Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância foram dinamizadas na nossa escola várias atividades para alertar os alunos da importância desta temática, que infelizmente ainda está presente nos nossos dias.

Este ano foram realizadas várias atividades em parceria com as várias entidades da comunidade educativa do Concelho de Câmara de Lobos.

O mês começou com uma ação de sensibilização promovida pela PSP de Câmara de Lobos/Escola Segura, intitulada “A Violência no Namoro” dirigida aos alunos de 9.º ano. Também foi desenvolvida uma ação de sensibilização com a mesma temática junto de algumas turmas do 3.º ciclo, dinamizada pela Dr.ª Elisa Fonseca da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Demos início à Semana AZUL, com atividades em parceria com a Escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos, colocando laços azuis, decorados pelos alunos e encarregados de educação, ao longo da vedação das duas escolas para o lado exterior. Foi colocado um grande laço azul na faixada da nossa escola, feito pelas assistentes operacionais e o conselho executivo com a colaboração da coordenadora do departamento de expressões, docente Sónia Silva, e uma faixa na parte frontal com a indicação “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”. A presença de dois bonecos de trapos para apresentar o mês, de forma positiva criados pelas assistentes operacionais, com a coordenação da D. Delta e a docente Cristina Rosário da educação especial.

Visitaram as instalações da rádio escola, duas turmas do 3.º ano e duas do 4.º ano, acompanhadas pelos respetivos docentes para gravar frases elaboradas por estes discentes e escolher uma música. Tiveram oportunidade de participar numa emissão em direto da rádio ELobos.

Este ano formámos um laço humano, em parceria com a Escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos. Participaram mais de 300 crianças de todos os anos escolares da escola EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos, vestindo um t-shirt branca, em conjunto com os nossos alunos de 9.º ano de escolaridade, usando uma t-shirt de cor azul.  A formação do laço foi acompanhada ao som de várias músicas e no final foram batidas palmas durante um minuto em homenagem a todas as vítimas. De seguida, fizemos uma caminhada em harmonia pelas ruas circundantes às duas escolas, em que os alunos do 9.º ano deram as mãos aos alunos do 1.º ciclo com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta temática, as suas consequências, como agir para prevenir e sinalizar, como praticar uma parentalidade positiva e ainda consciencializar para os direitos e deveres das crianças. 

Os alunos do clube rádio escola ELobos selecionaram músicas e frases para transmitir durante os intervalos da Semana Azul e a TV Escola colocou o filme “On the Way to school” alertando os alunos para os seus direitos e deveres.

No dia 29 de abril decorreu uma Conferência na sala de sessões intitulada “Azul Mudo – com um gesto ajudamos!” tendo como moderadora a Dr.ª Gabriela Freitas (EB1/Pré do Estreito de Câmara de Lobos) e as seguintes convidadas: Dr.ª Sofia Henriques (autora do livro Cestinha Cintilante); Dr.ª Alice Silva (CPCJ); Dr.ª Maria do Céu (Segurança Social do Estreito) direcionada aos encarregados de educação e alguns alunos da escola.

No dia 30 de abril, a escola também participou na elaboração do laço humano na Praça da Autonomia dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Câmara de Lobos com alunos de várias turmas. O grupo de teatro apresentou a peça “Que queres no namoro?” na Casa da Cultura de Câmara de Lobos. Neste mesmo dia, a escola foi representada por dois alunos vencedores do Concurso de Poesia, que declaram os seus poemas e receberam os respetivos prémios.

Clique aqui,para visualizar as fotografias.

Clique aqui, para visualizar o vídeo.

Assim, finalizámos mais um MÊS AZUL, e “Serei o que me deres… que seja AMOR”.

A equipa multidisciplinar

Sofia Camacho; Fátima Costa; Goreti Freitas

Parceiros Institucionais