Semana da prevenção dos maus-tratos na infância na nossa escola

O mês de abril é assinalado como o “Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” e, na nossa escola, foi dedicada toda uma semana a esta efeméride. Assim, de 23 a 30 de abril, foram dinamizadas diversas atividades com o intuito de chamar a atenção, sensibilizar e alertar para a prevenção dos maus tratos que, infelizmente, muitas crianças estão sujeitas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracterizam-se como “abusos ou maus-tratos às crianças, todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.

Alguns conselhos de disciplina do departamento de línguas associaram-se a esta iniciativa levada a cabo pela nossa escola. O conselho de disciplina de português do terceiro ciclo projetou o filme “A turma”  ("Entre les Murs"), filme de Laurent Cantet, em cinco sessões de cinema. Assim, esta atividade foi dirigida aos alunos das turmas 7.ºABC1,2 e 3 e também às turmas do 8.º F e 9.º G. Os alunos demonstraram muito interesse, visto tratar-se do retrato de uma turma problemática durante o ano letivo. Este filme possibilitou aos alunos estabelecerem comparação com a sua turma, com o seu dia a dia na nossa escola, com os colegas e com os professores. Também foram elaborados cartazes pelos alunos da turma ABC2 do sétimo ano, tendo como intuito contribuir para a prevenção dos maus tratos das crianças. O conselho de disciplina de inglês do segundo ciclo deu o seu contributo com a criação, em inglês,  de uma frase de sensibilização para esta problemática, com a orientação dos respetivos professores (foi eleita uma frase representativa de cada turma do segundo ciclo). Depois de as referidas frases serem registadas em fitas de cetim azuis, foram penduradas numa árvore, na entrada da nossa escola. Sublinhe-se que, antes da realização desta atividade, foi explicada aos alunos a origem desta iniciativa internacional. Foi um momento deveras gratificante. O conselho de disciplina de inglês do terceiro também cooperou com a sua participação na formação do laço  azul e na respetiva caminhada organizada pela nossa escola e com a promoção de debate/discussão com os alunos sobre o tema e acerca das frases por eles criadas. Já no conselho de disciplina de francês do terceiro ciclo, os alunos do nono ano escreveram uma frase/palavra alusiva à temática. O grupo da educação especial dinamizou, com os alunos que beneficiam de apoio direto, a decoração de laços a fim de serem afixados na vedação exterior da escola. Foi também criada, no quadro preto da escola, uma atividade intitulada "Mãos em Socorro", na qual foi utilizada a língua gestual portuguesa para "traduzir" algumas palavras alusivas à esta situação. Participou também em outras atividades dinamizadas na escola ao longo desta semana.

É bom todos termos assente que os maus-tratos constituem graves problemas para o desenvolvimento das crianças, provocando consequências ao longo da sua vida, como a depressão, a agressividade, o uso de drogas, vários problemas de saúde e a infelicidade. Mesmo que os maus tratos já tenham terminado, estes problemas podem ocorrer anos depois.

Vamos ficar todos em alerta e denunciar quando tivermos conhecimento de algum caso, de alguma situação de maus tratos às crianças.

Pel’ O Departamento de Línguas

Graça Costa

Parceiros Institucionais