura estreitar mais os laços afetivos, onde há mais cooperação e colaboração.

Os alunos das turmas A, B, C do nono ano também não quiseram deixar passar despercebida esta quadra tão especial e meteram mãos à obra. Foi preenchido o projeto interdisciplinar onde participaram as disciplinas de cidadania e desenvolvimento, educação visual e português.

Na primeira fase deste projeto, os alunos recolheram cartão e trouxeram-no para a escola. Alguns encarregados de educação também participaram na recolha e colaboraram no transporte do respetivo material para a escola.

Depois, foi a altura de selecionar as figuras que seriam trabalhadas pelos nossos alunos. Passou-se, logo de seguida, ao desenho das figuras natalícias no cartão, sob a orientação do professor Luís Pereira e com a colaboração do professor Luís Romão de português do segundo ciclo, que deu o seu contributo, pois ajudou a desenhar algumas dessas imagens.

Os alunos começaram a pintar todas as figuras e fizeram um trabalho estupendo. Dedicaram-se, empenharam-se, colaboraram e cooperaram uns com os outros e com os professores. Os docentes Graça Costa e Luís Pereira similarmente colaboraram, pois ajudaram recortar as figuras e a pintá-las, orientando sempre os seus alunos. Também foi necessário colocar um suporte para que as imagens se aguentassem de pé. Então, os docentes Luís Pereira, Graça Costa e Miguel Chicória, juntamente com os alunos, mediram, cortaram e colaram o suporte e as figuras conseguiram ficar de pé hirtas e serenas.

Quando as figuras ficaram prontas, os alunos passaram à elaboração de mensagens alusivas ao Natal durante a aula de português e foram colá-las às figuras que tinham criado. As imagens, com as respetivas mensagens, foram espalhadas pelos quatro pavilhões da nossa escola, mas concentraram-se mais no pavilhão zero, onde foi montada uma espécie de “aldeia de Natal”.

Com o intuito de desejar um feliz Natal a todos os fregueses do Estreito de Câmara de Lobos, os delegados das turmas A, B, C, como representantes das três turmas, deslocaram-se à Junta de Freguesia local, acompanhados pelos docentes Graça Costa e Luís Pereira, e ofereceram uma das figuras natalícias com as respetivas mensagens elaboradas por todos os alunos.

Os professores pertencentes a estes conselhos de turma também elaboraram as suas mensagens e as mesmas foram coladas numa dessas imagens natalícias.

Em jeito de conclusão, os docentes envolvidos neste projeto agradecem a colaboração do conselho executivo, dos colegas do conselho de turma e do professor Luís Romão. Fazem um agradecimento especial a todos os alunos das três turmas implicadas neste projeto, pois o empenho, a dedicação e o interesse demonstrados foram louváveis. Um bem-haja a todos.

Que neste Natal os vossos corações sejam invadidos por bons sentimentos e desfrutem de todos os momentos com muita paz, harmonia, amor, amizade, gratidão, reflexão, tranquilidade e serenidade. Feliz 2021.

Clique aqui para aceder as fotografias.

 

Os professores

Graça Costa

Luís Pereira

Miguel Chicória

Parceiros Institucionais