“A Cidade Ideal”

As turmas A, B, C, D, E e F do 6.º ano participaram na construção “A Cidade Ideal”, desenvolvida na plataforma Minecraft Education, no âmbito do Projeto Interdisciplinar 2, de cada turma. Esta iniciativa teve como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque o número 11 “Cidades e comunidades sustentáveis”, e desafiou os alunos a imaginar, a planear e a construir cidades inclusivas, resilientes e ambientalmente responsáveis.

O projeto integrou os domínios da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Sexualidade (diversidade, direitos, saúde sexual e reprodutiva), Literacia financeira e educação para o consumo e Instituições e participação democrática. A construção das cidades contou com o contributo das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português, Teatro, Educação Moral Religiosa e Católica, Educação Visual, Educação Tecnológica, Matemática, Educação Física, Ciências Naturais, Mindfulness e TIC.

Ao longo da atividade, os alunos criaram diversas infraestruturas para as suas cidades, como escolas, hospitais, bancos, espaços culturais, zonas desportivas, jardins sustentáveis, galerias de arte e até a bandeira representativa da sua visão de comunidade ideal. Este trabalho promoveu a criatividade, o trabalho colaborativo, a consciência cívica e a literacia digital.

Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos por este excelente exemplo de aprendizagem ativa, interdisciplinaridade e compromisso com um futuro mais sustentável!

Ver projetos: 6A; 6B; 6C; 6D; 6E e 6F

A docente responsável,

Ana Filipa Correia Gaudêncio

Clubes e Projetos
2024/2025

Projetos
das Turmas

Provas
2024/2025

Documentação Geral

Ano MAIS 2.5MobilizarAcreditarInspirarSimplificar

Educação Inclusiva

Erasmus+

Revista "O Baguinho"

Clube Escola do Estreito

Coronavírus - Recomendações

Lobos Voluntários

SOS Aluno

Eco-Escolas

Ementa Escolar

Desporto Escolar

Manuais Escolares 2024/25

Rádio Lobos

Perdidos e Achados

Lista de Material EV e ET 2024/25

Pesquisa