Semana das Línguas

 

Entre os dias 24 e 28 de maio de 2021, o Departamento de Línguas promoveu uma atividade muito envolvente, a “Semana das Línguas”.

Todos os conselhos de disciplina que integram o referido departamento dinamizaram as suas atividades com esmero e dedicação e o balanço final é muito bom.

A semana iniciou-se no dia 24 de maio e o dia foi dedicado à Educação Especial. Assim, no turno da manhã, foi convidado o fisioterapeuta Vítor Nazário que discursou um pouco sobre o seu trabalho e sensibilizou os alunos para o respeito a ter para com aqueles que apresentam diferenças. Já no turno da tarde, foram projetados vídeos sobre a inclusão.

O segundo dia ficou a cargo da disciplina de Português do segundo ciclo. Neste dia, foram dinamizadas duas oficinas de teatro, uma no turno da manhã para a turma do 5.ºD e outra no turno da tarde para a turma do 6.ºD.

Já no dia 26 de maio, a disciplina de Português do terceiro ciclo entrou em ação e promoveu algumas atividades. Assim, foram organizadas três sessões de cinema para as turmas 7.ºB, 7.ºC, 7.ºG (no turno da manhã), 8.ºC e 8.ºD (no turno da tarde). Ainda no turno da manhã, a professora Andreia Baptista, técnica da Câmara Municipal do Funchal, veio à nossa escola dinamizar a atividade “Vamos contar uma história” para a turma do 9.ºD. Foram difundidos na rádio escola poemas musicados e a declamação de poemas pelos alunos da turma 9.ºB. A turma do 9.ºA também declamou o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, no átrio entre os pavilhões 0 e 1, no intervalo das 11h15 às 11h30. Também foi colocada a “Passadeira da poesia” desde a entrada do portão principal até às entradas dos pavilhões 0 e 1. Ao longo da semana esteve patente a exposição “Autor do trimestre” levada a cabo por todos os alunos das turmas do 7.º e do 8.º anos.

O dia 27 de maio ficou a cargo da disciplina de Francês. Neste dia, foi projetada música francesa nos intervalos e foi montada uma exposição subordinada ao tema “Defesa do meio ambiente” que ficou patente ao longo de toda a semana. As turmas intervenientes foram todas as de 9.º ano e ainda uma aluna da turma do 8.ºB.

Chegou o último dia que foi dedicado à disciplina de Inglês do segundo ciclo. Assim, foi feita a exposição/projeção de atividades elaboradas pelos alunos no Projeto “Plano de Ação de Inglês” (nos dois tempos destinados a desenvolver competências da oralidade): exposição de trabalhos ilustrativos de algumas expressões idiomáticas em inglês, no placar à entrada da biblioteca e a leitura em voz alta de duas short stories trabalhadas com os alunos com suporte de imagem (projeção na biblioteca). É de referir que a preparação das atividades com os alunos foi feita no ensino à distância.

O conselho de disciplina de Inglês do terceiro ciclo organizou sessões de “Cinema como fonte de cultura e meio transmissor de conhecimentos” durante todos os dias da semana e envolveu todas as turmas de 7.º, 8.º e 9.º anos nesta atividade. No sétimo ano, foi apresentado o filme Gifted, o qual aborda a temática das crianças sobredotadas e as dificuldades que as mesmas sentem a nível familiar e social; no oitavo ano foi apresentado o filme Trust: perigo online, sobre a segurança na Internet, e no nono ano o filme The pursuit of happyness, sobre o desemprego e o empreendedorismo. De um modo geral os alunos gostaram das escolhas e apreciaram a atividade. De referir que alguns dos filmes projetados foram gentilmente cedidos pela equipa Educamedia.

A “Semana das Línguas” chegou ao final, mas fica a promessa de voltarmos no próximo ano letivo com mais atividades.

Um agradecimento a todos os que tornaram possível a realização de mais esta semana recheada de atividades.

A Coordenadora do Departamento de Línguas

Prof.ª Graça Costa

 

Parceiros Institucionais